4-3-1-2: MANO AMEAÇA ESCALAR O BRASIL COM TRÊS VOLANTES

08/06/2012 22:49

 

Em reportagem do globoesporte.com, publicada hoje, confesso não ter recebido uma boa notícia. Mano Menezes, incorporando Celso Roth (Joel Santana também cabe), demonstrou a intenção de escalar a Seleção num 4-3-1-2, ou até mesmo num 4-3-2-1, se Neymar for meia com Oscar. Tentei esboçar o ferrolho de Mano, fazendo seu desenho tático com três volantes. Vale a pena conferir o painel tático e posteriormente a reportagem:

 

 

GloboEsporte.com: Reportagem do dia 08/06/2012

 

 

Mano confirma Rafael na lateral e pode perder Rômulo por lesão

 

 

Caso seja vetado, volante daria lugar a Casemiro, que ainda é opção do treinador para reforçar o meio de campo na vaga de atacante

 

 

"O técnico Mano Menezes confirmou nesta sexta-feira, em Nova Jersey, a entrada de Rafael, do Manchester United, na lateral direita na vaga de Danilo, do Porto. Além disso, o comandante da Seleção Brasileira revelou que pode usar Casemiro na vaga de um atacante caso Thiago Silva seja vetado por causa de um problema no joelho direito.

Para piorar a situação, além do problema do zagueiro, Mano ganhou uma nova dor de cabeça. No treino desta sexta-feira, o volante Rômulo, do Vasco, sentiu um problema muscular e pode sequer entrar em campo neste sábado.

- O Thiago Silva teve uma recuperação boa, mas, se estiver confiante, vai para o jogo. Vamos esperar. O Rômulo sentiu um problema e também vamos aguardar. Sobre o Casemiro, foi uma prevenção colocá-lo no time, porque o nosso adversário em um determinado momento da outra partida encerrou com dois atacantes enfiados por dentro (como centroavantes). Foram os casos do Agüero e do Higuaín. Vamos decidir se usaremos essa formação de início ou não – explicou Mano Menezes.

Mesmo com a possibilidade de atuar com uma equipe tão jovem, principalmente caso Thiago Silva não possa ser escalado, Mano afirmou que a equipe brasileira mostrará personalidade no duelo deste sábado.

- Não tenho dúvida de que terão personalidade para jogar. O problema que podemos vir a ter em um jogo como este não está depositado nesse quesito. Com um time jovem, você pode querer fazer coisas que não são tão necessárias como se acha. Na juventude, você tem menos receio – explicou.

Mano afirmou ainda que não vê a Argentina tão pronta quanto a Seleção Brasileira. Na opinião do treinador, mesmo acreditando no potencial do time canarinho, a idade pode ser um diferencial.

- A Argentina não está tão pronta assim. A idade até pode ser um diferencial, mas mesmo assim temos jogadores jovens que já passaram por várias situações. O jogo passado nos ensinou coisas importantes. Este jogo de sábado será diferente. No jogo passado, demos uma relaxada – analisou o comandante da Seleção Brasileira".

 

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/06/mano-confirma-rafael-na-lateral-e-pode-perder-romulo-por-lesao.html

 

 

Vou deixar minha opinião e aguardar a de vocês. Não tenho qualquer dúvida de que essa escolha está equivocada. Se o plano é retirar os espaços de Messi, sabemos que a solução são duas linhas de quatro compactas com total dedicação aos preceitos defensivos. Assim, Mano poderia escalar Sandro e mais um volante, dois meias abertos, Neymar de meia atacante e um centroavante. Esse 4-3-1-2 (ou 4-3-2-1) somente vai ceifar o Brasil de usar a qualidade técnica de seus atletas, os afastando da intermediária do adversário, assim como vai trazer Messi e seus companheiros para seu campo de defesa.

É assim que Mano quer ser protagonista? Ontem, no jogo entre Botafogo e Cruzeiro, no Engenhão, Celso Roth escalou um trio de volantes. Para montar seu ferrolho, colocou três cabeças de área, Souza na “criação”, sacrificou Montillo de segundo atacante e deixou o centroavante isolado. O Cruzeiro não conseguia ser incisivo, muito menos perigoso, não possuindo quase nenhum volume de jogo ofensivo. Quando tomou o segundo gol, faltando apenas poucos minutos para o encerramento da partida, decidiu deixar de ser covarde e colocou seu time para frente. Montillo voltou a ser meia, pensando o jogo na faixa de campo em que sabe jogar, também tendo mais apoio na criação das jogadas. Com atacantes centralizados e abertos, o time da Toca conseguiu fazer três gols no Botafogo e vencer a partida.

