Fluminense 1 x 0 Zamora: Tricolor sofre com o ferrolho venezuelano mas mantém 100%na Libertadores

14/03/2012 19:17

Fluminense 1 x 0 Zamora: Tricolor sofre com o ferrolho venezuelano mas mantém 100%na Libertadores

 

O time de Abel Braga sofreu, e muito, para perfurar o ferrolho venezuelano e conseguir importante vitória no grupo 4 da Taça Libertadores. Com a contusão de Thiago Neves, Abelão manteve seu padrão tático e escalou a equipe no costumeiro 4-2-3-1, colocando Sóbis pela esquerda e deslocando Nem para a direita. O time do Zamora não veio para jogar futebol, e sim para evitar que o Fluminense fizesse um gol, jogando num incrível 5-4-1, o extremo da retranca. Esse foi o desenho tático do primeiro tempo:

 

 

 

No próprio desenho tático fica perceptível a dificuldade do Fluminense para achar espaço na defesa do fraco time venezuelano. Eram nove jogadores do Zamora que se dedicavam exclusivamente a proteção de sua grande área. Abel deve ter ido para o vestiário pensando uma forma de conseguir adentrar naquela verdadeira parede que se formou no campo de ataque tricolor. Apesar dos gritos da torcida, que clamavam por Lanzini, decidiu Abelão por mexer no ataque, mudando a formação tática do tricolor, visto que a outra equipe apenas se defendia.

Desta feita, o treinador da equipe carioca optou por tirar Sóbis, em explícita e duradoura má fase, colocando Rafael Moura. O objetivo era ter mais força na bola aérea, além de ganhar uma referência na entrada da área, liberando mais espaço para Fred jogar. Assim, o Flu ficou com dois atacantes fixos, que eram Fred e Moura, e com praticamente três meio campistas chegando com tudo, que eram Diguinho, Deco e Nem, sendo que o último ganhou liberdade para jogar por todo o campo, visando sempre à abertura de um espaço, algo impossível no primeiro tempo. Esse foi o desenho tático da partida na segunda etapa:

 

Percebam que o Fluminense jogou o segundo tempo numa espécie de 4-1-2-3, visto que Diguinho e Deco partiram para o ataque e que Wellington Nem jogou livre por todo o campo, sendo um meia atacante que flutuava por todo tablado. Com o gol de Anderson e a conquista da vitória, percebemos que deu certa a estratégia de Abel, que vem atuando muito bem no comando tricolor, mostrando que sabe manejar bem as peças que possui no elenco. Sua substituição alterou a tática e a postura do time, mantendo-se o volume de jogo, o que proporcionou ao tricolor várias chances claras de gol.

Méritos para o time das Laranjeiras que, apesar da retranca e do sofrimento, conseguiu o gol e manteve os 100% na tabela de classificação, sendo o time de melhor campanha do torneio. Vocês também acham que Abel domina o grupo? Concordam que ele vem realizando um bom trabalho? Comentem!!!

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

Tópico: Fluminense 1 x 0 Zamora: Tricolor sofre com o ferrolho venezuelano mas mantém 100%na Libertadores

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário