ALEMANHA 2 x 1 HOLANDA: VOLANTES SÃO CADA VEZ MAIS IMPORTANTES NO ESQUEMA DA MODA

13/06/2012 17:54

 

A Euro2012 taticamente, apesar do predomínio do 4-2-3-1, tem demonstrado certo grau de diversidade tática. Vimos à Itália jogando num fechado e característico 5-3-2, a Espanha num 4-3-3 sem centroavante, a Suécia num híbrido 4-4-2/4-2-3-1 proporcionado pelo recuo de Ibra para trabalhar as jogadas, a Inglaterra fechadinha no 4-4-1-1, a Polônia num vigoroso 4-1-4-1, a Rússia variando 4-1-4-1 com 4-3-3, Portugal no 4-3-3 e França, Alemanha, Holanda, Dinamarca, República Tcheca e Grécia no 4-2-3-1, além de Irlanda, Croácia e Ucrânia no 4-4-2 em duas linhas de quatro.

Apesar de ser menor do que na Copa de 2010, ainda temos um predomínio do 4-2-3-1, espécie de paradigma tático de onde emana a maioria das variações. E, como dito, Alemanha e Holanda vieram postadas no mesmo 4-2-3-1, porém com diferenças técnicas e estratégicas. Esse foi o desenho tático espelhado do duelo:

 

 

O uso reiterado do 4-2-3-1, que já tem quase uma década, proporcionou o surgimento de várias estratégias defensivas, todas buscando ceifar o volume de jogo proporcionado pelo referido esquema. Com isso, se torna cada vez mais importante a atuação dos volantes dentro do 4-2-3-1, sendo esta a grande diferença entre Alemanha e Holanda no jogo de hoje. Apesar de ter uma posse de bola maior, a Holanda não conseguiu ser incisiva, muito menos decisiva. Já os alemães, que possuem uma seleção jovem, habilidosa e ofensiva, que joga com dois volantes técnicos e presentes na armação de jogadas, foi letal quando teve espaço e venceu o jogo com autoridade. No intervalo o treinador holandês fez duas substituições na sua equipe. Buscando um time mais ofensivo, colocou Huntellar e Van Der Vaart, tirando Van Bommel e Afelay. Passando a jogar numa espécie de 4-3-3 com dois meias ofensivos, a Holanda partiu para o ataque e descontou com belo chute de Van Persie. Mesmo deixando espaços para a Alemanha jogar, a seleção laranja fez aquilo que devia, e sem covardia se entregou ao ataque.

Mas, não foi o suficiente, o que decretou, praticamente, a eliminação precoce da Holanda no torneio. O time alemão comprovou o favoritismo e, na minha opinião, é a melhor equipe desta competição. A lição deixada pelo treinador da Alemanha e por Schweinsteiger, é que para tornar um 4-2-3-1 vitorioso e com poder ofensivo, os times necessitam de jogar com volantes habilidosos e participativos no ataque, assim como a Alemanha. O citado meia, craque do Bayern, fez as duas assistências dos gols de sua seleção, contando com o faro de gol de Gómez. Espero que Mano Menezes, que pretende ser protagonista usando o 4-2-3-1, tenha assistido à partida e entendido o que vem acontecendo quanto ao uso do referido esquema, desenho tático mais utilizado no planeta. Abraço e obrigado pela visita!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: ALEMANHA 2 x 1 HOLANDA: VOLANTES SÃO CADA VEZ MAIS IMPORTANTES NO ESQUEMA DA MODA

Alemanha campeã!!!

Lucas | 17/06/2012

Olá Victor! Acho que a Alemanha merece ser campeã! Concorda? Valeu e parabéns pelo seu site!

Alemanha X Holanda

Maurício | 14/06/2012

Como vc começou seu texto falando sobre os esquemas táticos, eu gosto muito do esquema 4-2-3-1, que foi o esquema muito utilizado na Copa de 2010!

Falando um pouco mais sobre a seleção da holanda, acho que não da pra jogar junto De Jong e Van Bommel, pq os dois tem o mesmo estilo de jogo, acho que dava pra começar o jogo por exemplo com Bommel e Van der Vart, sei que Vart não é um "volante" ma pode fazer o papel de um segundo, tem uma ótima saida de bola, é rápido tem bom passe.

Affelay não jogou bem os dois jogos, ele passou toda a temporada quase lesionado, acho que deveria ter colocado outro jogador por ali, não sou muito fã do Kuyt mas ele se encaixou certinho na Copa de 2010 nesse mesmo esquema da Holanda.

Acho a defesa Holandesa não muito forte ambém, o lateral esquerdo é muito novo ainda para tomar conta da esquerda, mas acho que não está maduro o suficiente para substituir Van Broncherost (não sei se eh assim.. hehe).

Seleção Alemã, é muito forte, tem excelentes jogadores, tem um ótimo grupo, sempre disse que era favorita ao titulo junto com Espanha, e agora acho que França tbm, ta com um bom estilo de jogo, gostei de ver essa nova França!

Abraço Victor!

Re:Alemanha X Holanda

Victor Lamha de Oliveira | 17/06/2012

Fala Gaúcho, tudo bom? Também não acho que não da pra jogar junto De Jong e Van Bommel, afinal os dois são lentos e não ajudam na criação de jogadas, o que torna a equipe dependente totalmente dependente de Robben. Eu também gostei da nova França, assim como gosto muito dessa Alemanha renovada, ofensiva e bem distribuída num vigoroso 4-2-3-1. O título deve ficar entre Espanha, França e Alemanha. Abraço!

Holanda manjada!!

Danilo Costa | 13/06/2012

Fala Victor!! Tudo bem?
Dupla de volantes da holanda está envelhecida e não contribui em nada para o rime, acho q o van der vart deveria ser titular. Sneijder não ta na melhor fomra, e o Afelay ficou no banco ou machucado a temporada toda, sei q o Kuyt ta velho, mas ta na hora de mudar!! A alemanha continua bem, os volantes são excelentes o diferencial do time na minha opinião!! Mas tem q tomar o mesmo cuidado pra não fica tão manjada!!

Grande abraço

Re:Holanda manjada!!

Victor Lamha de Oliveira | 17/06/2012

Fala Danilão, tudo bom? Olha, eu também não gosto da dupla de volantes da Holanda, principalmente do De Jong. Também acho que o Van der Vart tem que ser titular, mas o treinador deles é meio cabeça dura! Creio que essa Alemanha não deve ficar manjada, afinal a equipe tem apego pela movimentação, chave de seu sucesso! Abraço!

Novo comentário