BOTAFOGO E A MOBILIDADE TÁTICA DE SEU 4-2-3-1

01/05/2012 02:49

 

O time de Oswaldo foi tão elogiado pela crítica que hoje resolvi assistir a reprise do jogo na íntegra. Realmente, o Botafogo jogou muito contra o Vasco, sendo a mobilidade tática de seu 4-2-3-1 a fonte de onde emanou sua grande superioridade em campo. No início do ano, o Botafogo foi menosprezado por ser o único time grande do futebol carioca que não estava na Libertadores. Agora o alvinegro chega à final jogando um futebol mais vistoso e veloz do que o do Fluminense, sendo tão eficiente ou mais do que a equipe de Abel Braga. A invencibilidade do time na temporada foi justificada pela brilhante atuação contra o Vasco, perdido no seu 4-3-3 fraco pelo meio e com jogadores isolados no ataque. Oswaldo de Oliveira postou sua equipe dessa forma:

 

 

Renato Maurício Prado divulgou em seu blog, após a partida, post intitulado: “Botafogo trucida o Vasco”, onde sabiamente escreveu:

 

 “(...) Enquanto o Glorioso usava e abusava das jogadas de velocidade, principalmente pelo lado direito da zaga cruz-maltina (uma autêntica avenida!), o Gigante da Colina se perdia em toques no meio-campo e pouca objetividade no ataque. Brilhante, contra o rubro-negro, Felipe não foi nem sombra do craque da partida anterior. Em contrapartida, Fellyppe Gabriel, escalado no lugar de Renato, garantia uma passagem rápida da bola da defesa para o ataque, sem comprometer o trabalho de marcação (...)”.

 

 As jogadas pelo lado esquerdo e a transição rápida da pelota, da defesa para o ataque, tem sido uma tônica do Botafogo de Oswaldo. Ontem em especial, muito pelo caráter ofensivo da escalação, mas também pela mobilidade tática de seu 4-2-3-1. Enquanto o 4-2-3-1 do Fluminense está cada dia mais óbvio e estático, sem nenhuma variável tática e jogadores fora de posição, o desenho tático do Botafogo tem se destacado por um inteligente preenchimento de espaços entre as intermediárias.

No domingo, Fellype Gabriel recuou para substituir Renato, lesionado e cortado da partida. Sua movimentação e seu posicionamento coadunaram com a disposição tática da equipe e sua necessidade de jogar mais rápido com a bola. Como Renato Maurício Prado bem colocou, Fellype garantiu uma transição veloz da bola e não prejudicou na marcação. Mas cabe ressaltar que Renato também tem jogado assim, como uma espécie de volante-meia, que marca e sai para o jogo, formando algumas vezes uma linha de quatro na criação.

Ontem conversando com nosso grande Danilo Costa, ele havia me dito que percebia claramente a formação dessa linha de quatro na criação do Botafogo, desenhando em campo um verdadeiro 4-1-4-1. Parabéns Danilo, foi perfeita sua percepção do desenho. Realmente o Oswaldo tem dado liberdade para um dos volantes subir e surpreender o esquema defensivo do adversário, além de compactar melhor o time nas ações ofensivas e defensivas.

No duelo de domingo o Botafogo tinha um triângulo no meio de campo, sendo que este se deslocava de acordo com a circunstância da partida. Maicosuel era uma espécie de segundo atacante pela esquerda, se dedicando exclusivamente para as jogadas incisivas de ataque. Já Elkeson dividia sua atenção com a criação de jogadas, caindo pelo meio de vez em quando, chegando a formar no campo, em algumas situações, o desenho de um 4-2-2-2 torto. São essas variáveis circunstanciais do desenho tático que tem dificultado os adversários do Fogão. Hoje, o time de Oswaldo de Oliveira joga o melhor futebol do Rio de Janeiro. Alguém discorda? Abraço!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

Tópico: BOTAFOGO E A MOBILIDADE TÁTICA DE SEU 4-2-3-1

Mão do técnico!!

Danilo Costa | 03/05/2012

Muito obrigado pela citação!!
Fala Victor, tudo bem? Não sei se vc leu o blog do PVC, por esses dias, mas ele disse q o Oswaldo de Oliveira não fez nenhuma inovação, q no time do Corinthians ja havia ocorrido de se colocar duas vezes meias como segundo volante com sucesso, caso de Elias e Paulinho. Mas o Felype Gabriel, se eu não me engano no flamengo ja chegou a jogar como centro-avante, geralmente jogava de segundo atacante... Gostei muito da escalação e postura do Botafogo!!
Parabéns pelo post!
Abraço

F. Gabriel

Maurício | 02/05/2012

Boa noite Victor, blz?

O Felype Gabriel ta atuando d segundo volante na ausência do Renato, é isso mesmo?

Mais uma pergunta, estão falando que o Sedoorf está indo para o Botafogo, aonde ele se encaixa nesse time?

