COMO SERIA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE GUARDIOLA?

28/04/2012 16:35

 

Logo após Pep Guardiola anunciar sua saída do Barcelona, iniciou-se no Brasil uma campanha nas redes sociais pleiteando a contratação do treinador para a Seleção Brasileira. Isso me fez imaginar como seria a equipe e a tática usada pelo técnico na equipe brasileira. Gostaria de ver nossa Seleção no comando de Guardiola jogando no mesmo 3-4-3 que humilhou e deu aula de futebol para o Santos na final do Mundial. O Barça jogou dessa forma:

 

 

O Barcelona escalado desse jeito, goleou o campeão da Libertadores com 71% de posse de bole, muitos dribles, belas jogadas coletivas e muitas finalizações. Logicamente, estou ignorando a incompetência de Muricy diante do adversário e me atendo ás qualidades do Barça. O treinador foi outro que ficou boquiaberto com o passeio do time de Guardiola.

Além da escalação de uma equipe jovem, veloz e altamente qualificada tecnicamente, destacou-se no Barcelona sua proposta de jogo, uma aplicação, perfeita, dos dogmas do futebol total. Na época, André Rocha escreveu um post para o Olho Tático intitulado de “Aula do Barça é a maior oportunidade de aprendizado do futebol brasileiro”, tentando descrever em palavras, o abismo de competência existente entre a proposta do Barça e a do ultrapassado futebol brasileiro. Confiram trecho do post:

 

 

Não podemos mais apostar em jogadores apenas marcadores que correm para os craques, que só jogam com a bola, tentarem fazer a diferença. Neymar não pode passar noventa minutos a espera de uma ou duas bolas; Ganso aguardou a pelota em vários lances e ficou assistindo à partida dentro de campo enquanto o Barcelona quis jogo. Henrique, Arouca, Danilo e Léo só correram atrás dos adversários, pensando em destruir, preocupado com as virtudes do oponente e não com o próprio estilo.

O Barcelona trabalha pensando na bola. Com ela, todos jogam. Quando perde, o mais próximo inicia o combate. A tarefa é dividida de acordo com as circunstâncias, não com a posição. O time catalão é a melhor ideia de futebol pela simplicidade e valorização do que é importante: o jogo.

O futebol brasileiro precisa voltar a jogar, porém de outra maneira. Mais moderno, versátil. A escola do “carregador de piano” que corre para o talentoso decidir ficou para trás. O craque tem que marcar, o defensor precisa jogar. Simples assim.

O Barcelona deu a sua aula habitual. Tocou, girou, compactou as linhas, pressionou o adversário com a bola. Messi ajudou na marcação, Busquets iniciou a criação das jogadas. Daniel Alves, Xavi, Iniesta e Fábregas rodaram por todo o campo. Jogaram o futebol em sua essência”.

 

 

É justamente isso que Pep, nesse sonho impossível de tê-lo como nosso treinador, poderia mudar na mentalidade de jogo da melhor Seleção do mundo. Como bem colocou André Rocha, queria ver o Brasil jogando um futebol moderno, ofensivo, versátil, que trabalha pensando na bola, preocupando com o próprio estilo e tomando as rédeas da partida. Querer ser protagonista com essa proposta atual de jogo da Seleção é a mesma coisa que querer respirar sem o pulmão.

 E então, nessa utopia tática, peguei o desenho desse Barça escalado por Guardiola e encaixei aqueles que, na minha opinião, são os melhores atletas à disposição, levando em consideração a predileção de Pep por jogadores jovens, velozes e habilidosos. A minha idéia quando fiz esse post, é criar uma interatividade maior com quem visita o Painel Tático. Agradecendo o carinho de muitos leitores, que entram constantemente no site, enriquecendo seu caráter democrático (em especial Marco Lima, Marcelo Faria, David Silva, Danilo Costa, Maurício Penteado, Tony, Juninho Esterce e muitos outros), quero postar a sua opinião. Escreva nos comentários a sua Seleção de Pep Guardiola que irei acrescentando no post! Será um prazer contar com a participação de todos vocês. Essa seria a minha Seleção treinada pelo melhor técnico da atualidade:

 

 

E aí, gostaram? Concordam? Estou aguardando a sua opinião nos comentários para postar sua Seleção! Um grande abraço para todos! Obrigado pelo carinho com este espaço, que na verdade, é de todos nós!

