FLUMINENSE 4 x 1 BOTAFOGO: DECO FOI O MAESTRO DA ORQUESTRA TRICOLOR

08/05/2012 00:12

 

No post sobre o jogo contra o Internacional pela libertadores, critiquei bastante o jogo insosso do Fluminense, assim como as deficiências de seu 4-2-3-1, que se mostrava óbvio e com jogadores isolados em campo. Salientei em tal postagem que, um dos grandes problemas da esquemática tricolor, era a escalação de Deco como meia central do hodierno desenho tático, por tal posição não coadunar com suas características técnicas e táticas.

Na oportunidade, até comentei sobre a gênese do 4-2-3-1, mostrando o nascimento e o fundamento tático do referido esquema. E, de acordo com os dogmas de sua criação, aquele atleta que faz o meia central tem que ser incisivo, sendo uma espécie de meia atacante que coordena as ações de ataque da equipe. Isso significa encostar-se ao atacante, cair pelos lados, rodar a bola, cadenciar o jogo para que a equipe detenha as rédeas do duelo e jogar verticalmente e objetivamente quando necessário. No domingo, Deco foi esse jogador. No espaço encontrado no meio campo, deixado pela marcação do Botafogo, foi aquele meia de centro que todo 4-2-3-1 precisa: um maestro.

Aquele “tapa” dado na bola, para o primeiro gol de Sóbis, foi magistral, técnico, sutil, perfeito. Faltam adjetivos que descrevam a beleza e a profundidade técnica da jogada. Parece que os jogadores tricolores resolveram acordar novamente contra o Botafogo. Fred e Thiago Neves voltaram ao planeta Terra, Carlinhos resolveu partir para cima e Sóbis foi, como nos tempos de Inter, letal nas finalizações. Sobre Deco, acho que nem preciso comentar. Foi o maestro de uma orquestra de três cores, que venceu muito bem um adversário difícil e tradicional. Esse Deco da primeira partida final pode ser o meia central do 4-2-3-1 do Abelão, ainda mais com Fred e Neves ligados e inspirados, abrindo espaços com constante movimentação.

Em outro post, o último antes desse, escrevi sobre o 4-2-3-1 do Botafogo, até então invicto. Salientei seus pontos positivos, sendo o mais marcante a mobilidade tática que o time de Oswaldo de Oliveira dava ao supracitado esquema. Elogiei bastante o time alvinegro, acreditando que a equipe da estrela solitária era favorita no duelo pelo melhor momento dentro de campo. Acreditava que o Flu teria chance de sobressair-se no aspecto individual, mas jamais no tático. Acontece que o 4-2-3-1 do Fogão parece que fundiu. Tudo porque seu treinador escalou as peças erradas para a oportunidade.

Primeiro, acho que o Botafogo subestimou um pouco o time tricolor, afinal Renato jogou bem adiantado, quase que como um meia de criação. Tal fato ajudou a aumentar os espaços para Deco desfilar sua técnica em campo. Também acho que a equipe de General Severiano se empolgou com o chocolate aplicado no Vasco, jogando com uma autoconfiança perigosa, ainda mais em jogos decisivos. Eu teria tirado Elkeson e escalado outra equipe. Até sugiro que vocês comentem, dizendo como escalariam o Botafogo na partida em questão.

 Apesar da goleada, clássico é clássico e o Botafogo merece respeito. Não tem nada decidido! Peço desculpas por fazer o post somente agora, mas tive que viajar para fazer um concurso público, tendo que me ausentar quase uma semana do Painel Tático. Acabei de chegar do trabalho e assistir a reprise completa da partida, porque no domingo, na hora do jogo, estava na estrada. O detalhe é que amo o futebol tanto quanto amo minha profissão, o que me deixa triste quando tenho que me ausentar do Painel. Conto com a compreensão de vocês e aguardo os comentários para debatermos sobre a partida! Grande abraço e obrigado pela visita!

