BRASIL 1 x 0 ÁFRICA DO SUL: FALTA DE NORMA TÁTICA É O GRANDE PROBLEMA DE MANO

07/09/2012 18:50

 

Indefinição. Jogadores perdidos. Torcida revoltada e dotada de razão. O enredo do jogo entre Brasil e África do Sul não foi bom para Mano Menezes que, a cada atuação pífia, fica mais ameaçado de perder o comando do Brasil. A falta de padrão, de modelo, de normatização tática é o grande problema dessa Seleção, que literalmente não sabe como se portar coletivamente. Foram dois anos jogados fora e agora estamos vendo o peso dessa perda lastimável.

No plano tático, Mano Menezes veio com uma formação totalmente diferente daquilo que já usou no comando do Brasil. Nossa Seleção veio postada em duas linhas de quatro com Ramires de winger esquerdo, Lucas de winger direito, Rômulo de primeiro volante e Oscar como um típico box-to-box. Neymar veio como um meia atacante com liberdade para flutuar por todo ataque e Damião fazendo o pivô. Já a África do Sul veio armada num fechado 4-4-2 em linhas. Esse foi o painel tático do primeiro tempo:

 

 

Na primeira etapa verificamos a equipe brasileira perdida em campo. O Brasil até que tentou caprichar na movimentação e na alteração de posições, mas de forma desordenada não conseguiu efetividade e volume ofensivo de jogo com tal medida. E foram várias as alternâncias de posição. Tiveram momentos em que Ramires fez o winger direito e Oscar o winger esquerdo, com Lucas e Rômulo no centro. Também consegui vislumbrar, em determinados momentos, Lucas e Oscar abertos com Ramires e Rômulo no meio.

Entretanto, nenhuma dessas trocas surtiram efeito. Movimentação treinada e devidamente encaixada é uma coisa. Correria para demonstrar vontade é outra totalmente diferente. A cada jogo deflagramos com mais clareza a falta de padrão e coerência no “trabalho” de Mano Menezes. O nome do Brasil nessa partida era bagunça. Senti tristeza de ver nosso time nessas condições com menos de dois anos para o início da Copa. Um absurdo!

Na segunda etapa, Mano Menezes, sem qualquer convicção tática, decidiu retornar ao 4-2-3-1. O Brasil voltou com Ramires e Rômulo na cabeça de área, Lucas pela direita e Neymar pela esquerda. Logo após, Mano tirou Marcelo, Rômulo e Damião. Entraram Alex Sandro, Paulinho e Hulk. O Brasil jogou poucos minutos com Hulk pela esquerda, Neymar de falso 9 e Lucas pela direita. Pouco depois, nosso “grande treinador” tirou Lucas e colocou Jonas. Neymar voltou para a esquerda, Hulk foi para a direita e Jonas foi para a ponteira de ataque. Esse foi o painel tático do  Brasil no segundo tempo:

 

 

E foi esse time desfigurado, valendo-se do cansaço e da descompactação africana, que conseguiu o gol de honra com Hulk. Estava tão triste com a fraquíssima atuação técnica, e, sobretudo tática do Brasil, que não tive estômago para comemorar o gol. O que vislumbrei durante toda a partida foram jogadores perdidos e uma audaciosa tentativa de implantar uma difícil movimentação sem qualquer base ou treinamento.

Estou tão aborrecido e descrente que finalizo meu post por aqui. Sinceramente não entendo a manutenção de Mano Menezes na Copa do Mundo mais importante de nossa história, a nossa chance de apagar o trauma de 1950. Despeço-me fazendo um apelo que deve ser o da maioria dos torcedores brasileiros: FORA MANO!!! Abraço!

 

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BRASIL 1 x 0 ÁFRICA DO SUL: FALTA DE NORMA TÁTICA É O GRANDE PROBLEMA DE MANO

Não da mais

Maurício | 08/09/2012

É Victor, ta passando da hora de dar um jeito na na nossa seleção heim, pq desse jeito vamos passar vergonha na Copa das Confederações e Copa de 2014!

