LISTA DE SCOLARI APONTA PARA JUVENTUDE E VELOCIDADE EM LINHAS DE QUATRO

14/05/2013 14:00

 

Como explicitado aqui no Painel, a melhor opção para Felipão era continuar no rastro de Mano Menezes, ou seja, manter as linhas de quatro com velocidade, marcação forte e Neymar como ponta de lança atrás de um centroavante. Scolari deixou de fora Ramires, Kaká e Ronaldinho. Réver, Damião, e principalmente Bernard, foram as surpresas da lista de convocados. Como bem observado por Gustavo Hofman no Twitter, “opções pessoais sempre vão existir, mas o grupo convocado por Felipão é muito forte”. No Bate Bola, PVC classificou a convocação como “corajosa”. Abaixo os convocados por Felipão:

 

Goleiros: Júlio César, Diego Cavalieri e Jefferson

Zagueiros: Thiago Silva, David Luiz, Réver e Dante

Laterais: Daniel Alves, Marcelo, Jean e Filipe Luís

Volantes: Fernando, Luiz Gustavo, Hernanes e Paulinho

Meias: Oscar, Hulk, Lucas, Jádson e Bernard

Atacantes: Neymar, Fred e Leandro Damião

 

Confesso que fiquei aliviado com a convocação. Após aquela entrevista desastrosa, Felipão aponta para uma continuidade do trabalho de Mano, apostando em juventude e compactação dispostas em linhas de quatro. Não ter levado Kaká e nem Ronaldinho Gaúcho demonstra um abandono do 4-2-3-1 torto e a adoção do que é mais apropriado taticamente no momento: o 4-4-1-1 com Neymar mais solto. Porém, como lembrado por Leonardo Miranda, também no Twitter, o jogador do Santos deve ter a incumbência defensiva de tomar conta do volante. Abaixo, citação de André Rocha sobre a opção da comissão técnica que preteriu Ronaldinho Gaúcho:

 

- A exclusão de Ronaldinho parece ter caráter essencialmente tático. Com ele, não seria possível fugir de um 4-2-3-1 “torto”, com o craque do Galo centralizado e Neymar espetado, mas restrito ao lado esquerdo. Oscar seria sacrificado á direita mais próximo dos volantes e o time teria três jogadores sem capacidade de marcação.

 

Cabe ressaltar que o texto feito por André para o Olho Tático descreveu muito bem o que desenha essa convocação. Ao final desse texto está o link do post intitulado “Entre Kaká e Ronaldinho, Felipão escolheu Neymar. E acertou!”. A leitura é mais do que recomendada. Abaixo o provável time titular idealizado por Felipão, desenhado no 4-4-1-1 que detonou a Itália no primeiro tempo do amistoso. Agora é aguardar para ver se as previsões vão se confirmar, afinal, o mais importante não foi abordado na coletiva realizada com o treinador.

 

Brasil no 4-4-1-1 com Hulk de titular pela força física e pela dedicação na recomposição. Pelo flanco direito, Oscar buscando a beirada e também centralizando para auxiliar Neymar na armação de jogadas. Pelo centro, Hernanes deve buscar mais o campo ofensivo e Fernando ficar mais adstrito à marcação.

 

 

Olho Tático

https://www.espn.com.br/post/329435_entre-kaka-e-ronaldinho-felipao-escolheu-neymar-e-acertou

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: LISTA DE SCOLARI APONTA PARA JUVENTUDE E VELOCIDADE EM LINHAS DE QUATRO

Seleção!

Raniery Medeiros | 14/05/2013

Victor Oliveira: mais um ótimo texto, amigo!

Hulk, de momento, titular. A "moda" (correta) é q o winger (ponta) acompanhe o lateral p q o lateral do seu time n fique tão sobrecarregado. Precisamos incomodar os europeus neste aspecto. Com isso, os homens de meio campo podem ser o elemento surpresa q ainda n foi bem modelado nos recentes amistosos. As duas linhas com 4 jogadores é de grande valia p q, principalmente, o Daniel Alves tenha a liberdade ao atacar...fazer oq? nhum lateral direito está voando. Qt ao Hernanes, na Lazio ele é praticamente o armador do time. Sabe chegar, como poucos, em gol. E chuta mt bem...algo q seleção n tem feito com frequência. Alocar as 2 linhas com 4 jogadores com boa movimentação entre os homens de frente. Se os espaços forem fechados, aí sim, entra a INICIATIVA dos homens de meio campo. Espero eu que seja o Hernanes.

Vamos supor q o brasil encare a suiça, q tem uma boa defesa. Ql a melhor opção p o meio? Um homem q chute em gol ou aquele q fique, teimosamente, tentando bater de frente contra o muro? Chutar em gol! Abrir espaços e preocupar a defesa adversária. Sendo assim, de forma indireta, os wingers serão "esquecidos".

Abraço!

Re:Seleção!

Victor Lamha de Oliveira | 20/05/2013

Grande Raniery Medeiros! Obrigado pelo elogio e pela participação amigo! Também concordo com o Hulk de titular por causa do aspecto tático e por sua dedicação maior no que concerne à recomposição. Eu também acho que as duas linhas são de grande valia, até porque não temos uma equipe padronizada. Abraço!

Novo comentário