BAYERN (3) 1 x 1 (4) CHELSEA: BLUES CONSAGRAM SUA PROPOSTA DE JOGO COM O TÍTULO DA CHAMPIONS

19/05/2012 19:56

 

O título do Chelsea foi a consagração de uma proposta de jogo adotada por Di Matteo desde o primeiro duelo com o Barcelona pela semifinal da Liga dos Campeões. Creio que o treinador italiano “achou” essa esquemática após ter que usá-la contra um adversário reconhecidamente superior. Ciente de que para passar pelo time de Guardiola, a solução seria fechar os espaços e partir no contragolpe, armou um esquema que transformou seu 4-2-3-1 em uma espécie de 4-1-4-1 (ou 4-5-1) que marcava com nove jogadores. Após a tática derrubar o maior gigante do futebol mundial, exemplo de futebol fino e vencedor, não hesitou o treinador italiano em repetir a estratégia contra o habilidoso e ofensivo time do Bayern. Esse foi o desenho tático inicial do duelo, que se manteve por praticamente toda a partida (quando Müller abriu o placar para os Bávaros, aos 38 da segunda etapa, táticas e estratégias foram totalmente alteradas). O Chelsea veio compactado num vigoroso 4-1-4-1 e o Bayern no seu costumeiro 4-2-3-1:

 

 

O esquema de encurtamento dos espaços, com o escopo de truncar a partida, deu certo na primeira etapa. O time alemão partiu no ímpeto e, de certa forma, pressionou o Chelsea. Nada de muito perigoso. A partir dos 30 minutos da etapa inicial, os Blues colocaram a bola no chão e tomaram as rédeas da partida. Mesmo com um time ofensivo, com Kroos e Schweinsteiger de volantes, o Bayern não conseguia adentrar com objetividade o ferrolho defensivo inglês. Com sua proposta estratégica e tática, que dificultou a vida de Guardiola, o time azul agora freava a equipe alemã, impondo seu ritmo ao jogo.

Entretanto, no segundo tempo, Heynckes empurrou o Bayer para frente, alterando o posicionamento de Müller. Como o Chelsea retirou o espaço ofensivo de seu time, compactando duas linhas de quatro e um volante na marcação, o treinador alemão liberou Müller para jogar aberto com Robben pela direita, como uma espécie de segundo ponta. Como o Chelsea atacava com poucos jogadores, não tinha a necessidade da equipe jogar com dois volantes. Schweinsteiger e Kroos passaram a alternar na criação das jogadas, passando o time bávaro a jogar praticamente num 4-2-4, tudo para furar o truncado 4-1-4-1 dos Blues. Com muita persistência e aplicação tática, justamente ele, Müller, completou o cruzamento de Schweinsteiger e abriu o placar aos 38 minutos da etapa final.

Com o gol, faltando somente 10 minutos de jogo, duas alterações foram feitas. No Bayern, Heynckes tirou Müller e colocou Van Buyten para fechar o meio. Já Di Matteo tirou Kalou e colocou Fernando Torres. Como já havia colocado Malouda no lugar de Bertrand, aos 27 da segunda etapa, o time inglês voltou a jogar num híbrido 4-2-3-1/4-1-4-1, que atacava, mas também não abria mão de duas linhas de quatro na marcação. O time alemão tentou se fechar com três volantes, numa espécie de 4-3-2-1, mas Drogba conseguiu o que parecia ser impossível, e empatou de cabeça, após cobrança de escanteio, aos 43 da etapa final. Esse foi o desenho tático do final da partida e que perdurou pela prorrogação:

 

 

Com o espelhamento dos sistemas táticos, o jogo se equilibrou e o Chelsea foi até melhor na prorrogação. O Bayern era mais incisivo, mas o controle da partida passava pelos pés do Chelsea. Após 30 minutos de duelo na prorrogação, os jogadores, exauridos fisicamente, partiram para uma emocionante disputa de pênaltis. Mais uma vez Cech, que já havia defendido pênalti batido por Robben, aos 4 minutos do primeiro tempo da prorrogação, impôs sua competência e foi herói da referida disputa.

Creio que o fator decisivo da partida foi o êxito da proposta de jogo aplicada pelo Chelsea durante quase 90 minutos de disputa. Assim como fez com o Barcelona, encurralou o ofensivo e superior time do Bayern num exaustivo esquema de marcação e apostou na velocidade do contragolpe, na estrela de Drogba e nos milagres de Cech. Após controlar o jogo, segurando o 0 x 0 até os 38 minutos da segunda etapa, mesmo após levar o gol, remontou-se no seu 4-2-3-1 e saiu para a partida, já enfrentando um adversário detonado pelas circunstâncias do duelo. Com certeza foi uma bela partida, sendo o Chelsea merecidamente campeão por impor sua proposta, sua tática, seu esquema. Como dito no título do post, os Blues consagraram sua proposta de jogo com o título da Champions!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BAYERN (3) 1 x 1 (4) CHELSEA: BLUES CONSAGRAM SUA PROPOSTA DE JOGO COM O TÍTULO DA CHAMPIONS

Chelsea venceu no campo emocional

Marco Lima | 23/05/2012

Fala, Vitor. Esquema bom, para ganhar jogos e titulos tem que ser eficiente, Pode não proporcianar um jogo plástico, de talento, mas, serve para neutralizar um time superior tanto no individual quanto no coletivo. O segredo é desgastar o adversário veloz, talentoso e no momento oportuno dar o golpe ofensivo fatal. É preciso ter jogadores frios, equilibrados emocionalmente, adequados ao sistema de jogo. Até nas penalidades o emocional dos azuis fez a diferença.