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

SELEÇÃO DO MAURÍCIO:

 

A Seleção Brasileira treinada por Guardiola, na opinião do nosso caro Maurício, deveria jogar numa espécie de 3-3-1-3. Na frente da linha de zaga, uma linha de três vigorosa que iria marcar e sair para o jogo, dando consistência ao meio e protegendo bem a zaga. Boa proposta, com Ganso distribuindo e jogadores velozes nas beiradas. Maurício também citou Robinho, podendo jogar de ponta ou de falso nove. Quanto ao goleiro ficou na dúvida. Como gremista, achei que ia escolher o Vitor...mas tudo bem! Seria uma bela seleção que mesclaria cautela com ofensividade! Obrigado pela participação!

 

 

SELEÇÃO DO DANILO COSTA (COM PITACOS DO NOSSO GRANDE BRUNO...VULGO MATIAS...RS):

 

A Seleção Brasileira treinada por Guardiola, na opinião do nosso caro Danilo (com pitacos do irmão), deveria jogar no 3-4-3 em sua essência, com alas velozes e bem abertos pelos flancos, alargando a marcação do adversário. Na zaga, Thiago Silva no centro aproveitando sua técnica e seus lançamentos na saída de jogo. Outra excelente proposta, com Hernanes fazendo dupla função no meio, marcando e saindo para o jogo. Danilo sugeriu Neymar de falso nove, realizando o que Messi faz no Barça, com Hulk pelo setor esquerdo do ataque. Quanto ao goleiro, assim como Maurício ficou na dúvida. Seria uma bela seleção, que praticaria um jogo ofensivo e veloz, tanto nas ações ofensivas quanto no contra ataque! Obrigado pela participação!

 

 

SELEÇÃO DO DIEGO ALVES:

 

O time do Brasil comandado por Pep Guardiola, na opinião de Diego Alves, um especialista no assunto, deveria jogar num 4-3-3 tradcional com dois volantes que sabem jogar e Ganso na armação. No ataque, Fred é a referência, sendo municiado por Lucas e Neymar. Diego destacou que a marcação deveria se iniciar na frente, na saída de bola do adversário, devido às características ofensivas dos jogadores escolhidos. Outra proposta muito boa, afinal o 4-3-3 é um esquema apreciado por Guardiola e coaduna com as características dos nossos melhores atletas. Seria uma seleção jovem e ofensiva, mistura que costuma dar certo quando aplicada ao nosso futebol. Obrigado pela participação!

 

 

SELEÇÃO DO GILMAR SORANÇO:

 

O escrete canarinho comandado pelo brilhante Pep Guardiola, na opinião de Gilmar Soranço, comentando pela primeira vez no Painel Tático, deveria jogar num "esquema mutante" que figurasse como 4-2-2-2, 4-3-3 e 4-2-3-1, respeitando assim a cultura do nosso futebol de jogar com uma linha de quatro na zaga. Na opinião de Soranço, Lucas seria "a variável tática", alternando o esquema de acordo com sua posição em campo. Neymar ficaria mais incisivo pela esquerda, com intenso apoio dos laterais. Outra seleção jovem e ofensiva, apostando no talento de Kaká e com material bélico suficiente para atacar. Obrigado pela participação!

 

 

SELEÇÃO DO MARCO LIMA:

 

Para nosso grande Marco Lima, a Seleção Brasileira tinha que ser comandada por Muricy Ramalho, sendo postada num 4-2-2-2 ortodoxo, com dois volantes, dois meias de criação, um atacante de velocidade e uma referência na área. Com inteligência, Marco ressaltou que para a implementação vitoriosa desse esquema, de volantes habilidosos, precisaria Muricy de tempo para treinar. Seria uma seleção habilidosa, equilibrada e jovem, com a cara e o tempero do futebol brasileiro! Valeu Marco! Obrigado mais uma vez!

 

 

W-M DO NOSSO GRANDE DANILO...FICOU INTERESSANTE:

 

O Danilo sugeriu um W-M muito interessante, esquema que Pep se valeu algumas vezes nessa temporada!! Um time veloz pelas pontas e super habilidoso pela meiuca! Valeu Danilo!

 

 

4-2-3-1 do Maurício, na minha opinião, é o que o Mano deveria escalar, já que optou pelo esquema:

 

 

 

 

Tópico: COMO SERIA A SELEÇÃO BRASILEIRA DE GUARDIOLA?

Re:Re:Re:Re:Seleção de Guardiola

Maurício | 29/04/2012

Concordo com vc !!

