ALEGRIA NAS PERNAS PODE SER A SAÍDA CONTRA AS PROVÁVEIS LINHAS URUGUAIAS

25/06/2013 12:57

 

Sexta feira, na coletiva prévia do jogo contra a Itália, Felipão se soltou e demonstrou incomum bom humor. Com ar de satisfação, o técnico da Seleção Brasileira arrancou risos, aplausos e fez revelações importantes, como o desejo de usar Bernard no time titular. Para o jogo de quarta, onde provavelmente vai enfrentar ferrenhas linhas uruguaias na marcação, a entrada de Bernard na vaga do desgastado Oscar pode ser a saída na busca pelo espaço. Abaixo o que falou Felipão sobre o garoto na citada coletiva:

 

- Estou doidinho, vesgo para colocar o Bernard para jogar. Que alegria nas pernas tem o guri. Mas do outro lado tem o Lucas. Ótimo para mim que tenho esses jogadores. Espero conseguir lançar todos nesses cinco jogos. Porque para mim e para eles, também é um teste para o Mundial.

 

Oscar está visivelmente cansado. Foi sugado como uma laranja por Rafa Benítez no final da temporada européia e o bagaço que sobrou pede um pouco de descanso. Jovem estrela e titular indiscutível do time, Oscar poderia ser poupado para uma eventual final histórica contra a Espanha. A opção para substituí-lo seria Lucas, mas o meia do PSG não consegue vingar com a camisa amarela, muito menos corresponder quando ganha a oportunidade.

 

Provável congestionamento na transição ofensiva do Brasil: Neymar pode voltar a sofrer com o cerco de quatro jogadores pela esquerda, o que o torna menos produtivo e útil ao time brasileiro. Ficar enlatado pela beirada foi um dos problemas que fizeram Mano Menezes tirar o craque de seu flanco preferido. Com o Uruguai inteiro atrás da linha da bola, prender nosso camisa 10 pela esquerda pode complicar a busca por espaço no campo de ataque.

 

 

Uruguai contra a Espanha: percebam que todos os jogadores uruguaios estão atrás da linha da bola, o que foi a tônica do jogo. Tabárez escalou linhas de quatro na marcação que foram reforçadas pela ajuda da dupla de ataque.

 

 

A entrada de Bernard pelo lado esquerdo pode ser a solução para o Brasil não perder a jogada forte com Marcelo pelo setor e ainda ter Neymar livre. O jovem atleta do Atlético tem velocidade para dar profundidade e qualidade técnica para centralizar. Assim, Felipão pode usar uma antiga receita do Barcelona para otimizar o rendimento de Messi, colocando Neymar como ponta de lança para projetar-se às costas dos volantes, além da liberdade para flutuar por todo o ataque. Com o novo craque do Barça atrás do volante e Hulk centralizando como de costume, o corredor se abre para as infiltrações de Daniel Alves.

 

 

Esperar ofensividade do Uruguai contra o Brasil é utopia. Com certeza a equipe de Tabárez virá atrás da linha da bola e aguardando o erro do Brasil para escapar no contragolpe, assim como foi feito contra a Espanha. A diferença é que o time espanhol erra pouco ao privilegiar os passes curtos. Como o Brasil tem rifado muito a bola e ainda não possuí uma saída tão qualificada, também precisa preparar-se para sofrer mais com as ações ofensivas da Celeste.

Com a bola e para conseguir os gols que necessita, a Seleção precisará acelerar a pelota no gramado e intensificar a movimentação para encontrar espaço. Por isso a entrada de Bernard se torna oportuna, além de poupar o cansado Oscar para a esperada final do torneio intercontinental. O Brasil é franco favorito, mas levar um gol do Uruguai e, por exemplo, virar a primeira etapa atrás no placar, configura um risco que não podemos correr. A “alegria nas pernas” de Bernard pode ser a saída para que o Brasil encontre logo os gols e encaminhe sua classificação. Abraço!

 

OBS: O texto foi feito no domingo, antes de Bernard se machucar no treino de ontem. O jovem craque do Atlético tornou-se dúvida para a semifinal, mas a contusão, que foi apenas uma pancada, pouco preocupa. Mesmo assim, se Bernard não puder jogar, Hulk pode ser alocado na esquerda e Lucas pela direita, deixando Neymar solto para jogar às costas do volante.

 

 

https://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/felipao-se-solta-em-coletiva-diz-querer-escalar-bernard-e-elogia-balotelli.html

 

https://www.youtube.com/watch?v=2lf9Sl4xKog

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: ALEGRIA NAS PERNAS PODE SER A SAÍDA CONTRA AS PROVÁVEIS LINHAS URUGUAIAS

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário