BRASIL 1 x 1 COLÔMBIA: KAKÁ JOGA COMO SEGUNDO ATACANTE

15/11/2012 02:59

 

Na milésima partida da brilhante trajetória da Seleção Brasileira, a Colômbia, como esperado, endureceu a disputa e o empate acabou sendo um resultado justo para esse jogo disputado e pouco brilhante no aspecto técnico. No plano tático, não tivemos nenhuma novidade, vindo às duas equipes postadas no 4-2-3-1. Apesar de jogarem no mesmo esquema, as estratégias e o grau de padrão tático foram diferenças visíveis no tablado. Abaixo, o painel da partida no primeiro tempo:

 

Brasil e Colômbia no 4-2-3-1: Seleção veio com Thiago Neves bem aberto pelo flanco esquerdo, cumprindo a mesma função tática que desempenha no Flu, ou seja, encostando-se aos volantes para auxiliar na marcação. Oscar ficou pela direita e centralizou bastante, trocando várias vezes de posição com Kaká, que foi escalado, praticamente, como um segundo atacante. Na Colômbia, uma execução mais uniforme do esquema da moda, com Rodríguez centralizando e Martínez mais agudo com Cuadrado pela direita.

 

 

O Brasil tentou marcar a saída de bola e trabalhou bastante as trocas de posição entre Oscar e Kaká, com Thiago mais preso na esquerda. Aos 23 minutos, Neymar recebeu ótima bola de Daniel Alves e, na cara do gol, conseguiu cabecear em cima do goleiro Ospina. Nessas horas sentimos a falta que faz, dentro da área, um centroavante de ofício. Dessa vez Mano colocou Kaká para jogar da mesma forma que atua, quando entra, pelo Real Madrid, mais próximo da área como segundo atacante.

Aos 30 minutos, quase que o craque do Real fez um golaço tocando de cobertura. A bola caprichosamente tocou o travessão, impedindo um belo gol do Brasil. Thiago marcou muito, como no Fluminense, o que também fizeram Paulinho e Ramires, muito bem no desarme. A Seleção fez um bom primeiro tempo, tocando bem a bola e impedindo a Colômbia de explorar sua força ofensiva. O gol colombiano, marcado por Cuadrado, saiu aos 44 minutos, numa bobeira pelo flanco esquerdo da defesa canarinho.

 

 

Inversão de Oscar com Kaká. No detalhe, o jogador do Chelsea vem pensar o jogo pelo centro, enquanto o jogador do Real infiltra pela direita para receber a bola. No primeiro tempo a inversão foi constante, o que não se repetiu na segunda etapa. Percebam Thiago Neves bem aberto, “alargando” a defesa adversária para que sobre espaço para o trio de craques do Brasil.

 

 

A entrada de Thiago Neves compondo uma linha no meio, tentando fazer o mesmo papel que Di Maria cumpre na Argentina, equilibrou o setor de meio e deu mais liberdade para o trio de craques Oscar, Kaká e Neymar. Entretanto, fica perceptível que Mano, convicto quanto ao esquema, está em dúvida quanto a estratégia a ser aplicada. Se no primeiro tempo o time teve um 4-2-3-1 com Kaká quase como segundo atacante, invertendo sistematicamente com Oscar, no segundo tempo ficou quase que explícito um típico 4-4-2 britânico:

 

Brasil na segunda etapa (jogou assim até os 27 minutos, quando Lucas entrou na vaga de Thiago Neves): a formação da linha de meio, mais sutil no primeiro tempo, ficou plenamente visível na etapa complementar. As inversões entre Kaká e Oscar não se repetiram.

 

 

Flagrante da primeira etapa: Linha de quatro no meio com Neymar e Kaká soltos pelo centro. No segundo tempo a execução do 4-2-3-1 se aproximou ainda mais do 4-4-2 inglês.

 

 

Jogando no 4-4-2 em linhas no segundo tempo, o Brasil sofreu bastante com o time colombiano, que partiu para ganhar o jogo. Mesmo não jogando bem, Neymar fez grande jogada pela esquerda e empatou a partida aos 19 minutos, fazendo mais um gol com sua assinatura de craque. Após o gol brasileiro a Colômbia adiantou o time foi jogar no campo brasileiro, o que diminuiu consideravelmente o volume de jogo ofensivo do time de Mano. Com Oscar sumido pela direita e Thiago Neves visivelmente cansado, aos 27 minutos o técnico do Brasil desmontou as linhas e postou o time num simétrico 4-2-3-1:

 

Mano pensou em colocar Damião no lugar de Thiago Neves. Porém, quando ia fazer a substituição, Neymar empatou em lance individual. O treinador segurou a alteração e só mudou aos 27 minutos, colocando Lucas e postando o Brasil num típico 4-2-3-1 sem referência fixa.

 

 

Aos 35 minutos, Paulinho deu belo toque de calcanhar para que Daniel Alves infiltrasse. Ao penetrar na área, o lateral foi derrubado por Armeiro. O juiz marcou pênalti, mas Neymar isolou a bola, mandando muito longe da baliza de Ospina. A Colômbia, nesse momento, finalizava mais que o Brasil e parecia não temer a derrota, buscando a vitória e assustando com frequência. Oscar, sacrificado taticamente, acabou saindo para a entrada de Giuliano. Acho que o meia do Chelsea cumpriu bem a transição defensiva da linha de meio, faltando mais participação, sobretudo na segunda etapa, na transição ofensiva.

Apesar de não ter vencido, creio que o Brasil jogou bem, sendo esse duelo um verdadeiro teste para a equipe de Mano Menezes. Começamos a enxergar, dois anos depois, resquícios de padrão tático e a formação de uma equipe competitiva. O jogo foi bom e dinâmico, o que demonstrou, mais uma vez, que Kaká tem condições de atuar por toda partida, sendo a reserva no Real apenas uma opção de Mourinho. A Seleção não está brilhante, mas parece querer rumar para o lugar certo. Não vou comemorar empate com a Colômbia, mas me agradou a consistência da apresentação brasileira. Vamos aguardar o processo de desenvolvimento dessa equipe. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BRASIL 1 x 1 COLÔMBIA: KAKÁ JOGA COMO SEGUNDO ATACANTE

nota 10!

Juan | 16/11/2012

Oi Victor, passando pra dizer que conheci o site hoje e adorei cara! Parabéns! Análise perfeita! Brasil está evoluindo!

Re:nota 10!

Victor Lamha de Oliveira | 17/11/2012

Olá Juan! Seja bem vindo ao Painel! A casa é sua! Sente, puxe uma cadeira e vamos falar de futebol! Obrigado pelos elogios e espero sempre vê-lo participando conosco. A família do site aumenta a cada dia que passa! Também vejo, finalmente, uma certa evolução no time do Mano. Abraço!

SOBRE A ANÁLISE COLOMBIANA

FABIO | 16/11/2012

Discordo sobre o 4231 colombiano, na minha análise Valência jogou na lateral direita (apesar de ser volante), Martinez no ataque e Cuadrado na meia direita. Sendo assim, a Colômbia entrou em campo no 442 desdobrado hora no 4132, hora no 442 em linha. Sobre Kaká, concordo com a sua análise. Quem deixou muito a desejar foi T. Neves e Mano Menezes que forçou Daniel Alves à atacar sempre pelo meio.

Re:SOBRE A ANÁLISE COLOMBIANA

Victor Lamha de Oliveira | 17/11/2012

Olá Fabio! O nosso amigo Jhons Eloi também enxergou um 4-4-2 na Colômbia, com Valencia de lateral e Cuadrado pelo meio. Até olhei de novo alguns lances da partida e confesso ter enxergado uma hibridação de esquema, afinal, por vezes, Cuadrado recuava bastante, formando a linha de quatro zagueiros. Sobre o Valencia, no primeiro tempo, perceba que ele faz várias faltas jogando de volante pela direita. Enxerguei o 4-4-2 como uma variação tática do 4-2-3-1, esquema base da equipe. Por muitas vezes ficou visível a formação da linha de três no ataque, com Martinez, Garcia e Rodriguez. Entretanto, você e o Jhons me ajudaram a ver a constância da variação, algo que não tinha percebido. Respeito sua opinião e digo novamente: estamos aqui para aprender! Agradeço a vocês por me ajudarem na complementação do texto. Abraço!

Re:Re:SOBRE A ANÁLISE COLOMBIANA

FABIO | 22/11/2012

Um dos motivos que me faz enxergar 442 foi o recuo do Cuadrado. Sempre que ele recua Valencia ficava na cobertura da jogada, formando uma linha de 5, ou seja, linha de 4 mais winger recuado para o flanco, assim como Jorge Henrique e Alessandro fazem no Corinthians. Provavelmente a Colômbia veio assim porque nos últimos jogos o Brasil jogou com Kaká e Neymar explorando bastante o flanco esquerdo do ataque.

Fiquei "Satisfeito"

Marcus Vinicius | 15/11/2012

Salve Victor!

foi um belo jogo, eu acompanhei jogos anteriores da seleção e apos o termino dos jogos eu pensava: nossa perdi 2 horas na frente da televisão para ver uma equipe totalmente perdida taticamente e sem entrosamento nenhum.

