FLA 2 x 0 FLU: A melhor versão, até agora, do time de Joel

10/03/2012 23:58

FLA 2 x 0 FLU: A melhor versão, até agora, do time de Joel

 

O clássico deste domingo pode ter indicado, para Joel Santana, um caminho a ser seguido no comando do Flamengo. O esperado, antes do início da partida, era que ambos os times viessem desfalcados, em virtude da Libertadores no meio da semana. Porém, os citados desfalques, foram muito mais benéficos para o Fla, afinal possibilitaram para Joel a escalação de um time mais jovem e mais leve. No lado tricolor, Abelão resolveu tirar o quarteto mágico do time, formado por Deco, Neves, Nem e Fred, desmanchando seu 4-2-3-1. Esse foi o desenho tático do início do duelo:

 

 

Percebam que o treinador tricolor postou sua equipe num pálido e óbvio 4-2-2-2. Já Joel colocou em campo uma espécie de 4-5-1, somente com Love de atacante. Entretanto, quando falamos em tática, nem sempre os números são tão determinantes. No 4-5-1 de Joel, Muralha ficava na ponta defensiva do losango, mais preso na marcação. Kleberson foi escalado na meiuca direita, Luiz Antonio pela esquerda, com Ronaldinho mais centralizado na criação. Já Thomás ficava circulando pelos dois lados, tentando encontrar espaço para jogar com Love. Apesar de estar, teoricamente, postado num 4-5-1, quatro desses meio campistas chegavam ao ataque, o que deu volume ofensivo ao time de Santana. Isso tudo até Ronaldinho ser expulso, infantilmente, ainda no primeiro tempo.

Achei esse meio campo mais jovem, mais leve, mais criativo e mais habilidoso do que o considerado titular, que é formado por Aírton, Willians, Renato Abreu, entre outros. Os meninos da base, como Muralha, Thomás e Luiz Antônio, merecem mais oportunidades no time do Flamengo, que não possui grande elenco a ponto de poder desprezar a qualidade dos garotos. No Fluminense, mais uma vez Wagner não entrou em campo, o que tornou a esquerda tricolor inoperante e totalmente desprovida de ações ofensivas. Sóbis também está muito mal, o que “empacotou” o pobre jogo do time de Abel.

A equipe escalada pelo treinador rubro negro tinha uma característica que, apesar de sua eficiência, nem sempre é praticada pelos nossos treinadores: mesclar juventude com experiência. Do Fla x Flu, e do êxito Flamenguista, fica para Joel um caminho a ser seguido. Deixe seu comentário!

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

Tópico: FLA 2 x 0 FLU: A melhor versão, até agora, do time de Joel

Flamengo

Cloves | 13/03/2012

O 4 5 1 do Flamengo e dos poucos esquemas que o Joel pode usar no flamengo, e só ele analisar o elenco e ver que tem poucas opçoes de ataque e velocidade e bom passe no meio. Centralizando o Muralha ou Airton , com Willians, Luiz Antonio ou Kleberson , o garoto Thomas tem velocidade para suprir a os 30 anos do Ronaldinho. Contra o Fluminense o time foi traiçoeiro, fechou bem as alas e o meio, e saiu sempre em velocidade e deixou ao Gaucho a unica coisa que tem feito com qualidade no Fla que a oportunidade da bola longa.

Re:Flamengo

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2012

Cloves, seus comentários são maravilhosos irmão...parabéns! Realmente Joel tem poucas opções de ataque, velocidade e bom passe na meiuca do Urubu. Nesse contexto, o garoto Thomás, detentor dessas qualidades, além de uma juventude inquietante, é o que Ronaldinho precisa, como você mesmo salientou, para suprir sua lentidão e seus 30 anos de idade! Com Love e Thomás se movimentando, e abrindo espaços, surgem os espaços pro Gaúcho enfiar suas bolas precisas, aumentando o poder de fogo do Flamengo! Obrigado por mais essa participação especial aqui no site Cloves! Perfeito seu comentário! Abraço e volte sempre!

mengooooo

tiago | 13/03/2012

o flu e fregues...nem quando tinha um a mais ameaçou o mengao! paulo vitor catou mto, fechando o gol rubro negro. Joel ainda colocou o diego mauricio pra jogar, fato q mostra seu olhar pra base! otimo site! valeu!

Re:mengooooo

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2012

Fala Tiago, tudo bom? Bem vindo! Ameaçar o Flu ameaçou, mas Paulo Victor estava lá quando o time de Abel chegou! O tricolor tem bom elenco, mas jogadores como Sóbis, Moura, Souza, Lanzini e Wagner não estão jogando nada! Se Nem, Neves, Deco e Fred se machucarem, não sei o que será do Fluminense! Sobre Joel olhar para base, é fato que discordo! Só escalou a garotada porque não tinha opções! Sabia que Diego Maurício não foi inscrito na Libertadores pelo próprio Joel? Abraço

flamengo

Igor Tinoco | 12/03/2012

concordo ... renato abreu + airton sendo titulares e muralha e luiz antonio no banco nao dá

Re:flamengo

Victor Lamha de Oliveira | 12/03/2012

Grande Pinça...obrigado por prestigiar o site irmão!!! Tem que colocar a garotada para jogar! Vamos ver se o Joel percebe isso!!! Volte sempre! Abraço

Novo comentário