MANCHESTER CITY 1 x 1 BORUSSIA DORTMUND: CITY JOGAL MAL E HART GARANTE O EMPATE

03/10/2012 19:05

 

O City recebeu o Borussia em casa e o empate acabou sendo um grande lucro para o time inglês. No plano tático, não tivemos novidades, sendo as equipes escaladas de acordo com o que era esperado. Mancini postou o City no costumeiro 4-4-2 em linhas e o técnico Kloop trouxe o time alemão postado no hodierno 4-2-3-1. Abaixo o painel tático do duelo. Percebam o círculo amarelo na intermediária do Borussia: esse espaço da meiuca não foi aproveitado pelo Manchester, o que dificultou prender a bola no ataque e ter volume de jogo ofensivo.

 

City no 4-4-2 britânico e Dortmund no 4-2-3-1: Time alemão prendeu os laterais e os meias laterais recuavam na transição defensiva, duplicando a marcação pelos flancos. Sem presença na intermediária adversária, as centralizações de Silva e Nasri não conseguiram adentrar na defesa alemã.

 

 

O Borussia deu um show tático com sua estratégia de aplicação do 4-2-3-1. Além das constantes inversões da linha de três meias, os meio campistas laterais voltavam fazendo a marcação em Nasri e David Silva, dificultando a produtividade ofensiva do City. Nenhum volante fez o Box-to-box, como faz Lampard e Gerrard. Sem presença na intermediária, a meia central do time foi nula durante toda a partida.

Os bons lances que o time inglês teve, praticamente todos na primeira etapa, surgiram pelos lados em diagonal e aproveitando o contragolpe. Já o time alemão deu show de movimentação, troca de posições e obediência tática. Uma bela aula de como jogar ofensivamente, sem perder a segurança defensiva, se valendo do 4-2-3-1.

O interessante foi ver a aplicação estratégica do time alemão, o que deixou a questão do desenho tático em segundo plano. Quem estava jogando no 4-4-2 britânico era o City, que não marcava bem pelos lados e demonstrava descompactação entre os setores. Já o Borussia, num típico 4-2-3-1, recuava os meias laterais na marcação para duplicá-la pelos flancos, dominando o meio com a superioridade numérica derivada dos esquemas, compactando e formando linhas com mais eficácia que o adversário.

O Manchester City jogou mal, principalmente no segundo tempo. Hart foi o nome da partida. O goleiro fez pelo menos umas seis defesas milagrosas, sendo uma no ângulo de mão trocada, em grande estilo. Restou ao City ganhar de presente da arbitragem uma penalidade extremamente duvidosa, convertida por Balotelli. O resultado foi injusto e o empate foi mais que lucro para o apático time inglês.

Espantou-me a inoperância tática de Mancini diante da problemática. Seu time era dominado e letárgico no meio, os meias não conseguiam espaço pelos flancos, muito menos centralizar, faltava alguém na intermediária e a defesa estava totalmente perdida. Entretanto, o treinador somente mudou peças e manteve o desenho tático. Tal obviedade pode ser fatal para o Manchester, visto que nem sempre a arbitragem vai colaborar. Para quem está no “grupo da morte”, e com esse elenco, o futebol do City está óbvio demais, encontrando-se totalmente abaixo das expectativas. Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: MANCHESTER CITY 1 x 1 BORUSSIA DORTMUND: CITY JOGAL MAL E HART GARANTE O EMPATE

Bom post!

Maurício | 05/10/2012

Victor, não assisti esse jogo, pois olhei o do Real e o banho de bola em cima do Ajax! hehehe

Mas pelo que já vi desse ótimo time do BvB, que tens bons jogadores novos, poderá dar certo, mais pra frente. O que vc acha? Sei que ainda falta um bom elenco com boas peças e etc.. mas o time já tem uma boa e famosa " Espinha Dorsal " com o goleiro e veterano que tem o nome dificil.. hehe.. tem uma zaga muito excelente asua defesa em geram, pois tem ótimos laterias, e o Subotic é muito bom, pelo menos eu acho, e o Hummels nem preciso falar neh, Os volantes são de seleção esse menino Gundogan tem futuro assim como Bender. o trio de armador é jovem e de muito futuro, tirando o Kuba que já tem uns 28, mas é bom jogador, mas Kagawa faz falta pra jogar exatamente em seu lugar. E na frente o Lewandowiski, bom jogador, portando a "espinha" que citei é essa: O goleiro, Hummels, Gudogan, Götze e Lewandoswiski.