Ontem foi diferente, um jogo muito bom, como você disse no texto o Oscar foi muito sacrificado, eu colocaria ele pra jogar centralizado, dando liberdade pra ele buscar jogo em qualquer lado do campo, ele tem muita mobilidade e visão de jogo, é um jogador que joga com a cabeça erquida, tem que ser o "cerebro" desse time. Já o Neymar como falso 9 foi muito discreto, me parecia um tanto nervoso e sendo marcado por uma equipe muito forte e com jogadores que jogam na europa se mostrou um jogador "comum" (NÃO ESTOU DIZENDO QUE O NEYMAR É COMUM, MAIS NESSA PARTIDA FOI, E ERROU MUITOS PASSES). O Kaka fez uma otima partida, se movimentou muito, e pra mim tem que jogar na esquerda invertendo com o Oscar as vezes e caindo pelo meio, fico muito feliz de ver o Kaka voltando a apresentar um bom futebol, mostrando que está muito bem fisicamente também. Thiago Neves "jogou pro time", porem acho muito fraco pra jogar na seleção brasileira, errou muitos passes, marcou bem e ajudou a equipe mas creio que temos melhores opções. Paulinho e Ramires dispensa comentários, jogaram muito bem, fizeram poucas faltas, roubaram muitas bolas, são belissimos jogadores e com algumas caracteristicas diferentes, o paulinho infiltra muito bem e vem por tras "armando o jogo" e dando opção entrando na area como fez em outros jogos na seleção e fez muito bem no Corinthians, já o Ramires carrega um poucos mais a bola com muita velocidade fazendo assim a transição defesa/ataque muito rapida e mortal como foi comprovado na UCL sendo decisivo no Chelsea. Daniel Alves foi bem, não foi o Daniel do Barça mais me agradou, entrando em diagonal como no lance do penalti subindo bastante e dando velocidade na saida do time, Thiago Silva joga muito, seguro, sabe sair jogando muito bem, um MONSTRO. David Luiz é um otimo zagueiro também só precisa ser um pouco mais frio e fazer o dele, não querer sair driblando o time adversario inteiro e querer "resolver" alguma coisa. Leandro Castan fez uma boa partida, está ainda se acostumando com os padrões europeus e creio que daqui uns 2 ou 3 anos sera um dos principais zagueiros do futebol mundial, creio que a linha de quatro defensiva está definida com o Marcelo voltando.

como disse acima, fiquei feliz com o desempenho da seleção estamos em uma crescente muito boa e creio que dias melhores estão por vir.


abraço!

Re:Fiquei "Satisfeito"

Victor Lamha de Oliveira | 17/11/2012

Grande Marcus! Obrigado por estar sempre participando! Sobre essa questão do posicionamento do Oscar, te convido a participar de um post que fiz sobre o tema e que publicarei hoje a noite. Oscar foi sacrificado porque não centralizou muito, jogando mais de winger do que de meia de criação. O Thiago Neves jogou para o time e estava visilvelmente nervoso, assim como o Neymar, meio perdido jogando na nova posição. Sobre a atuação do Brasil, creio que esta nos agradou por termos enxergado uma grande virtude nessa nova equipe que surge: competitividade! Abraço!

Posicionamento do Oscar

Júlio | 15/11/2012

Não gostei do posicionamento do Oscar, Apesar de ter certa agilidade não é um ponta, e acabou sendo sacrificado taticamente ao ser escalado na direita. Oscar tem de ser fixado no centro, independentemente do Kaká estar em campo ou não, até por que hoje, o Oscar é melhor que Kaká e tem de ter a preferencia. Acho que a seleção. principalmente na parte tatica, sentiu falta do Hulk, odiado por muitos dos torcedores.

Re:Posicionamento do Oscar

Victor Lamha de Oliveira | 17/11/2012

Olá Júlio! Como disse ao Rodriguinho, sobre essa discussão que trata do posicionamento correto de Kaká e Oscar, preparei um texto especial. Vou publicá-lo hoje a noite e conto também com sua participação! O tema merece uma abordagem mais completa e um debate mais profundo. Só para comentar, concordo com você: Oscar foi sacrificado taticamente e até que fechou bem os espaços na transição defensiva. O problema é que sumiu no aspecto técnico. Achei até que iria se sair melhor pelo lado, afinal jogou bem assim no Internacional. O ideal, em minha opinião, seria Kaká pelo centro e Oscar pelo flanco. Porém, esse posicionamento depende do rendimento de Oscar, atual parâmetro do meio de campo da equipe! Te aguardo no post sobre o tema. Abraço!

esquema ingles

Rodriguinho | 15/11/2012

Gosto do sistema ingles porque ele libera dois jogadores. Kaka e Neymar pelo centro quando estiverem entrosados vai dar trabalho. Oscar tem que acostumar pelos lados porque tem mais saude que Kaka. Abraçao! To sempre por aqui!

1 | 2 >>

Novo comentário