Ah, já ia me esquecendo: esse foi o desenho tático da partida (não tivemos nada de novo taticamente, somente na estratégia aplicada ao desenho tático):

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: FLUMINENSE 4 x 1 BOTAFOGO: DECO FOI O MAESTRO DA ORQUESTRA TRICOLOR

Fluminense x Botafogo

Danilo Costa | 09/05/2012

Fala Victor, tudo bem?
Assisti o jogo e tive uma visão um pouco diferente. Por mais q as escalações podem parecer 4-2-3-1, não achei q foi bem assim! O Fluminense (time q estou torcendo na final) além de aparecer a qualidade técnica dos jogadores q andavam devendo, soube variar bem o esquema tático, com um sistema de jogo bem interessante. Sóbis foi um atacante e Thiago Neves um meia, diria q o fluminense estava mais pra um 4-2-2-2, o q combinou mais com as características de jogos das estrelas tricolor. Como vc mesmo citou a atuação do Dec, foi excepcional, digna das épocas de Porto e Barcelona. Vale ressaltar a pequena bronca/palestra q o Abelão deve ter dado aos seus comandados... uahuahuahuahuhauhauhuahuahuahuhauhauhuahuahuhauhauhauhauhuah!!
Botafogo na minha opinião tentou surpreender o Fluminense, novamente com seu 4-2-3-1 mutante (4-1-4-1), mas como vc mesmo disse escolheu as peças erradas, não da para o renato atuar tão adiantado. Outra observação o Oswaldo de Oliveira errou na minha opinião, depois da expulsão do lateral, ele deveria ter tirado o Élkson (que não da pra entender o que se passa com ele) colocar alguém da posição e deixar o F. Gabriel na frente.
Parabéns pele excelente post e boa sorte no concurso!

Re:Fluminense x Botafogo

Victor Lamha de Oliveira | 10/05/2012

Fala garoto!!!! Como vai? Realmente, o Neves atuou pelo meio e pelos lados, auxiliando muito o Deco na criação. Mas no 4-2-3-1, não se esqueça que ele é um meia de origem, aberto pela direita e centralizando para ajudar o luso-brasileiro. Já o Sóbis, praticamente se tornou um atacante porque esse é o ofício dele. Acho que não é uma questão tática, mas sim questão de característica pessoal do atleta. Porém, por várias vezes se formava um 4-2-2-2 torto em campo, como gosta de dizer o André Rocha. Já o Bota, por muitas vezes, jogou numa espécie de 4-3-3 A, com dois meias de criação e uma linha de três na frente. Acho que esse foi o erro! E novamente, em certos momentos, foi montada a linha de quatro à frente do Mattos! Bem percebido! Abraço!!! E obrigado pelo desejo de boa sorte! Estamos aí na luta...rs!

Re:Re:Fluminense x Botafogo

Danilo Costa | 10/05/2012

Será q o Sóbis continua no time?? Fred e o Thiago Neves ainda podem render bem mais!! Vc acha q contra o Inter vai ser o mesmo time da final?

Re:Re:Re:Fluminense x Botafogo

Victor Lamha de Oliveira | 10/05/2012

Eu vi hoje que o Sóbis deve mesmo continuar no time, e acho que é o certo! Eu também espero muito mais do Neves e do Fred...são jogadores de alto nível, não podem viver de lampejos! Acho que o Inter deve somente colocar o Oscar que foi liberado...ele tava sendo um diferencial para o time...só não sei quem vai sair... Acho que o Dátolo tem grande chance de rodar, ou então o Dagoberto!

Fluminense 4 x 1 Botafogo

Diego Alves | 08/05/2012

Olá, Victor! Beleza?

Bom, você definiu bem o diferencial do Fluminense nesse jogo: o Deco jogou como um meia clássico deve jogar nesse esquema de 4-2-3-1. Ele é acima da média e esse ano tem sido fundamental em confrontos decisivos.

E, mais que isso, taticamente o Flu desmontou o Botafogo. Não sentiu o gol tomado no início e adiantou a sua marcação, principalmente com a linha de meias (Neves, Deco e Sobis), dificultando a saída de bola do alvinegro. Bruno e Carlinhos também conseguiram prender os dois laterais do Bota. E sem o Andrezinho, que contra o Vasco foi o homem que deu organização e velocidade na transição da defesa pro ataque, o Botafogo voltou a ser aquele time da época do Joel Santana, que se limitava a dar chutões na busca por Loco Abreu. Não conseguiu responder à pressão tricolor e foi sufocado, mesmo no primeiro tempo, enquanto o jogo foi de 11 contra 11. A expulsão contribuiu, de fato, para o placar se tornar elástico. Porém, acredito que não foi o fator que determinou a vitória, pois o Fluminense foi o dono do jogo. O tricolor tem um ótimo elenco, que pra mim está entre os 3 melhores do país. Pode ser que seja eliminado da Libertadores na quinta, até porque o jogo é coontra um adversário de bom nível, mas, ainda assim, é time que entra em qualquer competição como um dos favoritos.

Depois dos jogos, parece fácil comentar determinados aspectos (e às vezes, realmente é). Mas, a expulsão do Lucas, que é até discutível, tendo em vista o primeiro cartão que ele levou, já era fato anunciado. Mesmo amarelado, ele continuava fazendo faltas. Acredito que mesmo sem um substituto de ofício, o Oswaldo poderia ter sacado-o. O Jadson, bom volante da base, teria condições de fazer a função (inclusive pode ser o titular da lateral no jogo de domingo). Elkeson também deveria ter saído ainda no intervalo, já que foi nulo em campo. Por fim, após a expulsão e do segundo gol, ficou complicado arrumar a casa e veio a goleada. Agora é focar na Copa do Brasil. Além do mais, apesar do desastre, essa foi a primeira derrorta no ano. Muita coisa boa foi feita.

Pra finalizar, acho que o Botafogo no segundo jogo deve entrar com: Jéferson; Jadson, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Andrezinho (se ainda não tiver recuperado, vai o Herrera), Fellype Gabriel e Maicosuel; Loco Abreu.

No mais, parabéns por mais um ótimo post!

Um abraço

Re:Fluminense 4 x 1 Botafogo

Victor Lamha de Oliveira | 10/05/2012

Fala mestre!!! Como vai? Concordo plenamente quando disse que "o Deco jogou como um meia clássico deve jogar nesse esquema de 4-2-3-1. Ele é acima da média e esse ano tem sido fundamental em confrontos decisivos".Perfeito!!! Sobre o Flu ter "desmontando" o Bota taticamente, concordo em partes. Achei o Flu taticamente inteligente pela movimentação, que proporcionou um melhor uso do esquema e fez aflorar a habilidade do elenco! Mas creio que Botafogo também ajudou nesse "domínio tático", jogando com os meias muito adiantados e sem qualquer criatividade. Seu time também ficou muito bom! Volte sempre!!! Um abraço!

FLU X BOT

Maurício | 08/05/2012

Não assisti esse jogo, mas pelo jeito o Botafogo não viu a cor da bola!!
E o golaço do Fred heim!!

Re:FLU X BOT

Victor Lamha de Oliveira | 10/05/2012

Fala Gaúcho!!!!! Prazer recebê-lo aqui! Cara, creio que depois que o Botafogo teve um expulso, o Flu dominou amplamente! E realmente foi um golaço! Pintura! Mas o Fred tava devendo...ele e o Thiago Neves. Ainda estão devendo! Não acha? Abraço

Re:Re:Re:FLU X BOT

Victor Lamha de Oliveira | 12/05/2012

Já está postado gaúcho!

Escalação

Nikolas | 08/05/2012

Ah! Esqueci de colocar minha escalação...

Eu iria de Jefferson - Fellype Gabriel (pois o Lucas Zen está machucado e ele se prontificou em atuar como lateral) - A. Carlos - F. Ferreira - M. Azevedo - M. Mattos - Renato - Andrezinho (se ele estiver machucado, sem opções escalaria o Elkesson) - Herrera e Loco.
0 Azevedo
0 A. Carlos 0 Herrera
0 0Mattos 0André 0 Loco
0 Fabio 0Renato 0 Mago
0 Lucas

Mais ou menos um 4-3-3

1 | 2 >>

Novo comentário