América/MG 1 x 2 Tupi: Carijó mostra sua força e derruba mais um adversário

28/03/2012 17:40

América/MG 1 x 2 Tupi: Carijó mostra sua força e derruba mais um adversário

 

O Tupi mostrou sua força e agarrou de vez sua vaga no G4. O técnico Carijó não pode contar com Michel Cury e com Ulisses, os dois meias de criação do elenco atual. O primeiro foi vetado pelo departamento médico e o segundo não foi liberado pelo Coelho. Sem meias de criação, Moacir então usou sua perspicácia tática e estratégica, lançando o Tupi num vigoroso 4-5-1. Como disse ontem na transmissão da Rádio Globo, essa passagem de Moacir no Galo tem sido marcada por inteligência e diversidade tática. Já é o sexto esquema tático que o comandante usa em sete partidas.

O interessante é que os jogadores tem acompanhado o raciocínio tático do treinador, afinal a execução tem sido correta e efetiva, tanto que tirou o Tupi saiu do fundo do poço e se colocou na briga pelo título. E os números são impressionantes: 7 jogos, 5 vitórias, 1 empate e apenas uma derrota contra o Cruzeiro. Moacir e sua equipe ganharam 16 dos 21 pontos disputados, o que configura um aproveitamento absurdo de 72,19%. Além disso foram 13 gols marcados e apenas 7 sofridos, obtendo assim um saldo positivo de 6 gols. Preferi colocar em números ao invés de escrever, justamente para dar a noção da monstruosidade desses números para o futebol de nossa cidade. Esse foi o desenho tático do primeiro tempo:

 

 

Givanildo postou o Coelho, como de costume, no seu 4-2-2-2.  Sabendo disso, Júnior congestionou o meio de campo, “empacotando” o jogo americano. Flávio foi escalado na lateral direita e fez sua melhor apresentação pelo Tupi. Atacou, marcou, foi incisivo e quase marcou um golaço. Aliás, o flanco direito, com Henrique e Flávio, foi uma avenida para o Carijó destilar seu jogo.

No meio Moacir montou uma espécie de losango, com Jailton e George mais presos na marcação e Salino apoiando mais o ataque. Allan jogou novamente de meio campo, sendo o enganche do losango torto e eficaz montado pelo treinador na meiuca Carijó. Henrique jogou livre e aberto pela direita como quarto homem de meio, se juntando a Flávio na criação de jogadas pela esquerda da defesa do América. Fazendo a compensação tática, Moacir prendeu um pouco mais Michel na esquerda, afinal a cobertura dos volantes se dirigia toda para a direita, cobrindo os avanços de Flávio e Henrique.

Jogando desta forma o Tupi se impôs, dominou o primeiro tempo e saiu vencendo o duelo: 1 a 0 Galo em bela escorada de Ladeira após cobrança de escanteio de Henrique. O zagueiro, outro destaque na partida, cabeceou de olhos abertos no cantinho de Neneca. Golaço Carijó! Vibra a torcida ganha o time inspiração! No segundo tempo as equipes voltaram a campo sem nenhuma alteração tática. Logo no início da segunda etapa o Tupi sofreu pênalti. Como de costume, Ademilson sem perdão guardou no fundo das redes, ampliando a vantagem alvinegra.

Após o segundo gol do Tupi o jogo se bagunçou taticamente. Givanildo encheu sua equipe de atacantes e empurrou o time de Moacir para o campo de defesa. O Tupi ficou extremamente recuado, acuado, tanto que sofreu o gol de Alessandro e quase levou o de empate em perigosa cabeçada de Fábio Júnior. No contra ataque o Carijó teve duas excelentes chances, com Salino e Henrique, sendo as duas oportunidades incrivelmente desperdiçadas.

Mas, graças aos deuses do futebol, o nosso grande Galo Carijó acabou bicando o Coelho e trazendo mais três pontos para casa. Outra grande apresentação do Tupi. O América tinha perdido apenas para Cruzeiro e Atlético, assim mesmo de forma apertada. Valeu a raça, o esforço e a dedicação do time. Estão todos de parabéns! Está dando orgulho ver o Tupi jogar. Aguardo o comentário de vocês!

 

OBS: Não poderia deixar de agradecer o convite feito pelo mestre Ricardo Wagner para que eu participasse da transmissão, nos estúdios da Rádio Globo, do jogo entre América e Tupi. Estar junto de nomes como Chico Cícero, Marco Aurélio, Vitor Ferreira e Marco Lima só aumentou, consideravelmente, meu conhecimento sobre o futebol! Os caras são nota 10! Um grande obrigado e um abraço para todos! Espero brevemente estar com vocês em outra transmissão!

 

 

Tópico: América/MG 1 x 2 Tupi: Carijó mostra sua força e derruba mais um adversário

Transmissao

Luis Otávio | 02/04/2012

Grande Victor,

Parabéns pela transmissao na Radio Globo.