Abraço!!

Re:F. Gabriel

Victor Lamha de Oliveira | 03/05/2012

Grande Maurício!!! Muito frio aí no Sul??? Aqui em Minas tá gelado irmão...rsrs! Foi a primeira vez que o Oswaldo recuou o Felype para fazer a função do Renato. E deu certo pela inteligência tática e mobilidade do jogador! Sobre o Seedorf, a chegada dele exigiria uma troca de esquema, tendo o Botafogo que jogar num 4-3-1-2 com o holandês de terceiro homem de meio, assim como faz no Milan. Acho que o 4-2-3-1 exige muita mais movimentação no meio de campo, algo que pesaria para o veterano holandês! Concorda? Abraço

Re:Re:F. Gabriel

Maurício | 03/05/2012

Muito frio nosúltimos dias aqui, aqui no inverno é muito rigoroso, mas hoje à tarde até que não estava muito frio..
Mas é bom um friozinho.. hehehehe
Achei interessante o Felype por ali, mas e com a volta do Renato ele sai do time?
Concordo com vc cara, acho que o Botafogo teria que mudar o esquema pro 4-2-3-1!!

Aqui no Sul estão falando muito que o Zé Roberto, x seleção e Santos, está com um pré-contrato assinado com o Grêmio, mas não é nada certo, ouvi conversar em sites, será que não sairia um post do Grêmio, com o Zé Roberto o possível reforço e sem ele? orço pra que ele venha, acho que ele se encaixaria como o armador que está faltando no Grêmio, antigamente ele jogava onde joga o Leo Gago hoje no Grêmio, mas agora com o avanço da idade, acho que passou mais pra criação. O que você acha desse jogador? Olhou o golaço do Marco Antonio contra o Fortaleza?hehehehe

Abraço

Fogããaããõ

João Vitor | 01/05/2012

Bacana o site Victor... mt manera essas analises pos jogo!!! pode tremer q o fogaaaao ta crescendo... abraços

Re:Fogããaããõ

Victor Lamha de Oliveira | 03/05/2012

Graaande João!!!!! Como vai garoto??? Feliz com seu Botafogo né...rs!!! Que bom que gostou das análises!!! A casa é sua, volte sempre!!! Muito bom ter sua presença aqui! Eu acho o Bota favorito contra o Flu na final do Carioca, por motivos técnicos e táticos! Será uma grande final! Abraço!!!

Com Oswaldo o Fogão evoluiu muito.

Marco Lima | 01/05/2012

Como um bom treinador, competente, capaz de propor variações táticas, faz a diferenças. O mesmo time, com exceção do Fellype, com Herrera e Loco Abreu no ataque, perdeu a Libertadores após uma sequencia de derrotas. Em 2012, a situação é diferente. Falta cobrir melhor o lado esquerdo e aguardar os bons resultados no futuro. Abração.

Re:Com Oswaldo o Fogão evoluiu muito.

Victor Lamha de Oliveira | 03/05/2012

Fala Marcão!!!!! Sempre um prazer contar contigo aqui no Painel Tático! Também acho que os espaços na esquerda, deixados pelo Márcio Azevedo são o ponto fraco desse Botafogo que vem se destacando! Vamos ver se o Abel vai tentar explorar essa fraqueza! Abraço!!!

Técnico corajoso

Fernando Farah | 01/05/2012

Além de termos um goleiro de seleção, um meio campo de alto competência e extremamente lúcido, temos agora um técnico que há muito não via no nosso querido Botafogo. Ele fala bonito, com inteligência, um gentleman. Porém me surpreendeu com a habilidade tática que simplesmente engoliu o Vasco. Um atacante só? Não, muito pelo contrário, nosso time atacava com mais de três jogadores e, às vezes, com cinco ou seis. A velocidade imposta no início do jogo deixou os vascaínos tontos. Eles não esperavam por isso. Dessa forma acredito que o nosso Fogão formatou-se e, certamente, fará uma partida de bom nível técnico com o Fluminense. Espero que o show se repita. Afinal, sempre que corremos por fora (89, 95, 2010,...) chegamos lá. É assim que deve ser. É assim que será! Força, Fogão!

Re:Técnico corajoso

Victor Lamha de Oliveira | 03/05/2012

Fala professor!!! É um enorme prazer recebê-lo aqui no Painel Tático!!! Eu também fiquei surpreso com a volúpia ofensiva do Fogão! Como você percebeu, por várias vezes o Botafogo atacou com cinco atletas, sem contar a ofensiva linha de quatro na criação, com a chegada de F. Gabriel. Com a certeza as finais contra o Fluminense serão grandes duelos, cheios de técnica e emoção! Oswaldo arrumou a casa e montou um grande time! Abraço e volte sempre!!!

1 | 2 | 3 >>

Novo comentário