Não consigo admitir a Seleção Brasileira jogando fechada e com receio de adversário, seja ele qual for. Nosso célebre treinador, fala, ao mesmo tempo, que a Argentina não está tão pronta e que agora vai ser diferente. Mas, na verdade, Mano está morrendo de medo de levar um sacode, já ventilando a hipótese covarde e infeliz, no plano tático, de colocar a Seleção com três volantes. Sinceramente, espero que ele opte pelo 4-2-3-1, mantendo o padrão tático e tentando o adequar ao desenho argentino. Deixe sua opinião: você acha que Mano deve escalar o Brasil com três volantes ou manter o 4-2-3-1? Estou te aguardando! Abraço!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: 4-3-1-2: MANO AMEAÇA ESCALAR O BRASIL COM TRÊS VOLANTES

Mano retranca total... me irrita!

Juninho Esterce | 09/06/2012

E aí mlq! Eu não gosto da seleção, não gosto de assistir a seleção, mas qndo não tem nada pra ver, fazer o q... enfim, o Mano sempre foi retranqueiro, mesmo na época de Corinthians. O cara tem Lucas no banco e não coloca o menino; não entendo. A Argentina sabe como postar seus jogadores, e os melhores, só não tem tanta técnica qnto os brasileiros na individualidade, o que conta positivamente pra nossa seleção. E isso de Neymar reencontrando o Messi eu acho nada a ver... as seleções num se resumem somente a eles não, muito menos o Barcelona, que mantém os resultados sem o argentino. O Santos tudo bem, sem o garoto fica mais fraco mesmo, mas na seleção é diferente.

Re:Mano retranca total... me irrita!

Victor Lamha de Oliveira | 09/06/2012

Fala Júnior! Também acho essa comparação do Messi com o Neymar rídicula e totalmente sem propósito! Mano sempre foi retranqueiro, assim como nunca foi um grande treinador! Abraço!

Sempre foi retranqueiro

Maurício | 09/06/2012

Blz Victor, recebi sua msg no face, to quase congelando aqui mesmo, e ae ta frio tbm?

Bom falando mais sobre a nossa seleção e esse esquema novo que Mano vai jogar eu não gosto muito não, acho que tinha que deixar o 4-2-3-1, com esse esquema vai chamar os hermanos pra cima. Brasil é Brasil não é seleção pequena que tem q jogar só nos contra ataque.

Mas se o Romulo não joga quem entra no lugar dele?

Abraço.

Re:Sempre foi retranqueiro

Victor Lamha de Oliveira | 09/06/2012

Fala gaúcho! Aqui também está muito frio, mas tenho certeza que no Sul está mais...rs! Vou ter que concordar contigo, assim como concordei com o Danilo: Brasil é Brasil! Eles que se fechem! Casemiro deve substituir Rômulo! Abraço!

Mais um Técnico medroso??

Danilo Costa | 09/06/2012

Fala Victor, tudo bem?
Belo assunto a ser abordado!! A seleção brasileira perder para a seleção argentina nesse exato momento é mais q normal... pq não deixar o time como está e ver no q da!! Tirar um pouco da responsabilidade das costas dos mlks, e ver o q realmente eles podem fazer contra um adversário mais forte?? Jogar de uma maneira q não vem jogando... só pra ver se arruma um empatezinho??
Mais uma vez o 4-3-1-2 deturpado, a ideia é jogar com 3 meias nesse esquema e não jogar com 3 volantes (na minha humilde opinião)!!
Só acho uma coisa se jogar na retranca a chance de ferro vai ser maior!!
Abraço

Re:Mais um Técnico medroso??

Maurício | 09/06/2012

Esqueci Victor, vai ter posts da EURO?

Re:Re:Mais um Técnico medroso??

Victor Lamha de Oliveira | 09/06/2012

Maurício, alguns jogos vou fazer...rs...aqueles que a advocacia permitir!!! Estou um pouco sem tempo, mas amo o Painel e tenho me esforçado para atualizá-lo! Abraço!

Re:Mais um Técnico medroso??

Victor Lamha de Oliveira | 09/06/2012

Fala garoto!!! Você resumiu bem a mensagem que eu queria passar com o post: "se jogar na retranca a chance de ferro vai ser maior"! Perfeito! E Mano tem medo sim...de perder seu emprego antes da Copa...rs! Abraço!

Re:Re:Mais um Técnico medroso??

Danilo Costa | 10/06/2012

Até qnão foi tão medroso... jogo foi bom pra quem não torce!! Perder pro time q tem messi jogando bem, não tem jeito, até q valeu!!
Não vi o jogo direito, na verdade só o segundo tempo!!

Novo comentário