BARCELONA 3 x 2 REAL MADRID: VILANOVA ESCALA O BARÇA COM LOSANGO NO MEIO E MESSI VIRA UM ENGANCHE TIPICAMENTE ARGENTINO

23/08/2012 22:16

 

Barcelona e Real Madrid fizeram hoje a primeira partida que decide a Supercopa da Espanha. O duelo foi no Camp Nou, estádio catalão. O jogo de volta será em Madrid, na próxima quarta feira. No plano tático, nada de novo no Real de José Mourinho. O técnico português postou os merengues no costumeiro 4-2-3-1 que, nesse início de temporada, não mostrou nada de novo. Já no Barça de Tito Vilanova, algumas novidades táticas e uma grande tentativa de resgatar aquela vibração da Era Guardiola.

Assim, Vilanova, tentando trazer a baila aquele Barça encantador, resolveu iniciar o resgate colocando Messi para jogar na posição em que o craque mais destruiu as defesas adversárias, ou seja, fazendo o falso 9 (no que parecia ser um típico 4-3-3). Entretanto, Messi não foi apenas um falso 9 que formava a linha de 3 no ataque. O argentino, voltando muito para buscar a bola, tanto para armar o jogo, quanto para arrancar em direção à área do Real, jogou estrategicamente como um típico enganche do futebol de seu país. Esse foi o painel tático da partida:

 

 

Em grande parte do tempo, Messi era o enganche de um losango que se formava no meio blaugrana, com Busquets mais preso, Xavi pela direita e Iniesta pela esquerda. No ataque, Pedro e Sanchéz, bem abertos pelos flancos, esperavam as movimentações do meio para encontrar os espaços e entrar pela diagonal. Achei muito interessante esse híbrido 4-3-3/4-4-2 losango que Vilanova tem utilizado nesse início de temporada. Com Messi ora sendo um falso 9 da linha de ataque, ora sendo o enganche de um virtuoso losango de meio, dificulta ainda mais a marcação dos adversários.

O time catalão voltou a trabalhar a bola com movimentação constante e paciência, procurando sempre o jogo pelas laterais de campo. As subidas de Daniel Alves, assim como suas diagonais pelo meio, são boas notícias para o torcedor do Barcelona. Iniesta pela esquerda e Xavi pela direita da meiuca blaugrana, foram os motores do time. Além de ajudarem no ataque com seu posicionamento incisivo e ofensivo, ainda ajudaram a empurrar os volantes do Real Madrid para a defesa.

Na primeira etapa a equipe de Mourinho não conseguiu jogar. O Barça marcava sob pressão e o Real estava mal na saída de bola. Totalmente óbvio no aspecto tático, o 4-2-3-1 apático dos merengues nada produziu ofensivamente nos 45 minutos iniciais. Os laterais muito presos na marcação (estratégia de Mourinho e mérito da postura do Barcelona) também ceifaram o volume de jogo do time de Madrid.

Na segunda etapa, Vilanova inverteu Pedro com Sanchéz. Na direita, o jovem espanhol foi fazer dupla com Daniel Alves. Porém, configurando grande injustiça, Ronaldo, aos 10 minutos, em escanteio batido por Özil, subiu e guardou de cabeça: 1 a 0 Real. Aos 11 minutos, sem dar tempo para Mourinho comemorar, Pedro recebeu lindo lançamento de Mascherano e bateu cruzado: 1 a 1.

A partir do empate blaugrana, iniciou-se um jogo de ataque contra defesa. O Barcelona trabalhava a bola com qualidade e leveza, colocando um pálido Real na roda. Tito preenche o meio e marca num 4-4-2 losango, atacando sempre num 4-3-3 que ainda conta com o apoio dos laterais. O Barça tem um meia na zaga, laterais que atacam muito, um volante apenas e três atacantes, contando com Xavi e Iniesta na criação. Mais ofensivo impossível. Sem contar a genial pulga, a cada ano mais letal.

Aos 24 minutos, Messi converteu pênalti sofrido por Iniesta e virou o jogo. Aos 32 minutos, após jogada de gênio de Iniesta, Xavi entrou livre e marcou o terceiro gol catalão. Quando tínhamos 39 minutos da segunda etapa, Casillas fez um milagre e salvou o gol de Messi, o que fecharia o caixão merengue. Mas, no contra ataque, Valdés fez o contrário e entregou um gol para o Real:3 a 2.