Ta na hora de convocar alguns jogadores com experiência na seleção, tem que levar o Kaka, Luis Fabiano e Fred, não confio muito no Damião, pra mim ele ta atrás dos dois centro avantes que citei! E Kaka eu ainda acho que tem futebol pra jogar na seleção falta só o Mourinho dar chance pra ele no Real!
Outro jogador que tem que ser lembrado é o Felipe Luis do Atlético de Madrid, pra ser ao menos uma sombra no banco do Marcelo, tenho certeza que ele joga mais que o Alexsandro e Adriano, ele nunca é lembrado pelo nosso treinador.Assim como o Nene do PSG.
David Luis eu acho que me enganei com ele, a impreensa exagera de mais .. Daniel Alves é outro que é puro Marketing, Maicon tem que voltar, ou então investir no Mario Fernandes, esse garoto tem futebol!

É isso, tem que dar um jeito, se não... nem na faze de grupo da Copa passamos!

Abraço!

Re:Não da mais

Victor Lamha de Oliveira | 10/09/2012

Fala gaúcho!!! Como vai tricolor? Sobre o Fred e o Luís Fabiano, eu concordo com você! Estamos precisando de "peso", experiência e poder de decisão no ataque. Sobre o Kaká, sou um grande fã da qualidade de seu futebol. Porém, tem quase dois anos que ele não joga, o que dificulta sua convocação. Sobre o Mario Fernandes, foi o garoto que renegou a camisa amarela. Concordo com você sobre a questão do tempo. Falta praticamente um ano para a Copa das Confederações e não temos uma equipe, mas sim um bando vestido de amarelo.Abraço!

Errar é U"mano

Raniery Medeiros | 08/09/2012

Mais uma vez aprendendo com você, Victor.

Vamos lá:

Eu acredito que o jogo foi digno de vaias. Mas com dois minutos de jogo? Será que já foi algo premeditado? O torcedor Paulista, historicamente, é assim.

Fiquei perturbado e até achei que o Mano estivesse pregando uma "háá, pegando do Mano". Mas n! Sonho meu. Como vc bem salientou "A falta de padrão, de modelo, de normatização tática é o grande problema dessa Seleção(...)

Como uma seleção consegue ficar tão perdida em campo?
Não vi lances de aproximação dos volantes. Já que os dois laterais foram muito bem marcados.
Não vi nenhuma obediência do Lucas em fazer a rotação. E também chorou muito pra não jogar nada.
De positivo? A segurança do Diego Alves.

O segundo tempo melhorou após as entradas de Hulk e Paulinho. O Segundo ainda chegou ao ataque em uma das suas tipicas jogadas feitas no corinthians.

Neymar foi chamado de pipoqueiro. Longe disso.
Ele precisa ter espirito coletivo e colocar seu potencial de driblador em jogo até nos momentos de maior pressão. Prender muito a bola só faz com que o time adversário se recomponha rapidamente.

Realmente, um time desfigurado.

Parabéns!

p.s: o Marcelo, bem como o Felipe Melo, tem cara de quem já entra em campo pensando em ser expulso.

Re:Errar é U"mano

Victor Lamha de Oliveira | 10/09/2012

Grande Raniery! É um prazer ter você aqui no Painel participando de nossa arena de debates! Seja bem vindo irmão! Como disse no grupo de Discussões táticas no Facebook, também achei nas vaias precipitadas e exageradas! O trabalho de Mano é desqualificado e não está merecendo aplausos, mas vaiar com dois minutos foi uma grande falta de respeito. Achei perfeito o que falou sobre o Neymar: "Ele precisa ter espirito coletivo e colocar seu potencial de driblador em jogo até nos momentos de maior pressão. Prender muito a bola só faz com que o time adversário se recomponha rapidamente". Concordo plenamente! Abraço!

Bagunça!!

Danilo Costa | 08/09/2012

Mais uma vez excelente post!!
Sem mais comentários, vc já disse tudo!!
Minhas opiniões sobre seleção vc já tá cansado de saber....uahauhauhauhauahuahuahuahua....

Grande abraço!!

Re:Bagunça!!

Victor Lamha de Oliveira | 10/09/2012

Grande Danilão! Obrigado pelo elogio! Sei suas opiniões sobre a Seleção e concordo com a maioria delas! Obrigado pela participação! Abraço!

Novo comentário