MANO MENEZES: MAIS PERDIDO DO QUE CONVICTO

24/08/2012 17:40

 

O técnico Mano Menezes anunciou na tarde desta quinta-feira os 22 atletas que vão defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra África do Sul e China (nos dias 7 e 10 de setembro, em São Paulo e no Recife). As principais novidades são o goleiro Cássio (Corinthians), o volante Arouca (Santos) e o retorno do zagueiro Réver (Atlético-MG). No ataque, Pato estaria convocado, mas acabou fora por causa da lesão muscular na coxa esquerda que o deixará três semanas parado. Com isso, a lista ficou com 22 jogadores em vez de 23. Decepção em Londres, e em baixa no Santos, o meia Paulo Henrique Ganso, tão perdido quanto Mano, ficou de fora da lista.

O técnico brasileiro manteve a base olímpica que foi também convocada para o amistoso disputado contra a Suécia. Como o Brasil não tem padrão tático, o objetivo do perdido treinador é tentar se valer do entrosamento conquistado nas Olimpíadas de Londres. O problema maior de Mano nem são suas convocações, mas sim suas convicções. Esses foram os escolhidos para os dois amistosos:

 

 

 

Como disse, o maior problema de Mano Menezes são suas convicções, sendo que o próprio mostra insegurança e incerteza quanto a elas. Dissecando suas declarações, fica límpido que na cabeça do treinador, Sandro e Rômulo brigam por uma vaga na cabeça de área (primeiro volante). Desta forma, Paulinho e Arouca vão disputar a vaga de segundo volante. Para nosso treinador Ramires é meia. Assim, vai disputar vaga com Lucas, Hulk e até mesmo Oscar.

Não concordo com alguns atletas nessa convocação, mas esses pensamentos teimosos e infundados me lembram muito a Era Dunga no comando técnico do Brasil. Ramires não é meia de criação. Tinha que ser volante junto com Paulinho, ficando Arouca e mais um no banco de reservas. Rômulo tem condição de fazer parte do grupo, mas Sandro não é jogador de Seleção Brasileira. Hoje o globoesporte.com publicou matéria onde Mano promete para Lucas uma sequência como titular. Vale à pena ler o texto:

 

 

Reserva em Londres, Lucas recebe promessa de chance como titular

 

'Falta uma sequência maior de jogos na Seleção. Penso em fazer isso com ele, como fiz com todos outros. Acho justo', diz Mano Menezes

 

No retorno ao Brasil, após a medalha de prata nos Jogos de Londres, Lucas reconheceu que gostaria de ter atuado mais tempo pela seleção brasileira. Reserva durante toda a competição, o meia do São Paulo foi pouco utilizado por Mano Menezes, que sofreu críticas por só ter colocado o jogador em campo na decisão contra o México nos minutos finais.

 

Lucas, no entanto, deve receber oportunidades como titular em breve. O técnico Mano Menezes afirmou que chegou o momento de o jogador ter uma sequência no time brasileiro.

- Falta ao Lucas uma sequência maior de jogos na Seleção. Penso em fazer isso com ele, como fiz com todos outros. Acho justo - disse o treinador.

Mano deve aproveitar os próximos amistosos da Seleção para observar o comportamento de Lucas, que deve ter chance entre os titulares.

- É muito difícil entrar no decorrer dos jogos. Às vezes, você não tem tempo para adquirir a confiança necessária. Ele (Lucas) terá as oportunidades que os outros tiveram. Queremos ver como ele se comporta com uma sequência maior.

Lucas está na lista para os amistosos de setembro, contra a África do Sul, dia 7, em São Paulo, e dia 10, contra a China, em Recife. O grupo se apresenta em Cotia, no CT do São Paulo, no próximo dia 3 de setembro.

 

 

Globoesporte.com, 24/08/2012

https://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/08/reserva-em-londres-lucas-recebe-promessa-de-chance-como-titular.html

 

 

 

Depois de apostar em Ronaldinho Gaúcho, bancar sua volta e retroceder com a crise do jogador no Flamengo, Mano parece ter desistido do seu projeto com Hulk como titular, abandonando até mesmo os preceitos iniciais de seu 4-2-3-1. Como dito aqui, as Olimpíadas eram a melhor oportunidade de dar experiência e entrosamento para Lucas, Neymar e Damião, jogadores que serão necessários na seleção principal.

Enquanto todo mundo pedia a convocação de Thiago Silva, David Luiz e mais um zagueiro, o nosso célebre treinador inventou a convocação de Hulk para deixá-lo no banco. A chance de dar rodagem para Lucas foi desperdiçada, e agora Mano quer correr atrás do prejuízo. O pior é que ele ainda fica fazendo o papel de paternalista e justiceiro. Além de incompetente, Mano tem sido covarde! Devia, pelo menos, honrar suas calças e assumir os seus erros!

Com essa chance para Lucas, que já deveria ter acontecido faz tempo, com certeza nosso “comandante” vai sacrificar Ramires, ou talvez até Oscar. A desculpa pode ser que o craque do Chelsea já foi testado e aprovado. Não duvido nada (podemos esperar qualquer estupidez do nosso grande treinador). Parecendo estar convicto de que o melhor esquema para o Brasil é esse híbrido 4-2-3-1/4-4-2 em linhas, com wingers abertos e Neymar circulando livre como segundo atacante, algumas peças estão resolvidas na cabeça “iluminada” de Mano:

 

 

Destacado em vermelho, estão às posições sem titulares definidos e absolutos. O treinador brasileiro ainda não está certo do goleiro, dos volantes e do meia lateral que joga pela direita. Entretanto, como dito, o maior problema não são as convocações de Mano, e sim suas convicções. Deixar de chamar Fred, artilheiro do Brasileirão, para chamar Jonas, é um erro sanável. Colocar Ramires e Lucas para disputar posição, simplesmente para adequar-se a um desenho tático “achado” há pouco tempo, pode configurar-se num erro crasso e fatal. Temos pouco tempo! Essa é a fatídica “Era Mano Menezes”, treinador que prometeu o futebol brasileiro fazendo o papel de protagonista. Ainda podemos confiar? Abraço!

