CHAMPIONS LEAGUE: CHELSEA 3 x 2 SHAKHTAR

07/11/2012 20:25

 

Chelsea e Shakhtar Donetsk disputaram outra grande partida pela fase de grupos da Liga dos Campeões. Com certeza foi uma das melhores partidas da competição até o momento, muito pela postura dinâmica e aguerrida das duas equipes. No plano tático, tivemos um espelhamento, afinal as duas equipes vieram postadas no 4-1-4-1. O Chelsea usou o esquema de forma clara e objetiva, sendo uma opção de posicionamento e o Shakhtar usou de forma mais circunstancial, sendo uma questão mais de movimentação e estratégia. Esse foi o painel tático do duelo:

 

Chelsea e Shakhtar jogaram no 4-1-4-1. A postura incisiva do time ucraniano não deixaram os donos da casa dominarem a partida. Com dois gols de Willian, em duas belas jogadas coletivas, o Shakhtar dominou o jogo até os 25 minutos da segunda etapa.

 

Oscar se alinhava a Ramires na transição defensiva e partia para a intermediária quando a bola era retomada. O Shakhtar também montava uma linha de quatro com os avanços de Fernandinho, que veio jogar na ponta direita, aproveitando-se da falta de apego defensivo de Hazard. O Chelsea marcou logo no início do jogo após falha de Pyatov. O gol foi de Torres. Entretanto, o time ucraniano, em bela jogada coletiva, com excelente avanço de Fernandinho, empatou com Willian: 1 x 1. O Donetsk teve 57% da posse de bola no primeiro tempo, dominando as rédeas da partida, mas acabou saindo derrotado para o intervalo porque Oscar fez um golaço de gênio encobrindo o goleiro, após nova falha de Pyatov.

As duas equipes marcavam no 4-1-4-1 e saiam para o ataque praticamente num 4-3-3 de base alta, o que deu ofensividade e emoção para a disputa. Novamente chamou a atenção o padrão tático e a mobilidade ofensiva do Shakhtar, time que vem usando muito bem a ginga e a habilidade do futebol brasileiro. Abaixo um flagrante tático do nosso amigo Rai Monteiro, do Blog Taticamente Falando:

 

“O Chelsea retraído no 4-1-4-1 com Mata bem isolado á direita não conta com a ultrapassagem de Ivanovic. Oscar procura o espaço vazio por ali. Ramires e Harzard funcionam um pouco melhor, pois chegam bem ao ataque”.

 

Na segunda etapa, o Chelsea veio visivelmente retraído e compactado em duas linhas. Entretanto, de novo, após jogada de Fernandinho e conclusão de Willian, o time da Ucrânia empatou logo na segunda etapa e jogou um balde de água fria nas pretensões de Di Matteo. Novamente o Shakhtar dominou a partida, adiantando a marcação e jogando no campo do Chelsea, que só partiu para o jogo nos vinte minutos finais, tentando impor sua qualidade técnica e o fato de ser o anfitrião do duelo. E, na base da raça e do abafa, o time londrino fez o terceiro e saiu com a vitória

Aos 48 da etapa final, Juan Mata cobrou escanteio para o primeiro poste e Moses cabeceou firme para o fundo do gol, garantindo a vitória do Chelsea! Podemos dizer que o resultado mais justo seria o empate, pela imposição tática e voluntariedade do Shakhtar. Porém, justiça e futebol são coisas que não costumam andar de mãos dadas, sendo o Chelsea premiado pela garra e pela insistência nos únicos vinte minutos em que foi superior ao rival em campo. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: CHAMPIONS LEAGUE: CHELSEA 3 x 2 SHAKHTAR

JOGÃO

Marcus Vinicius | 09/11/2012

Salve Victor!

cara, um otimo jogo realmente, esse time do Shakhtar é um bom time, transição de ataque/defesa é rapida, um time compacto e nota que está muito entrosado, modifica sua forma de jogar com rapidez de acordo com as circunstancias do jogo. Espero ver mais jogos assim na champions league. Numa provavel final do mundial entre Corinthians x Chelsea como você imagina que as duas equipes jogariam ? qual os pontos fortes e fracos de ambas equipes que você acha melhor a ser explorado pelo adversario.


ABRAÇO VICTOR !

Re:JOGÃO

Victor Lamha de Oliveira | 11/11/2012

Grande Marcus Vinicíus! Você fez uma leitura perfeita do Shakhtar: time compacto e super veloz nas transições, tanto as ofensivas quanto as defensivas. O entrosamento advém de dois anos jogando com praticamente os mesmos atletas e da mesma forma. Sobre um provável Corinthians e Chelsea, espero duas execuções muito parecidas do 4-2-3-1. Com Mikel e Ralf mais presos na cabeça da área, poderemos ter um espelhamento estratégico e tático, com as duas equipes desenhando em campo uma espécie de 4-1-4-1. Farei um post sobre o assunto.Abraço!

JogãOOO!!

Maurício | 08/11/2012

Que jogão heim Victor! O melhores que vi da UFL 12-13 até o momento!

Esse time do Shakhatar, é muito bem ajustadinho, tem bons jogadores como o Willian que inclusive ta merecendo uma chance na seleção, a horas já!

O jogo merecia ter ficado no 2x2!

Do Chelsea, eu não gostei muito da atuação do Mata e Ramires! E o golaço do Oscar heim, que categoria do menino!

Abraço!

Re:JogãOOO!!

Victor Lamha de Oliveira | 11/11/2012

Grande Maurício! Você disse tudo, foi um dos melhores jogos da UCL até o momento. Também concordo duplamente com você: Willian merece uma chance com a amarelinha e o jogo merecia um placar de 2x2. Sobre o Oscar, que golaço, que categoria! Esse menino vai longe. Já o Ramires foi um dos piores em campo! Abraço!

Novo comentário