É +/- por ae, mas acho que falta ainda alguns bons jogadores para compor o elenco do BvB! Claro tem algumas peças importantes como o Croata Grosskreutz e outros que não lembro nome, mas temporada passada por exempli no ataque tinha dois bons atacantes Lewandowiski e Lucas Barrios!

E esse badalado City será que engrenaa esse ano na UCL? Ano passado foram mal, e esse ano começaram mal tbm, mas tem um excelente time, é muito favorito. Mas acredito eu que seja a falta de um bom treinador!

Abraço

Re:Bom post!

Victor Lamha de Oliveira | 07/10/2012

Grande Maurício! Realmente Hummels, Gudogan, Götze e Lewandoswiski formam uma espinha dorsal e o Borussia me surpreendeu. Além de ter excelentes jogadores em todas as faixas de campo, a movimentação e qualidade do meio de campo impressionaram. O time alemão vai dar trabalho! Sobre o City, não enxergo uma grande melhora não. A equipe começou mal a temporada e o treinador tem tido dificuldades no aspecto tático e na escolha dos atletas. Nesse jogo, por exemplo, ele mexeu errado e não colocou Tevez (além de não alterar o óbvio esquema tático). Abraço!

Re:Re:Bom post!

Maurício | 08/10/2012

Pois é, mas o problema do City é o treinador Mancini, ele inventa muita coisa que não precisa! Vi uns comentários que no jogo desse findi ele colocou o Yaya Toura de meia esquerda, com o Ballotelli de amardor e David Silva de meia direita.. hehehe.. Agora o Yaya de meia esquerda é forçar a barra pro cara,assim não da certo! E depois ele tem peças pra repor ele é muito fraco para treinar o City! Abraço!

Bom Post!

Luis Fernando | 04/10/2012

Muito bom!

Re:Bom Post!

Victor Lamha de Oliveira | 07/10/2012

Grande Luís Fernando! Obrigado pela participação e pelo elogio! Abraço!

Menção Honrosa

Raniery Medeiros | 04/10/2012

Menão honrosa para o goleiro Hart.

Sem mais.

Re:Menção Honrosa

Victor Lamha de Oliveira | 07/10/2012

O melhor em campo, apesar de tantos destaques no time alemão!

Kuba foi monstro

Raniery Medeiros | 04/10/2012

Victor,
li e me deleitei com a sua análise.

O City ainda ofereceu perigo no primeiro tempo. O jogo foi frenético, (im)paravável e emocionante. Foi aquele tipo de jogo que te prende diante da TV. Mesmo que não seja seu time jogando.

Eu vi o Klopp prender o lado esquerdo do City com o Kuba atuando quase como um lateral. Notei que o ótimo Schmelzer foi muitas vezes ao ataque e que o Gotze caiu inúmeras vezes pelo lado direito, com o PASSIVO Nasri só olhando ao invés de marcar.

Falei algumas vezes com você que essa defesa do City não é confiável. A facilidade com a qual o borussia tocou a bola me lembrou o barça. Concorda?

O Yaya foi sobrecarregado e o Bender deu aula de roubadas de bola no meio de campo.

O City foi um time que jogou no contra-ataque já que o Borussia sentiu-se em casa. Reus e Gotze infernizaram com a rotatividade. Gundogan municiou muito bem e saiu pro jogo. Mesmo sem o Khel (capitão) a equipe não perdeu na marcação. Porém, ficou mais leve. O Klopp sabe que a defesa do City é lenta.

O Dortmund merecia uma sorte maior. Mas já diria Muricy: a bola pune.

Re:Kuba foi monstro

Victor Lamha de Oliveira | 07/10/2012

Grande Raniery! Obrigado pelo elogio! Você tinha razão quanto a fragilidade da defesa do City. Nasri ficou muito passivo pelo flanco e centralizou pouco. André Rocha enxergou o City no 4-2-3-1, eu já vi o time inglês no costumeiro 4-4-2 em linhas. Bender e Kuba, assim como todo meio do time alemão, jogaram muito! Você disse tudo: Klopp sabia da lentidão e insegurança da defesa do City. A bola pune a arbitragem também. O empate foi uma grande injustiça! Abraço!

Novo comentário