 

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: MANO MENEZES: MAIS PERDIDO DO QUE CONVICTO

Eis a questão !!

Maurício | 27/08/2012

Blz Victor?!

Cara, falou certinho sobre o ponto de "interrogação" em algumas posições na seleção, como no gol e meia direita bem como vc destacou e a posição de volante.

Sobre o goleiro eu daria uma chance de titular ao Cassio ex Grêmio hoje Corinthians, mas aposto muito no Diego Alves que vem bem no Valencia.

Gostei da convocação do Arouca, venho defendendo a muito tempo a sua convocação, mas discordo de outras como Jonas, Jefferson, Alexsandro por exemplo, na vaga do Jonas eu levaria o Fred, na vaga do Arqueiro do Botafogo, levaria o Diego Cavalieri, e no lugar do lateral do Porto levaria outro lateral direito, pq nessa lista tem 3 LE, daria mais uma chance pro Maicon mesmo, tem experiencia!

Esse meio de campo achei muito interessante o que eu peso aqui,mas creio eu que o Mano não ira jogar assim: Ramires, Paulinho, Arouca, Oscar. Que vc acha dessa minha idéia, podendo jogar no 4-4-2 em losango ou quadrado!

Abraço

Re:Eis a questão !!

Victor Lamha de Oliveira | 28/08/2012

Grande Maurício! Sobre o Cássio, até concordo que ele merecia uma oportunidade. Mas o Diego Alves eu não convocaria! Acho que temos o Cavalieri, o Victor, o Fábio, todos goleiros melhores do que ele. Também gostei do Arouca e discordei do Jonas, do Hulk, do Sandro e do Alex Sandro. No lugar deles eu chamaria Fred, Marcos Rocha, Hernanes e Bernard. Sobre o seu esquema, creio que com esses jogadores o ideal seria um losango, afinal meia de criação somente o Oscar. Entretanto, para a Seleção, ainda fico com 4-2-3-1 que marca no campo adversário, como demonstrado em raríssimas oportunidades. Abraço!

Re:Re:Eis a questão !!

Maurício | 29/08/2012

Eu achei muito certa a convocação do Diego Alves ele ta merecendo uma chance a tempos, dos goleiros eu trocaria o Jefferson pelo Diego Alves! Bem lembrado o Hernanes e Bernard!

É,daria certo o Lucas e Oscar fazendo o Quadrado com o Paulinho e Ramires de volantes, pois Lucas e Oscar jogavam bem assim na seleção sub 20 (acho que era sub 20, que foi campeã lembra? Que tinha o Neymar, Fernando, Casemiro, Bruno Uvini, Saimon, W. José e etc..).

Abraço!

Re:Eis a questão !!

Victor Lamha de Oliveira | 28/08/2012

O quadrado ficaria melhor com Paulinho, Ramires, Lucas e Oscar. Concorda?

lateral direito

Vinicius Almeida | 27/08/2012

O Mano convocou apenas um larteral direito(daniel alves), para os amistosos, e se ele se machucar? não sei de onde ele achou esse tal de alex sandro que é horrível.Eu acho que o Mano fica muito preocupado em se defender e ainda não mostrou um time com grande poderio ofensivo e nem grandes inversões de jogo, espero que com a entrada do Lucas melhore. Forte abraço blog show de bola. Vinicius Mesquita RJ

Re:lateral direito

Victor Lamha de Oliveira | 28/08/2012

Olá Vinicius, tudo bom? Seja bem vindo ao Painel Tático, a casa é sua! Obrigado pelos elogios! Fico muito feliz com a presença de todos vocês aqui! Parece incrível, mas o Mano só convocou um lateral direito e cismou com o Alex Sandro, jogador sem porte de Seleção. O time do Mano não tem poder ofensivo porque falta padrão tático e treinamento. Com Lucas, Neymar, Oscar e Damião (quarteto que deveria ter sido testado nas Olimpíadas) a equipe tem tudo para melhorar! Abraço!

Seleção

Demétrio Vianello Alvim | 25/08/2012

O Mano deveria ter convocado o Diego Cavallieri,em vez de ter convocado o Cássio,que é um bom goleiro,mas,ainda não mostrou o suficiente para jogar na seleção.E o Diego está defendendo muito,além de ter mais experiência.

Re:Seleção

Victor Lamha de Oliveira | 28/08/2012

Fala Demétrio! Olha, eu esqueci de citar o Cavalieri no post, desculpe a falha! Realmente, podemos dizer que o Diego está no melhor momento de sua carreira, merecendo, e muito, uma convocação. Porém, Mano prefere (sempre) os jogadores do Corinthians...será porque? Rs! Abraço!

Opinion

Rafael Santos | 25/08/2012

Arouca ; Alex Sandro e Jonas... bons jogadores, mas não no nível da Seleção.

Apesar do Jefferson ser um bom goleiro, acho que ainda é uma posição vaga.

;)

Re:Opinion

Victor Lamha de Oliveira | 25/08/2012

Fala Rafa! Olha, eu acho que o Arouca é jogador de Seleção sim! Além do bom posicionamento, marca bem e joga de cabeça erguida, demonstrando sempre uma excelente saída de bola. Sobre o goleiro, Jefferson não tem gabarito e segurança para ficar com a camisa 1. Precisamos de outro nome. Abraço!

1 | 2 >>

Novo comentário