América TO 1 x 3 Tupi: Carijó sobe a ladeira e chega ao G4 do Campeonato Mineiro

16/03/2012 20:27

América TO 1 x 3 Tupi: Carijó sobe a ladeira e chega ao G4  do Campeonato Mineiro

 

O Tupi venceu a terceira partida consecutiva pelo Campeonato Mineiro e chegou ao G4 da competição com nove pontos conquistados. Nessas últimas três partidas o Galo marcou oito gols, alcançando uma média de quase três gols por jogo. O treinador Moacir Júnior desmanchou o 4-2-3-1 que logrou êxito contra o Boa Esporte e escalou a equipe num 4-4-2 losango, com a intenção de jogar fechado e sair rápido no contra ataque. Esse foi o desenho tático inicial do Tupi:

 

 

O Carijó jogou com Fabrício Soares improvisado e mais preso pelo lado esquerdo, sendo Henrique escolhido para ocupar o flanco direito, tendo este muito mais liberdade para atacar. Para fazer a compensação tática, visto que Fabrício ficou mais preso na marcação, Moacir soltou Michel Benhami para que se juntasse a Ulisses na criação, formando praticamente um 4-2-2-2 e dando volume ofensivo ao jogo do Galo. É sabido que o treinador gosta de jogar com Michel naquela posição, afinal o atleta sabe marcar e possui qualidade técnica para sair jogando.

Com as ausências de Salino e Michel Cury, Moacir foi obrigado a desmanchar o meio de campo que brilhou na última partida, levando Henrique para a lateral direita. Entretanto, apesar dos desfalques e da mudança no desenho tático, manteve o Tupi a estratégia mansa de valorizar a posse de bola com boa produtividade ofensiva. Isso demonstra que o técnico conhece o grupo e o tem nas mãos, sendo perceptível sua inteligência tática nos resultados que vem alcançando desde que retornou ao Tupi.

No meio do segundo tempo, e com o resultado praticamente garantido, Moacir sacou o Ulisses e lançou Jeferson no ataque. Também retirou Paulinho e colocou Magno, formando duas de quatro no desenho tático da equipe. Assim ficou o Tupi após as alterações:

 

 

Nessa nova formação Allan fechava os espaços pela direita e entrava em diagonal pelo meio, para fazer a criação de jogadas. Ademilson também recuava para criar o jogo, deixando Jefferson postado no centro de ataque. Michel continuava tentando dar produtividade ao setor esquerdo e Henrique, como sempre, subia com fome ao ataque, abrindo espaços na defesa frágil do América.

Desta forma e, merecidamente, o Carijó ganhou mais uma e chegou aonde merece estar, que é entre os quatro melhores da competição. Estou encantado pelo trabalho realizado por Moacir Júnior, que conseguiu unir a equipe em torno de um objetivo em pequeno lastro temporal. Quarta tem duelo contra o Vila no território Carijó, partida em que o Tupi possui grandes chances de sair com a vitória. Mas e a tática do time? Como que Moacir deve armar o Tupi para o próximo duelo? 4-2-3-1? 4-4-2? Deixe sua opinião!!!

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

Tópico: América TO 1 x 3 Tupi: Carijó sobe a ladeira e chega ao G4 do Campeonato Mineiro

RUMO AO TITULO

Gabriel | 18/03/2012

O TUPI JOGOU BEM ! ACOMPANHEI O JOGO PELA INTERNET, FOI UM JOGO QUE O TUPI NAO SE ENCOMODOU COM OS DESFALQUES, QUARTA FEIRA SE DEUS QUISER MAIS UMA VITORIA!
ESCREVE NAS ESTRELAS QUE O GALO E CAMPEAO!!!!

<< 1 | 2

Novo comentário