O placar, entretanto, não mostrou a realidade da partida, principalmente no plano tático. O Barça flutuou e trabalhou a bola impondo seu estilo, jogando num esquema hibrido e que privilegia a ofensividade e a genialidade de Messi. É melhor Mourinho e outros treinadores começarem a preparar suas pranchetas para trabalhar. Parece que o campeão está voltando. Mesmo sendo início de temporada, o que dificulta as análises pelo condicionamento físico dos atletas, parece que o Barça voltou a ter foco. Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BARCELONA 3 x 2 REAL MADRID: VILANOVA ESCALA O BARÇA COM LOSANGO NO MEIO E MESSI VIRA UM ENGANCHE TIPICAMENTE ARGENTINO

Clássico é clássico, mas não neste caso

Juninho Esterce | 24/08/2012

E aí Vitão! Na maioria das vezes o Barcelona leva vantagem sobre o rival Real Madrid. Não gosto do Barça e nem do time Merengue, mas é sempre bom ver qualquer clássico pegado igual a este. Mas voltando ao jogo em questão, as equipes foram muito bem em campo, anulando os principais jogadores. O resultado foi decidido em lances aleatórios, em que o time foi e fez. Num jogo que reúne só o Messi e o Cristiano Ronaldo não pode ser ruim, nem terminar em 0 a 0. Mais uma vez deu Barça, apertado, verdade, mas deu. Marcar uma equipe que tem um toque de bola ímpar no mundo futebolístico é difícil. Só aproveitando a oportunidade, apenas o Chelsea conseguiu tal feito, e ainda levantar o caneco da Champions!

Re:Clássico é clássico, mas não neste caso

Victor Lamha de Oliveira | 25/08/2012

Grande Júnior! Olha, creio que nessa temporada vai ser muito mais difícil bater o Barça. Ano passado o time catalão vinha cansado daquela maratona de vitórias. Dava para perceber que a equipe de Guardiola estava exaurida, não conseguindo marcar sob pressão com eficácia. Pelo que vi nos dois jogos do Barcelona, parece que o campeão voltou! Abraço!

Barça é Barça

Maurício | 24/08/2012

Fala Victor, outra grande análise heim, parabéns!

Jogão né, mas em que no primeiro tempo só deu Barça, Real só assistiu o time Catalão jogar! Gostei de ver esse Barça do Tito, vem jogando no seu antigo 4-3-3, na temporada passada de Guardiola, ele utilizou muito o 3-4-3!

Sobre o Real não entendi o pq do Callejon na vaga do Di Maria no começo do jogo, ali acho que o Zé Mourinho iniciou errado, além dos dois jogadores terem o estilo de jogo muito parecido, mas o di Maria é mais jogador que o Espanhol.

Gostei de ver a jogada do Gênio Andrés Iniesta, que deixou outro Gênio Xavi Hernandez na cara do gol para fazer o gol! No ultimo gol do Real, houve uma falha bizonha do fraco goleiro Valdes, que pra mim não é goleiro de nível do Barcelona, ao contrário do seu rival Iker Casillas!

Abraço, agora esperar o outro jogaço de quarta!

Re:Barça é Barça

Victor Lamha de Oliveira | 25/08/2012

Grande Maurício! Obrigado pelo elogio! Estamos juntos! Tito resgatou o 4-3-3. Porém, tem aplicado o esquema de uma forma peculiar, com Messi fazendo um falso 9 ainda mais dinâmico e os atacantes abertos como antigos ponteiros. Como já te disse, também acho Iniesta e Xavi dois gênios. Abraço!

Re:Barça é Barça

Victor Lamha de Oliveira | 25/08/2012

Esqueci de falar do Victor Valdes...kkkkkkkkk...que lance bizarro! Todos sabemos que ele não chega aos pés do Casillas, mas é a terceira vez que ele apronta um lance bizarro desse nível! Lamentável!

diferencial barcelona

max | 24/08/2012

Victor venho estudando o barca durante os anos e algo que poucos notam mais realmente influi muito no jogo é a qualidade de toque de seus jogadores da defesa ao ataque o que da uma precisao constante nas acoes do barcelona . A medida tatica mais obvia para neutralizar esse toque de bola é avancar as linhas e pressionar a saida de bola mais nesse momento aparecem , xavi , iniesta , pique , busquets e messi quando a coisa ta muito preta e com a técnica superam facilmente a marcacao rival e acabam furando a linha de defesa rival ... quem deveria aproveitar a qualidade de seus zagueiros na saida de bola é nosso `querido` mano menezes e montar uma selecao brasileira verdadeira ... nao essa copia de time de campeonato brasileiro que vemos atuando

Re:diferencial barcelona

Victor Lamha de Oliveira | 25/08/2012

Grande Max! Olha, você destacou algo importantíssimo: técnica aliada à obediência tática gera um volume de jogo constante. E, como você disse, a precisão constante nas ações do Barça gera o domínio da bola, o que cansa e "enlata" o adversário em seu campo de defesa. Sobre Mano, esse está longe do nível tático vigente no futebol europeu! Abraço!

Novo comentário