BRASIL 8 x 0 CHINA: EM TERRA DE CEGO, QUEM TEM UM OLHO É REI

11/09/2012 01:15

 

Apesar da goleada exagerada para um jogo entre seleções nacionais, o Brasil venceu mas não convenceu. Nem aqui e nem na China. Para quem ficou de fora das Eliminatórias, insistir em amistosos contra equipes inexpressivas se configura num erro crasso e perigoso. No plano tático, Mano Menezes retornou ao 4-2-3-1 com Neymar de falso 9, Oscar centralizado, Lucas pela esquerda e Hulk jogando como brilhou no Porto. Já os chineses vieram postados em duas linhas de quatro sem qualquer compactação. Esse foi o painel tático da partida:

 

 

Diante de um adversário tão frágil e que deu tanto espaço, fica difícil tecer muitos comentários. Concordo que nessa partida deu para perceber um resquício ínfimo de atitude, de buscar o jogo e honrar a camisa de futebol mais vitoriosa e respeitada do planeta. Entretanto, o “duelo” contra um dos piores times que já assisti não pode ser parâmetro para nada. Taticamente, o interessante é perceber que Mano começa, novamente, a tomar outro rumo estratégico e tático. Percebemos isso com o retorno de um 4-2-3-1 assimétrico e mais equilibrado.

Na nova estratégia do treinador brasileiro, Ramires faz o segundo volante e chega com constância ao ataque. Pela direita Hulk joga mais incisivo, enquanto na esquerda Lucas procura centralizar e auxiliar Oscar na armação. Este, aliás, destacou-se pela movimentação e pela perspicácia em explorar a inocência dos chineses. Neymar fez bem o falso 9, sendo na verdade, e pelo espaço, um autêntico centroavante. Lucas também mostrou que uma sequência era o que precisava para mostrar um futebol melhor.

O resultado foi mais satisfatório porque dessa vez Mano deixou de inventar. Parece que nosso treinador entendeu que não temos a cultura tática de jogar com wingers, que Ramires é segundo volante e que Oscar tem que jogar centralizado, fazendo a meia de criação da equipe. A questão agora é testar essa equipe contra um time qualificado e que saiba marcar. Ter atitude com a camisa da Seleção é obrigação. Praticar um bom futebol é honrar o manto amarelo, e isso a equipe de Mano ainda não fez. Infelizmente, a goleada por 8 a 0 não serve de alento. Abraço!

 

 

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BRASIL 8 x 0 CHINA: EM TERRA DE CEGO, QUEM TEM UM OLHO É REI

Goleou como tinha que ser..

Maurício | 11/09/2012

Fala Victor, blz?!

Ontem o Brasil fez o certo goleando uma seleção muito mais fraca. E poderia ter sido mais ainda.. hehehe

Sobre o esquema tático eu gostei da função que o Neymar fez ontem lembrando muito o Messi do Barcelona, fazendo o famoso falso 9. Gostei do Ramires tbm, fazendo a função de 2° volante!

Não venho gostando dos nossos laterais, eles que eram um dos setores que parecia ser de "menos" carência na equipe, mas os dois não vem jogando bem!

Abraço!!

Re:Goleou como tinha que ser..

Victor Lamha de Oliveira | 14/09/2012

Grande Maurício! Amigo, também gostei de Neymar como falso 9 e só enxergo Ramires como segundo volante na Seleção. O problema, como citado, é que esse jogo não pode servir de base para qualquer tipo de avaliação. Vamos ter que esperar um confronto digno para ver se encaixa de verdade. Os laterais estão decepcionando mesmo. Falta padrão tático e compatação, o que dificulta um jogo mais eficaz pelos flancos. Abraço!

Futuro ...

Max | 11/09/2012

Como sempre nota 10 Vitao !

Sim o Brasil fez o que se espera ... vi o jogo mais como um propulsor de animo do qualquer outra coisa .

Pensando no futuro vejo a ideia de falso 9 um coisa mais didática do que aplicavel já que tenho grande certeza que mano irá chegar no neymar e falar " muleque jogo igual aquele dia contra a china so um pouco mais pra esquerda " hahaha em alusao a forma flexivel que neymar atuou hoje caindo por varios cantos do campo como deve ser com a bola ... cito tambem aquilo que foi um estalo filosofico pra mim e pro Casagrande o brasil , reconstrui a selecao RENOVAR seria buscar a mistura do novo com o BOM velho o que hoje ´nao temos na selecao e tira muito da forca dela imagine um kaká jogando nesse meio no lugar do hulk fazendo o que lucas fez ajudando oscar na armacao e caindo pelas pontas ou entao robinho que é mais jovem ... é questao de vontade de nossos medalhoes para termos novamente uma selecao renovada e nao reconstruida do zero

Re:Futuro ...

Victor Lamha de Oliveira | 14/09/2012

Grande Max! Adorei sua expressão "propulsor de ânimo"! Encaixou-se perfeitamente ao caso em tela! Aquela geração de Robinho, Kaká, Ronaldinho e Adriano, além de não ter ganho uma Copa para o Brasil, foram esfacelando suas carreiras e deixaram a geração atual orfã de parametro. Uma pena! Como bem salientado por você, renovar, reconstruindo do zero, torna o processo qualitativo bem mais lento! Nos resta confiar na nossa habilidade e capacidade de recuperação! Abraço!

Novo comentário