JUVENTUS 2 x 1 BOLOGNA: JUVE APRESENTA POSICIONAMENTO INTERESSANTE

31/10/2012 20:40

 

Juventus e Bologna se enfrentaram pela décima rodada do Campeonato Italiano. A partida foi disputada na Arena Juventus, em Turim, com grande público apesar da chuva. O time do Bologna, na zona do rebaixamento, vinha de três derrotas consecutivas, para Fiorentina, Cagliari e Inter de Milão. Já a Juve, na liderança isolada, vinha de oito vitórias em nove jogos, somando 48 partidas sem perder no campeonato nacional. No plano tático, não tivemos novidades. Com o futebol italiano dominado pelo 3-5-2, assistimos, como esperado, um duelo espelhado, com as duas equipes se valendo do aludido esquema:

 

Juventus e Bologna no 3-5-2: a diferença entre as equipes, além da qualidade técnica, foi a execução do esquema. No time visitante uma aplicação recuada e uniforme. Na Juventus um 3-5-2 que por vezes se portava como um 4-4-2 em linhas, tanto na transição defensiva quanto ofensiva. Bendtner saiu bem da área, trabalhando com técnica na intermediária do adversário, enquanto Quagliarella procurava se valer do espaço aberto pelo companheiro de ataque.

 

 

Com Vidal suspenso, La Vecchia Signora veio com De Ceglie, lateral de origem, pela esquerda e Isla pela direita, bem aberto como um típico winger. O comentarista da Fox Sports, o ex-jogador Athirson, insistia na transmissão que Giaccherini deveria alimentar De Ceglie pela esquerda como Pogba fazia com Isla pela direita. Entretanto, o que Athirson não entendeu foi que tal dinâmica era proposital. Como De Ceglie ficava mais preso, como um lateral, Pirlo e Pogba ficavam centralizados, com Giaccherini buscando o flanco como outro winger. Não estou afirmando que a Juve jogou no 4-4-2. O esquema base, incontestavelmente, era o 3-5-2. Entretanto, por vezes, a dinâmica, seja na transição ofensiva ou defensiva, desenhava uma estrutura parecida com o 4-4-2 britânico.

Na primeira etapa foi um massacre, com o Bologna passando os 45 minutos sem ameaçar a meta de Buffon. O time da Juventus teve boas chances, sendo a bola de Pogba na trave a melhor oportunidade da primeira etapa. Dava para perceber que o gol era questão de tempo, mas na primeira etapa o zero não saiu do placar.  No segundo tempo, aos 9 minutos, Giaccherini, aberto como um winger centralizou pela diagonal. Após belo passe de Pogba, o meio campista escorou de cabeça para Quagliarella que não perdoou: Juventus 1 x 0 Bologna. Abaixo o painel tático dessa movimentação interessante do time de Turim:

 

 

3-5-2 da Juve: De Ceglie jogava mais como lateral do que ala, sendo que na direita Isla era praticamente um winger, assim como Giaccherini pela esquerda, que subia ao flanco para suplantar a ausência de De Ceglie. Por vezes, tanto na marcação quanto na transição ofensiva, deu para verificar resquícios do 4-4-2 britânico. Quando perdia a bola, principalmente no primeiro tempo, Isla marcava pela direita, Pirlo e Pogba pelo centro e Giaccherini ocupava a marcação no flanco esquerdo.

 

 

A equipe do Bologna empatou aos 26 minutos com belo chute de Taider, após passe errado de De Ceglie para o centro. Tal resultado se mostrava injusto pelo volume de jogo ofensivo das duas equipes, sendo aquela a primeira finalização perigosa do Bologna em toda a partida. Com isso, o treinador da Juventus fez três alterações e mudou completamente a cara do time, indo jogar no abafa com dois atacantes de área e praticamente dois pontas pelos flancos. Saíram De Ceglie, Isla e Quagliarella e entraram Asamoah, Giovinco e Vucinic.