Vamos ver o poder de resistencia do Tupi em casa para o mata-mata no jogo contra o Atlético-MG.

tupi fc

saulo | 31/03/2012

e ae vitor? achei o tupi um poko covarde no segundo tempo mas o time nao deixou de ter raça. henrique joga mto

Re:tupi fc

Victor Lamha de Oliveira | 01/04/2012

Oi Saulo, tudo bom? Covarde? Achei não Saulo! Raçudo o Carijó foi com certeza, como vem sendo deste que Moacir retornou! Volte sempre! Abraço

um recuo muito perigoso

DAVID PEREIRA | 30/03/2012

b.dia victor,quero lhe parabenizar pelo o bom programa que fez na quarta á noite!bem o tupi vem fazendo boas partidas nesta temporada mas ainda carece muito de um homem de criação no meio e um homem para fazer a´ligação com o ataque com mais rapidez o tupi poderia ter matado o jogo no primeiro tempo se tevisse mais calma mas ainda assim fez um otimo 1 tempo,já no segundo tempo contou com uma força do arbitro no penalti que ao meu ver o jogador não teve á intenção uma vez que vc na corrida não consegue correr com os braços pxm ao corpo!bom para o galo que foi penalti e o ade converteu 2x0 tupi, dai para frente o que se viu foi uma tatica came-case do galo um recuo absurdo que o tupi vem fazendo em todos os jogos no 2 tempo e consequentemente o levando a tomar os gols,contra os clubes menores o tupi recua e contra os grandes o tupi se lança ao ataque em demasia proporcionando derrotas sem precedentes e definitivamente evitaveis,o moacir tem que tomar cuidado ao mexer no time muitas vezes ele mexe muito tarde e isto faz com que o time leve muita pressão no mais espero que contra á pantera e o galo o tupi faça um bom jogo tendo em vista que irá a campo já sabendo de muitos resultados e terá então tranquilidade para fazer o dever de casa,olhando a tabela creio que mais 3 pontos estamos dentro porque á muitos confrontos entre eles e nesta o tupi se deu bem; um abraço.

Re:um recuo muito perigoso

Victor Lamha de Oliveira | 01/04/2012

Grande David!!! Como vai irmão!!! Mais uma vez você aqui prestigiando o Painel Tático!!! Muito obrigado pela força garoto!!! Concordo que o Tupi carece de um meia de criação bom, inteligente, que distribui o jogo com qualidade! Também concordo que o Carijó deve ter mais cuidado com esses recuos extremos, afinal quase sofremos o empate do América. Contra a Pantera eu aposto no Galo postado num 4-3-1-2, com Allan na criação e 2x0 para o Tupi no placar. E você? Abraço

avante carijó

carlos sergio | 30/03/2012

victor, escutei a transmissão da globo e vc foi muito bem garoto. espero que te chamem mais vezes. parabens! de inicio achei o tupi muito retrancado, depois vi que moacir tava certo! valeu

Re:avante carijó

Victor Lamha de Oliveira | 01/04/2012

Oi Carlos, como vai? Obrigado pelo elogio! Adorei participar da transmissão com o timaço de craques da Globo! Espero estar lá mais vezes! Não achei o Tupi retrancado não, muito pelo contário. No segundo tempo o recuo foi até normal pela circunstância do jogo. Volte sempre! Abraço

Comentário

Nilter Boreli | 29/03/2012

Valeu parceiro,

Brilhante sua exposição, com grande consistência vc abordou de forma
objetiva todo plano tático/técnico dessa partida que, certamente, estará
marcada nessa campanha vitoriosa do nosso Galo como uma motivação
ainda maior para o grupo alcançar grandes objetivos neste ano do
centenário.
Valeu.
Nilter Boreli

Re:Comentário

Victor Lamha de Oliveira | 01/04/2012

Olá Nilter, tudo bom? Muito obrigado pelos seus elogios! Que bom que meu trabalho, feito com tanto amor e dedicação, tem agradado os leitores! Volte sempre! A casa é sua! Abração

Tranquilidade para resistir.

Marco Lima | 29/03/2012

Perfeita sua análise tática. Gostaria de acrescentar as principais caracteristicas que observei durante o jogo. Mesmo recuado, o Tupi sobe resistir a blitz do América para empatar. Ao meu lado, vc lembrou da final do Arruda, quando o time soube manter a segurança na defesa e segurar a vitória. O contra ataque encaixou, mais lento, mais cadenciado que o de costume e resultou em dois lances de bola parada que decidiram o confronto. Prazer enorme em participar com vc da jornada conhecer vc pessoalmente e contar com seu inestimável apoio logistico. Grande abraço.

1 | 2 >>

Novo comentário