BARCELONA 7 x 0 LEVANTE: MASSACRE E ESTREIA DE NEYMAR

18/08/2013 17:50

 

A disparidade técnica absurda tira a possibilidade de uma análise tática mais precisa, mas é inegável que o massacre tem amparo numa já visível mudança de postura desse novo Barça de Tata Martino. Goleando de forma impiedosa, o Barcelona estreou no Campeonato Espanhol com seu costumeiro 4-3-3 e Messi de falso 9, enquanto o Levante veio postado em um 4-2-3-1 que tentava se defender em linhas de quatro. O time catalão teve 80% da posse de bola e fez 6 gols na primeira etapa.

 

Barcelona no 4-3-3 e Levante no 4-2-3-1: Tata escalou Messi de falso 9 e deixou Busquets mais preso na transição ofensiva, quase como um terceiro zagueiro para proporcionar a sobra. O Levante montou na entrada da área linhas curtas e espaçadas, o que cedeu espaço pelos flancos e facilitou o toque de bola do Barça.

 

 

Com a bola, o Barcelona teve o domínio completo dentro do seu estilo. Sem a bola, buscou sempre atrapalhar a saída do fraco adversário com o adiantamento da equipe para o campo de ataque. O time blaugrana marcou pressão até os 35’, quando diminuiu um pouco a intensidade. Foi somente nesse momento que o Levante, finalmente, conseguiu ficar um pouco com a bola no ataque, trocando alguns passes no campo de defesa do Barcelona.

 

Messi se movimentou demais e fez tudo na partida. Além de dois gols, deslocou muito para dar espaço e auxiliou na marcação pressão. O time do Barcelona apresentou uma intensa rotatividade na troca de posições e Messi esteve atinente a forma de jogar do time. Na ilustração acima, um padrão de comportamento do argentino: Messi saiu muito da área para arrastar o zagueiro, abrindo espaço para as subidas de Daniel, as diagonais dos ponteiros e a entrada de Fábregas. Xavi ficou mais fixo para pensar o jogo e fazer o balanço defensivo com Busquets.

 

 

Na segunda etapa, o Levante conseguiu compactar um pouco mais as linhas e levou somente mais um gol. Entretanto, o predomínio total do Barcelona prevaleceu, mesmo que com menor intensidade e profundidade. O time da casa diminuiu o ritmo, o que era esperado pelo início de temporada e pela goleada estabelecida no primeiro tempo. Aos 18’, Neymar entrou na vaga de Sánchez. Porém, a dupla com Messi durou apenas sete minutos. Aos 25’, o argentino saiu para a entrada de Iniesta.

 

Panorama tático da etapa complementar: Neymar entrou aos 18’ e fez uma estreia discreta, obtendo pouco espaço pelo flanco esquerdo. A primeira partida oficial do jogador foi marcada por alguns bons lances e uma tentativa de marcar pressão como toda a equipe. Mas, assim como na seleção, quando também foi exigido do jogador participar mais sem a bola, o atacante foi faltoso e acabou recebendo cartão amarelo. PVC descreveu com sabedoria o comportamento faltoso do atleta ao tentar marcar mais: “O Neymar tem interesse em marcar sob pressão como o Barça, mas não tem a cultura”. No segundo tempo, o Barcelona continuou com praticamente 80% da posse de bola, apesar de encontrar menos espaço. Foram 15 chances de gol do time da casa contra nenhuma dos visitantes durante toda a partida.

 

 

Apesar da imensa fragilidade do adversário, já fica perceptível que o primeiro objetivo de Tata Martino, quarto treinador argentino da história do clube, é ressuscitar aquele Barcelona de Pep Guardiola. O seu toque particular no time virá de forma gradativa, com o passar do tempo. Também é perceptível, por exemplo, uma aceleração do tik-taka, evidenciada no toque mais rápido da bola. Martino gosta de montar times caracterizados pela pressão e velocidade, o que combina perfeitamente com a escola blaugrana. Abraço!

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BARCELONA 7 x 0 LEVANTE: MASSACRE E ESTREIA DE NEYMAR

Goleada

Caio César | 19/08/2013

Assisti o jogo por completo e ficou claro a disparidade técnica entre as duas equipes, porém, assim como o Santos, o time do Levante, além da inferioridade com relação ao Barcelona, não ofereceu nenhuma resistência ao time catalão, dando espaço para o Barça tocar a bola e construir as oportunidades de gol. Uma coisa que é importante quando se joga contra o Barcelona é marcar pressão desde a saída de bola e diminuir os espaços para dificultar o tiki-taka. Como o Campeonato Espanhol é disputado por dois clubes, ainda é cedo para fazer prognósticos. Precisamos esperar o Barcelona jogar contra o Real Madrid e contra os outros grandes da Europa na fase de mata-mata da Champions.

Novo comentário