Na base do abafa, aos 47 minutos Pogba, melhor jogador da partida, escorou cruzamento e selou a nona vitória da Juve: 2 a 1. A entrega excessiva à marcação e a luta de 90 minutos do Bologna de nada valeram e o time de Turim chegou a vitória, somando 49 jogos sem perder no Campeonato Italiano.  Muito interessante essa mobilidade tática da Vecchia Signora, logicamente propiciada pela consistência do padrão tático obtido pela aplicação reiterada e movimentada do 3-5-2. Com certeza, a equipe de Turim tem mais futebol para apresentar nessa Champions League. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: JUVENTUS 2 x 1 BOLOGNA: JUVE APRESENTA POSICIONAMENTO INTERESSANTE

retificando*

Raniery Medeiros | 01/11/2012

Giacherini : fazendo a esquerda.

Pogba ou Drogba?

Raniery Medeiros | 01/11/2012

Vitão, mais um excelente texto.

Retratou muito bem como vem sendo o esquema da juve.

Como antes salientei, o time jogo nesse 4-4-2 "mentiroso".
O Giacherini gosta de fazer o lado direito desde os tempos de cesena. Um pouco contido, mas faz.

O De Ceglie, mesmo que fraco, fez muito bem essa ultrapassagem na partida.

Um time que tem Bendtner, p mim, já começa com um a menos, kkk.

Como vc mt bem colocou, o Pazienza ficou muito sozinho. Com isso, o Pirlo foi marcado de perto. Ao colocar o 4-4-2 a juve sofreu com as investidas do Bologna em cima do De Ceglie.

Mas no fim a estrela do Pogba brilhou. Participou ativamente da partida e vem ganhando espaço no time. Ontem ele estava mais p drogba. Mesmo atuando em posições diferentes.

Vidal, Marchisio e Asamoah fazem falta.

Abraço, MESTRE!

Re:Pogba ou Drogba?

Victor Lamha de Oliveira | 06/11/2012

Grande Raniery! Obrigado pelos elogios amigo! Gostei muito da sua descrição: "4-4-2 mentiroso". Perfeito! Sobre o Bendtner, até que ele jogou bem no início da primeira etapa, mas depois sumiu dentro da área. Merecidamente a estrela do Pogba brilhou. Belo jogador! Participou ativamente da partida e foi o melhor em campo!.E, sem dúvidas, Vidal, Marchisio e Asamoah fizeram falta. Abraço!

4 4 2 mutante

Cláudio S. Castro | 01/11/2012

Victor, texto muito bom! Eu já tinha percebido esse 4 4 2 mutante em outras oportunidades, não só nesse duelo. Concorda? Acha que esse esquema funciona contra, por exemplo, o Real Madrid? O Barcelona? Enfim, se funciona contra os grandes. Valeu! Bom dia!

Re:4 4 2 mutante

Victor Lamha de Oliveira | 06/11/2012

Olá Carlos! Concordo com você, afinal também já tinha percebido, em outras oportunidades, essa hibridação do esquema. Por isso resolvi escrever sobre essa mutação, que ficou mais evidente nessa partida. Creio que o esquema funcione contra Real ou Barça, o problema é que, provavelmente, contra essas equipes a Juve, em minha opinião, jogaria bem fechada, o que comprometeria essa execução mais ofensiva do desenho tático adotado. Abraço!

Juve!!

Maurício | 01/11/2012

Pra falar a verdade Victor, não assisti ao jogo!

Mas gosto de ver a Vechia Senhora jogando no 3-5-2, no jogo de hj parece que o time foi misto né! Mas mesmo assim a equipe tem um bom elenco! Acho que esse ano a Juve vai longe está retornando aos poucos esse grande time!

Re:Juve!!

Victor Lamha de Oliveira | 06/11/2012

Grande Maurício! Olha gaúcho, não sou adepto do 3-5-2, mas tenho que admitir que a Juve vem executando as prerrogativas do esquema com eficiência. E o elenco, como lembrado por você, é excelente! Abraço!

4-2-4?

Raul | 01/11/2012

Quando Giaccherini se mandava de winger, Isla também ia? Se sim, chegou a formar um 4-2-4, como você disse um 4-4-2. Se não, formou um 4-3-3..

Re:4-2-4?

Victor Lamha de Oliveira | 06/11/2012

Grande Raul! Olha, o time da Juve é muito equilibrado! Quando se formava o 4-4-2 "mentiroso", como bem classificou nosso amigo Raniery Medeiros, um dos meias laterais ficavam na marcação, até porque o volante central já subia dando mais apoio ao ataque! Abraço!

Novo comentário