Daria pra ser assim:

___________________J.Cesar____________________

_________Dedé______T.Silva______D.Luiz_________

________________LucasL.(Arouca)________________

_____Hernanes(D.Alves)__________Ramires(Marcelo)_

___________________Ganso(Kaka)________________

_____Lucas(D.Alves.Hulk)_______________Neymar___
____________________Damião(L.Fabiano)___________

Entre () coloquei alguns jogadores que acho interessantes para a posição. Tem várias opções, nem tinha lembrado do Hulk, Luiz Fabiano, que tem tudo para voltar a jogar em alto nível, quando voltar ao alto nível eh o melhor da posição. Robinho pode ficar como alternativa no banco neh!

Outra boa formação que pensei o esquema do momento o 4-2-3-1:

_________________J.Cesar_______________

____________Dedé_________T.Silva_______

___D.Alves_____________________Marcelo_

____________Hernanes__Ramires_________

___Lucas_________Ganso_______Neymar__

__________________Damião______________

O que achas Victor?
Abraçoo!

Re:Re:Re:Re:Re:Seleção de Guardiola

Victor Lamha de Oliveira | 30/04/2012

Achei esse 4-2-3-1 muito bom...quem dera se o Mano escalasse essa equipe! Gostei tanto que vou fazer o campo e acrescentar ao post! Creio que para esse esquema vc escalou os melhores! mto bom! pode aguardar que vou fazer seu talentoso 4-2-3-1! abraço

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Seleção de Guardiola

Victor Lamha de Oliveira | 01/05/2012

Grande Maurício! Sinceramente, eu não gosto do Hulk! Não acho ele jogador de Seleção! Prefiro o Robinho, o Pato, o Fred...todos menos ele! Acha mesmo que ele tem futebol para Seleção? Sobre Dedé e D. Luiz, a briga é boa...mas a fase do Dedé está melhor, sendo ele, hoje, o dono da posição com o Thiago! Postei seu 4-2-3-1! Ta tudo certo? Abraço!

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Seleção de Guardiola

Maurício | 01/05/2012

Pois eh cara, mas penso nele pra grupo não pra titular, eh um jogador de um bom porte físico que tem um ótimo chute, seria interessante no grupo, mas pensando bem temos bons atacantes, Nilmar eh um grande jogador, o problema eh as lesões, Pato mesma coisa que Nilmar!
Meu pai não gosta do Hulk tbm.. hehehe.. ele não acha ele um jogador de seleção!
Fred eh outro que gosto, mas não está num bom momento neh, ainda sobre o Hulk eu vejo ele disputado posição com o Robinho, Lucas e Neymar, jogadores pelos lados, e não como um centro-avante.

É assim mesmo o meu esquema, ficou muito parecido com o 4-3-3 do Diego Alves neh..

Abraço.. e vamos de batendo o assunto!
Ah não vai sair um post ae do jogo dos Manchester?

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Seleção de Guardiola

Victor Lamha de Oliveira | 01/05/2012

Eu concordo com seu pai...não consigo enxergar no Hulk em futebol de seleção brasileira! Nilmar também não me agrada e Pato só é citado por necessidade, porque a carência de um pivô está grande! Seu esquema ficou parecido com o do Diego, mas a diferença do 4-3-3 para o 4-2-3-1 está na ajuda que os extremos dão para o setor defensivo! Se voltam até a intermediária é 4-3-3. Se auxiliam a marcação, fechando o meio e atacando é 4-2-3-1! Não vi o jogo Manchester!!! Abraço!

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Seleção de Guardiola

Maurício | 01/05/2012

É, não temos um jogador pivô de área que nos passe confiança, não confio muito no Damião (não por que ele é do Inter, mas sei lá, não passa confiança, que um Ronaldo, Romário passava). Luiz Fabiano eu acho que é o que mais tem potencial, mas já esta ficando com uma idade avançada, e lesões estão chegando tbm.
Foi um jogão hj de tard, o time do City eh um belo time, já o United acho que precisa renovar o seu elenco, hoje jogou com os "velinhos" Scholes e Giggis.
Abraço!

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Seleção de Guardiola

Victor Lamha de Oliveira | 01/05/2012

Damião está ficando com essa vaga por falta de opção! E esses "velhinhos" do united jogam muito ne...

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Seleção de Guardiola

Maurício | 01/05/2012

É, ele ta ficando com a vaga pela grande falta de opção no ataque da seleção, mas acredito no Luis Fabiano!

Jogam sim, mas Giggis ja vejo um pouco ultrapassado assim como Scholes, que se aposentou no fim da temporada passada, mas o Sir. pediu pra ele voltar a equipe!

A noite eu acho que comento o seu post sobre o Botafogo, é que agora estou comum pouco d pressa.. hehe

Abraço!!

<< 1 | 2 | 3

Novo comentário