Re:Chelsea venceu no campo emocional

Victor Lamha de Oliveira | 24/05/2012

Grande Marco! Olha, você foi perfeito em suas palavras...excelente! O jogo do Chelsea não foi plástico mas neutralizou uma equipe superior, ofensiva e que jogava em casa! Obrigado pela participação e volte sempre! Abraço!

Nunca subestimem os Blues!

Juninho Esterce | 20/05/2012

Faaaaalaa grande Victor! Bom, eu avisei bem antes quem seria o campeão, todos duvidaram, mas não adiantou. Chelsea, campeão europeu com todos os méritos! O jogo foi um pouco semelhante ao do Barcelona, com o Chelsea mais atrás, explorando os contra-ataques. Muitos dizem que o time é retranqueiro ou joga muito atrás, mas não! Esse é o jeito do Chelsea jogar, desde sempre. O toque de bola no final pra ter mais posse e os contra-ataques são primordiais e sempre surtiram efeito nos jogos, com isso as vitórias. Jogo duro e épico, assim defino o jogo de ontem e o campeão mais que merecido. Go Blues!

Re:Nunca subestimem os Blues!

Victor Lamha de Oliveira | 24/05/2012

Fala Júnior, tudo bom? Realmente foi muito parecido com os jogos contra o Barcelona, um ataque x defesa com o bote armado no contragolpe! Go Blues! Abraço!

Chelsea faz história!

Igor | 20/05/2012

Ótima análise, como vc faz o desenho do campo?

Re:Chelsea faz história!

Victor Lamha de Oliveira | 20/05/2012

Olá Igor, tudo bem? Obrigado pelo elogio e seja bem vindo ao Painel Tático, a casa é sua! O desenho do campo, eu faço de forma bem simples: fiz o modelo no paint mesmo e só acrescento as bolinhas e os nomes! Não tenho muita intimidade com esses softwares, então fiz de uma forma mais rústica, mais simples, coadunando com a simplicidade do site, que preza mais pelo debate e participação dos visitantes do que simplesmente pela mera transmissão da informação! Espero que tenha gostado! Abraço e volte sempre!

Jogo

João Antonio | 20/05/2012

Futebol feio, longe do que se espera de um time que custa centenas de milhões de euros. Não creio que seja necessário dizer que eles mereceram, é claro que todo o time se aplicou ao máximo para a conquista desse título. Entretanto o futebol do Chelsea é mais parecido com um time de handebol de que futebol. Veja dez jogadores na frente da área.
Enfim para mim, nunca verei beleza nesse estilo de jogo. Mesmo derrotado ouso dizer que Barcelona e Real Madrid são melhores times de futebol. Em se tratando de ferrolhos inesquecíveis, me lembrarei desse time azul.

Final da Liga

Maurício | 20/05/2012

Fala Victor!!

Acho que você colocou trocado a posição do D. Luiz ele jogou pela esquerda e o Cahill pela direita. E quando o Van Buyten entrou no jogo o Tymoshuck foi jogar de volante, concorda?

Sobre o jogo, quando o Drogba fez o gol no fim do segundo tempo, vi que tava pro Chelsea, depois que o Robben perdeu o penalti já nem precisava falar mais nada.. hehehehe

Agora o Drogba joga muito!!!

Abraço

Re:Final da Liga

Victor Lamha de Oliveira | 20/05/2012

Fala gaúcho! Tudo bom Maurício? Muito frio aí no Sul? Realmente eu coloquei os zagueiros invertidos...e nos dois campinhos...rs! Perdão pela falha! Sobre o Tymoshuck, tenho algumas ressalvas quanto ao seu posicionamento e do Van Buyten. Além de revezarem em alguns momentos, por vezes se formava uma linha de três defensores na defesa do Bayern, para equilibrar com os avanços dos meias ao ataque. Por isso o coloquei como volante e o Tymo de zagueiro. Mas você não deixa de ter razão! Não esqueça de que a casa também é sua irmão! Sobre o Drogba, esse é tipo o Romário: com ele em campo, o jogo nunca acaba! Exagerei ao compará-lo ao baixinho? Abraço!

Re:Re:Final da Liga

Maurcicio | 21/05/2012

Dae Victor, n'ao ta frio ate cara, nesse findi fez um calorzinho bom.. rsrsrs

N'ao precisa pedir perdao ermao..hueheuhe

Eh deu uma exagerada, mas eh muito fera mesmo, gosto muito do Drogba, mas como vc falou com ele em campo o jogo nunca acaba tipo o Romario neh.. huehehe

Abracao.. (onde eu to meu teclado ta falhando, por isso ta mal os acentos)

1 | 2 >>

Novo comentário