BREVE PITACO DO DUELO ENTRE BARCELONA E PSG

11/04/2013 00:14

 

Amigos, ontem estive comentando o jogo do Tupi, que estreou na Copa do Brasil contra o Luverdense. Com pouco tempo, fiz somente um breve pitaco sobre o duelo entre Barça e PSG. No Bate Bola 1ª Edição, PVC lembrou uma coisa muito importante: se o Barcelona passasse pelo PSG e avançasse até a semifinal da Champions, seria a 6ª semifinal seguida. O interessante é que desde 2008, quando iniciou a sequência, passaram três treinadores por esse processo: Rijkaard, Guardiola e Tito Vilanova. Isso mostra a força da filosofia de jogo dos blaugranas.

No plano tático, o Barça veio postado no costumeiro 4-3-3 e, mesmo sem Messi, tentou jogar da mesma forma como atuou contra o Milan no jogo de volta das oitavas e contra o PSG pelo jogo de ida das quartas. Já Ancelotti, veio com um esquema bem interessante, com o time marcando no 4-4-2 em linhas e atacando com uma espécie de 4-3-2-1, com Lucas e Lavezzi mais pelo meio e Ibrahimovic na ponteira de ataque. Pastore ficou mais preso, quase como um terceiro volante para auxiliar na marcação.

 

Painel tático do primeiro tempo: Barça no 4-3-3 e Paris Saint Germain no 4-4-2 britânico. No time espanhol, Villa procurava jogar entre o zagueiro e o lateral, novamente sendo a referência na área. Fábregas buscava espaço às costas dos volantes do time francês, que ficaram mais plantados na marcação. Pedro era o responsável pela profundidade do lado esquerdo e Daniel Alves tinha a mesma função pelo flanco direito, com Alba mais preso para ajudar na marcação de Lucas. No PSG, como bem percebido por Paulo Calçade, Ancelotti colocou Lavezzi para jogar nas costas de Daniel Alves, o que tirava Piqué da cobertura e esvaziava a marcação de Ibra, que ficava no mano a mano com Adriano. Lucas e Lavezzi trabalhavam como dois meia-atacantes atrás do sueco, com Pastore praticamente se incorporando aos dois volantes. Lucas jogou por dentro e o argentino pouco subiu na etapa inicial.

 

 

Carlo Ancelotti armou o time muito bem, montando várias armadilhas para aproveitar o estilo e as jogadas do adversário. Sabendo que Alba ficaria mais preso e Daniel Alves subiria como ponteiro, prendeu Pastore e soltou Lucas para jogar mais avançado. Entretanto, era só perder a bola que rapidamente se formava a linha de meio. O Barcelona teve a posse na etapa inicial, mas, proporcionalmente, atacou pouco. Já o Paris Saint Germain fazia a transição ofensiva de forma rápida e finalizou várias vezes com perigo, o que é complicado contra o Barça atuando no Camp Nou.

Na segunda etapa, logo aos 4’ o PSG fez o primeiro gol. Após tabela com Ibrahimovic, Pastore avançou até a área e chutou na saída de Valdés. O gol do time francês foi uma verdadeira aula de contragolpe. Foi a sétima assistência de Ibrahimovic nessa edição da Liga dos Campeões. Com isso, não restou alternativa para Tito Vilanova, que chamou Messi para mudar o panorama da partida. Adriano sentiu uma lesão e também teve que ser substituído por Bartra.

 

Aos 16’ da segunda etapa, Vilanova sacou o inoperante Fábregas e colocou o genial Messi, que entrou para decidir e distribuir o jogo. Busquets ficou mais preso à frente da zaga e o resto do time se mandou, empurrando as linhas de marcação do PSG para seu campo de defesa.

 

 

Com tamanha pressão, aos 25’ o Barcelona chegou ao empate. Messi envolveu a defesa francesa e deixou a bola com Villa. A pelota acabou sobrando para Pedro, que bateu com firmeza para empatar: 1 x 1. Depois do empate, Ancelotti tentou e fez as três mudanças que podia. Saíram Jallet, Verratti e Lavezzi. Em suas vagas entraram Van Der Wiel, Beckham e Gameiro. Entretanto, o Barcelona mandava na partida e em nenhum momento sofreu grandes riscos. Apesar da derrota, o PSG novamente jogou bem sem a bola, marcando três gols no Barça e atuando de forma incisiva. O time catalão teve 62% da posse na partida de hoje.

O Barcelona sofreu, mas chegou a 6ª semifinal consecutiva, conquistando mais um recorde. O alerta fica ligado, afinal a equipe teve bastante dificuldade para eliminar o PSG, se valendo dos critérios de desempate. Com Messi, longe de suas condições ideais, Tito tem que novamente reinventar seu 4-3-3 para enfrentar um time do mesmo nível na semifinal. Amanhã, serão sorteados os confrontos. Os classificados são: Borussia, Bayern, Real Madrid e Barcelona. Não resta dúvida que chegaram as semifinais as melhores equipes do mundo na atualidade, o que qualifica ainda mais os duelos. Abraço!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BREVE PITACO DO DUELO ENTRE BARCELONA E PSG

dúvida

Gabriel | 16/04/2013

cara, qual o programa que você usa pra fazer os campinhos? mt bom!

Messi animal!!!

Sergio | 11/04/2013

Depois falam de CR7...Messi é o cara dessa década!!! Gostei do jogo e de sua leitura!

Lionel Messi

Eduardo Kaehler | 11/04/2013

Absurda a diferença do Barça com o Messi em campo. Com ele em campo mesmo, sem precisar jogar.

O PSG tinha era que continuar jogando bola, criando chances, pq espaço tinha. Mas ficaram com MEDO, mudaram totalmente a postura quando o gênio entrou.

Messi é isolado o melhor do mundo.

Novo comentário