ATLÉTICO 1 x 0 VASCO: COMPROMETIMENTO TÁTICO DO GALO AFLORA QUALIDADE DE RONALDINHO

12/08/2012 18:31

 

Na primeira etapa do duelo entre Atlético e Vasco, Cristovão Borges acertou taticamente e conseguiu travar Ronaldinho e o jogo acelerado do Galo pelas laterais. Antes de começar a partida, o treinador vascaíno, em entrevista ao repórter da Rede Globo, enfatizou que sua equipe precisava de “organização tática” para enfrentar o Atlético, tão forte nesse quesito.

E no primeiro tempo Cristovão conseguiu. Inteligentemente, lançou o Vasco num compacto 4-1-4-1 que negava espaços para Ronaldo e dificultava as jogadas pelos flancos com laterais presos e marcação dupla. Eder Luís e Carlos Alberto voltavam para marcar, sendo que no meio central Juninho, Wendel e Nilton faziam eficaz cerco em cima de R49. Já o Galo de Cuca veio no seu 4-4-2 em linhas, que se transforma em 4-3-3 quando o time tem a bola. Esse foi o painel tático do primeiro tempo:

 

 

Foi muito interessante o esquema do Vasco na primeira etapa. Nilton ficava guarnecendo a zaga, sendo que o time carioca conseguia congestionar bem o espaço de campo onde tem atuado Ronaldinho. Impedindo o craque do Galo de pensar o jogo, ficava comprometida a velocidade do time mineiro pelos lados.

Entretanto, no segundo tempo Cristovão Borges conseguiu estragar todo o excelente trabalho tático do primeiro tempo. Após espelhar a obediência tática do Atlético, lançando uma linha de quatro no meio para marcar a linha atleticana, na etapa final o comandante vascaíno quis dar um passo maior que a perna e entregou a partida para o time de Cuca.

No intervalo, o técnico do Vasco fez uma substituição que desmontou o time taticamente. Acreditando que iria surpreender o Atlético, colocou Tenório no lugar de Eder Luís, desmanchou a linha de meio e postou o time vascaíno num autêntico 4-4-2 losango. Carlos Alberto era o enganche, com Tenório caindo pelos dois lados e Alecsandro centralizado na ponteira de ataque. Esse foi o painel tático da segunda etapa:

 

 

Ao desvencilhar sua equipe da obediência tática apresentada no primeiro tempo, Cristovão afrouxou a marcação e possibilitou para a equipe mais organizada o domínio do jogo. Com a montagem do inoperante losango pelo meio, Ronaldinho encontrou espaço enorme pelo lado esquerdo, contando sempre com a ajuda incansável de Bernard.

E foi nessa faixa de campo que Ronaldo destruiu com o jogo, com a defesa do Vasco e explodiu de vez o torcedor atleticano que também deu show nas arquibancadas. Aos 25 minutos Cristovão tentou consertar o erro. Porém, já era tarde. A entrada de Felipe Bastos e a saída de Carlos Alberto só fizeram o Vasco encolher e permitir ainda mais o domínio do Atlético.

A lição que fica para Cristovão Borges é que, jogando contra uma equipe tão comprometida no plano tático e dotada de altíssima qualidade técnica, a primeira atitude é criar um sistema de marcação eficaz e comprometido, para tentar ceifar a superioridade tática e técnica do rival. Lembrando que, além disso, o Galo tem juventude e velocidade.

Esse esquema de Cuca, que marca como 4-4-2 em linhas e ataca como um típico 4-3-3, é o mais atraente e vitorioso, disparado, do Campeonato Brasileiro. Um erro tático pode ser fatal contra o Galo. Como dito no título do texto, o comprometimento tático do Atlético aflora a qualidade de Ronaldo. Liderança mais que isolada merecida. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: ATLÉTICO 1 x 0 VASCO: COMPROMETIMENTO TÁTICO DO GALO AFLORA QUALIDADE DE RONALDINHO

Tá difícil de parar o Galo!

Maurício | 13/08/2012

É, ta complicado de parar o Galo, mas uma hora tem que parar neh!

O time ta encaixadinho, mão assisti esse jogo, mas vi falar que Ronaldinho jogou bem !

E o meu time, que ta achando Victor?

Abraço

Re:Tá difícil de parar o Galo!

Victor Lamha de Oliveira | 14/08/2012

Grande Maurício! Estou devendo um post do Grêmio né??? Você tem razão...passou da hora de falar taticamente do tricolor gaúcho! O Grêmio de Luxa tem jogado num 4-2-3-1 com faceta de 4-2-2-2. Luxa tem criado uma variação tática interessante quando o time tem a bola: Zé Roberto e Elano se tornam legítimos meias (meia esquerda e meia direita) e o meia central encosta no atacante e monta uma dupla de ataque. Falta ao tricolor consistência e uma proteção mais eficaz ao setor defensivo. Prefiro esse 4-2-3-1/4-2-2-2 do que o losango que Luxa estava usando no início do ano, inclusive no Campeonato Gaúcho. Concorda? Abraço!

Re:Re:Tá difícil de parar o Galo!

Maurício | 14/08/2012

Concordo sim!! Só que no começo do campeonato e Copa Do Brasil, o time não tinha o Zé Roberto e Elano, por isso jogava no losango com Fernando, Souza, Leo Gago e Marco Antonio! Hoje já ta outro time !
Quando der faz um post sobre o meu Tricolor..
Abraço

Vasco

Márcio | 12/08/2012

Victor, o Éder Luís saiu pq. sentiu a coxa logo no começo do primeiro tempo, e não conseguiu voltar do intervalo. Talvez a melhor alteração seria o W.Barbio, pq. também é corredor como o E.Luís, mas ele é muito inexperiente e, além disso, o Tenório tinha entrado bem nos dois últimos jogos. Se o Alecsandro faz aquele gol, logo no primeiro lance do Tenório, o jogo seria totalmente diferente. O problema do Vasco é a falta de elenco: Carlos Alberto, Felipe Bastos e W.Barbio não passam de reservas esforçados, e não deveriam sequer entrar em campo no mais das vezes. Enfim, hoje, pelo menos, venceu o melhor. Abs!

Re:Vasco

Victor Lamha de Oliveira | 14/08/2012

Fala professor, tudo bom? O problema do Vasco não foi a substituição, e sim a alteração tática. Quando desmontou a linha de meio, que estava marcando a linha do Atlético, Cristovão entregou a Ronaldinho e Bernard espaço para jogar. Com campo para realizar seu jogo veloz, o Galo ganhou com facilidade no segundo tempo. Venceu o melhor! Abraço!

Novo comentário