BRASIL 3 x 0 NOVA ZELÂNDIA: MANO APRESENTA UMA FORMA DE JOGAR INTERESSANTE

01/08/2012 14:11

 

A Seleção Brasileira jogou o necessário para bater a frágil e inofensiva Nova Zelândia. Com os desfalques de Hulk e Ganso, Mano Menezes aproveitou para fazer alguns testes. Além de algumas substituições, trouxe a campo uma nova variação tática. Teoricamente, o Brasil veio postado no seu costumeiro 4-2-3-1. Mano colocou Alex Sandro na vaga de Oscar, Lucas na vaga de Hulk e Danilo no lugar de Rômulo. Damião também retornou ao time titular.

 Entretanto, apesar do desenho tático ser o 4-2-3-1 com Neymar pela esquerda e Lucas pela direita, a equipe do Brasil apresentou uma variação tática interessante, ainda não apresentada por Mano Menezes. Sem Oscar e Ganso, escalou Neymar pela esquerda e Alex Sandro para compor o meio central. No entanto, quando a bola era recuperada Neymar recuava para receber o passe e pensar o jogo, como um legítimo meia atacante pela esquerda. Esse foi o painel tático do duelo:

 

 

Tal esquemática proporcionou mais movimentação, porém diminuiu o volume de articulação. Com essa alternância de posição entre Neymar e Alex, quando o craque santista vinha para o meio criar as jogadas, o lateral do Porto compunha a linha de quatro que se formava pelo meio, com Lucas fazendo o mesmo papel pela direita. Foi por obediência tática que o meia do São Paulo ficou mais preso pela ala e não centralizou muito na criação, o que somente aconteceu no segundo tempo.

Durante a transmissão, Eduardo Cecconi, sempre cirúrgico, pelo Facebook comentou: “Brasil marca no 4-4-2 em duas linhas bem definidas, deixando Neymar liberado para se movimentar em todo o campo ofensivo, como 2º atacante.” Exatamente isso! Já tinha percebido essa formação da linha no meio campo, o que me fez lembrar o Atlético Mineiro de Cuca, que tem feito exatamente a mesma coisa para potencializar o rendimento de Ronaldinho, como comentado aqui no Painel Tático em postagem anterior. Esse é o 4-2-3-1 atleticano. Em termos estratégicos, um verdadeiro 4-4-2 em duas linhas:

 

 

Foi justamente o que aconteceu com a Seleção hoje. O time foi escalado no 4-2-3-1, porém a estratégia era liberar Neymar como segundo atacante num típico 4-4-2 em linhas. Cuca resolveu adequar o seu 4-2-3-1 ao craque do time, já sem a velha mobilidade para exercer a função de atacante pela ponta esquerda. Assim como o Fluminense de Abel e o Corinthians de Tite, o Galo tem jogado numa moderna versão estratégica do 4-2-3-1, uma verdadeira evolução tática do sistema, que na verdade é um retrocesso às suas origens, muito provavelmente o 4-4-2 em duas linhas de quatro. Mano fez a mesma coisa com Neymar na manhã de hoje, porém com o respaldo de Alex pela esquerda:

 

 

Cabe ressaltar que o Brasil ainda não tinha jogado dessa forma. Mesmo atuando com Neymar de meia central no jogo contra o Egito, na oportunidade a equipe de Mano não se defendia com duas linhas. Hulk e Oscar não desempenharam essa função, tanto que o Brasil deixou espaços no meio para o Egito criar. Também é bom lembrar que dos três gols de hoje, dois foram marcados pelos volantes, tão ausentes nas partidas anteriores. Creio que o dinamismo e participação dos volantes advêm da experiência tática usada contra a frágil Nova Zelândia. Pode ser uma boa saída tática, até mesmo para a Seleção principal, fazendo essa mesma variação com Ramires e Neymar pela esquerda. Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BRASIL 3 x 0 NOVA ZELÂNDIA: MANO APRESENTA UMA FORMA DE JOGAR INTERESSANTE

É isso ae

Maurício | 01/08/2012

Infelizmente não pude assistir o jogo de hoje!

Mas bem interessante jogando com "4 laterais" já que Danilo e AlexSandro são laterais neh!

Achi interessante as formações que vc postou, mas imaginei com esse jogadores que form a campo que Mano iria escalar o time assim :

______________________Gabriel_____________________
_______________Thiago___________Juan______________
______Rafael____________________________Marcelo____
______________________Sandro______________________
______________Danilo__________Alex Sandro___________
__________________Lucas___________________________
______________________________Neymar_____________
_______________________Damião____________________

Um 4-1-2-1-2 torto tipo o da seleção de 2010 seria interessante tbm neh !

Re:É isso ae

Victor Lamha de Oliveira | 03/08/2012

Grande Maurício!!! Sempre uma honra recebê-lo aqui no Painel! O Brasil jogou com 4 laterais na teoria, porque Danilo e Alex Sandro foram meias. Aliás, jogaram muito bem no meio de campo, principalmente Danilo. Com certeza, com esses nomes Mano poderia ter escalado o time ilustrado por você, um autêntico 4-3-1-2 argentino com Lucas de enganche. Gostei muito dessa opção! Porém, Mano escalou a equipe num híbrido 4-2-3-1/4-4-2, versão estratégica nova do 4-2-3-1, usada pelo Chelsea, pelo Fluminense, pelo Corinthians, pelo Atlético Mineiro e agora pela Seleção Brasileira. Abraço!

Gostei

Danilo Costa | 01/08/2012

Fala Vitão!!, Tranquilo???
gostei do esquema de hj, ainda mais a variação do marcelo com o alex, as descidas do rafael, o apoio do danilo... faltou um pouco mais de jogadas entre Lucas e Rafael.... Mas parecia um 4-4-1-1, bem ofensivo, q as vezes virava 4-1-4-1... vle a experiencia.... agora a seleção ta ficando com cara de time.... com variações e novas opções!!

Re:Gostei

Victor Lamha de Oliveira | 03/08/2012

Fala Danilão, tudo bom garoto? Acho que o Lucas foi sacrificado pelo esquema tático que o prendeu muito na marcação. Ele nunca jogou assim pelo São Paulo. Você enxergou muito bem, afinal o 4-4-2 do Mano, que liberava Neymar, também é muito parecido com o que Sabella tem feito na Argentina com Messi. Damião ficou na ponteira de ataque e Neymar flutuando por todo campo ofensivo, o que desenhou um verdadeiro 4-4-1-1. Seleção está ficando com cara de time porque está ganhando padrão tático. Abraço!

Novo comentário