Libertad 1 x 1 Vasco: Poderia ter sido melhor para o Vascão

14/03/2012 19:26

Libertad 1 x 1 Vasco: Poderia ter sido melhor para o Vascão

 

 

O duelo foi violento. No contexto do jogo verificamos empurrões, discussões e cartões vermelhos, o que não tirou a qualidade da disputa, que se mostrou muito aguerrida e emocionante. Taticamente, o Vasco surpreendeu o adversário, afinal veio a campo num esquema híbrido, uma espécie mutante que misturava o 4-2-3-1 com o 4-3-3. Com a bola o time cruzmaltino jogava praticamente num 4-3-3, com Felipe e Nilton como meias ofensivos, muito parecido, taticamente, com aquele Barcelona de Ronaldinho Gaúcho e Rijkaard. Sem a posse do balão, Barbio e Diego Souza também possuíam preocupações defensivas, o que desenhava no campo um típico 4-2-3-1. No lado paraguaio, nenhuma novidade, estando o Libertad postado num 4-4-2 com duas linhas de quatro e um atacante saindo da área para buscar jogo. Esse foi o desenho tático inicial da partida: 

 

Entretanto, no meio do primeiro tempo, Cristovão inverteu Barbio com Diego Souza, visando fechar a esquerda do Libertad, fazendo o atacante se dedicar na marcação de Bonet. O lateral paraguaio, junto com Gamarra, levava constante perigo pelo flanco direito, lado esquerdo da defesa vascaína. Mas a alteração acabou com a produtividade de seu ataque, visto que Diego Souza nada criou pelo lado direito, assim como Barbio, que se transformou, praticamente, num marcador.

No segundo tempo, com o destempero e a expulsão do infantil Diego Souza, o Vasco ficou acuado e cedeu o empate ao Libertad. Nada de muito preocupante, afinal o time carioca é o segundo do grupo e, disparado, melhor equipe de sua chave. O ponto suado, conquistado fora de casa, vai ser importantíssimo na conquista da classificação. Com certeza o Vasco, com seu time completo, vai dar muito mais trabalho na Libertadores.

Na minha opinião, ontem Cristovão mais errou do que acertou, sendo a forra tirada em campo, pelos jogadores, que lutaram muito. Como abrir mão de Juninho Pernambucano? Tirar o craque do time na Libertadores para que ele jogue o Estadual? Sem explicação. Eu escalaria o Vasco dessa forma no jogo de ontem:

 

 

 

Acho que jogando num 4-4-2 losango, e escalando Juninho na partida, o Vasco seria mais consistente e aproveitaria mais os espaços. Diego Souza encostaria no ataque, jogando onde sabe. Na frente a equipe teria velocidade com Barbio e presença de área com Alecsandro, sendo que o meio seria dotado de extrema qualidade técnica, com Juninho e Felipe, verdadeiros maestros com a bola nos pés. E vocês, concordam com a minha escalação? Opinem!!!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: Libertad 1 x 1 Vasco: Poderia ter sido melhor para o Vascão

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário