OESTE 1 x 0 TUPI: ESQUEMA DE SURIAN FICA COMPROMETIDO NO CAMPO REDUZIDO

19/08/2012 14:40

Criticar depois da derrota é fácil e oportuno. Porém, resolvi assumir minha opinião. Acho interessante esse 4-2-3-1/3-5-2 idealizado por Surian. Antes de começar o jogo gostei da formação, elogiei o propósito do treinador e acreditava que o Carijó fosse ganhar os três pontos. Não era confiança de torcedor, era um otimismo que tinha como base uma formação tática interessante. Ficaram visíveis as compensações táticas que Felipe Surian criou com o objetivo de melhorar os erros da equipe.

No painel tático abaixo está demonstrado o híbrido 4-2-3-1/3-5-2 de Surian. A primeira compensação tática foi escalar Fabrício Soares como um “falso lateral”, como muito bem descrito por Bruno Ribeiro. Este, aliás, antecipou na quarta feira, no Globo Esportivo, a escalação de Soares e Michel pelo flanco esquerdo. A intenção de prender Fabrício era soltar Alex pela direita, uma das forças ofensivas do time. Para fazer o balanço ofensivo, Michel ficou mais livre para avançar pelo corredor esquerdo do tablado. Esse foi o desenho tático e a movimentação base do Tupi na sexta feira:

 

 

Sem a bola o Tupi jogava num típico 4-2-3-1. Com a pelota nos pés, o Carijó formava um verdadeiro 3-5-2 com Fabinho fazendo o segundo atacante pela direita. Na cabeça de área, uma fórmula que vem dando certo: George mais preso e Salino saindo para acelerar a transição da bola entre a defesa e o ataque. Analisando friamente o esquema tático e as intenções de Surian, creio que com os jogadores disponíveis esse esquema hibrido foi uma boa opção. Os problemas, na verdade, foram mais técnicos e circunstanciais do que realmente táticos.  

O primeiro grande problema, como ressaltado no título do texto, foi a dimensão diminuta do campo. Lembrando um “estrelão” de jogar botão, o espaço curto embolou os jogadores e prejudicou a equipe mais técnica que era o Tupi. Além disso, na transmissão da Rádio Globo, Marco Aurélio informou que o time paulista estava postado com três zagueiros fixos, o que também dificultou as jogadas laterais do Carijó. Com o meio congestionado, era sabido que a partida se decidiria num escanteio, numa bola parada ou num chute de fora da área.

O chute a gol, aliás, foi outro grande problema para o time juiz-forano. Primeiro porque foi com um balaço de fora da área que Hudson abriu o placar para o Oeste. E também porque o Tupi não chutou ao gol, tentando trabalhar a bola, insistentemente, na “boleira” que se formou em campo. No primeiro tempo, apesar de sair perdendo, o Galo teve alguns pontos positivos. Salino continua jogando muito bem de segundo volante, afinal tem marcado muito e saído constantemente para auxiliar a criação de jogadas. Alex apoiou bastante e sempre foi uma opção pelo lado direito. A categoria de Hugo, demonstrada no seu fino toque de bola, foi outra boa notícia. Todos sabemos que o elenco estava carente desse legítimo meia de criação.

No segundo tempo, acho que Surian acertou novamente no plano tático. Com as saídas de Soares e Hugo, e as entradas de Cassiano e Henrique, formou-se um verdadeiro e ofensivo 4-3-3. O Galo, sem se intimidar, partiu para cima do Oeste, todo fechado e fazendo “cera” para conseguir o resultado. Porém, quando o Tupi pressionava e chegava perto do empate, Ademilson, num lance infantil, prejudicou todo o time ao ser expulso por flagrante imprudência. O capitão me decepcionou nessa. Acreditava que ele marcaria os gols da vitória, mas na verdade foi o contrário. Contudo, Ademilson é profissional e um dos ícones da história Carijó. Ainda tem o segundo turno para nosso capitão recuperar seu bom futebol.

A única coisa que eu teria feito diferente, em relação ao time inicial escalado por Surian, seria a escalação de Henrique no lugar de Michel. Acho que Fabinho pela esquerda e Henrique pela direita, com Hugo centralizado, daria mais peso ofensivo para o time. Michel não vive um bom momento e não tem conseguido contribuir ofensivamente para a equipe. Outro problema, por fim, é a ausência de mais presença de área. Apesar do esforço tático de Surian, Ademilson continua isolado. Isso porque Fabinho, apesar de ter feito o segundo atacante, joga muito aberto, praticamente como um ponta, o que deixa Ade perdido entre os dois ou três zagueiros do adversário.

Eu, no lugar de Surian, não desistiria desse esquema híbrido sem antes testá-lo em casa no sábado, contra a Chapecoense. Como citado, eu faria duas alterações para melhorar o time do Tupi. No meio, colocaria Henrique pela direita, jogando pelas alas e centralizando para auxiliar Hugo na criação. Na esquerda, colocaria Fabinho não somente de ponta, mas também com a incumbência de encostar-se ao homem de área que irá jogar na ausência de Ademilson. Também colocaria Daniel para testar o comportamento da equipe, nesse esquema, com um jogador eminentemente de área.

No mais, ainda acredito, tenho gostado do trabalho de Surian e acho que trocar de técnico, agora, só prejudicaria o time. O resultado contra o Oeste não descreveu a partida e ainda temos o segundo turno pela frente. Quando não me agrada eu critico, às vezes até pegando pesado. Porém, eu gostei do esquema e até defendo sua repetição aqui em Juiz de Fora. O que falta são ajustes e um pouco mais de competência e sorte. Vontade e trabalho não estão faltando. Abraço!

 

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: OESTE 1 x 0 TUPI: ESQUEMA DE SURIAN FICA COMPROMETIDO NO CAMPO REDUZIDO

scout

Cloves | 21/08/2012

Vitor, começamos com tres Zagueiros congestionando o meio e com uma saída rapida de contra ataque porque eles abafam no inicio do jogo. Segundo tempo entrou o Daniel para tentar a bola aerea, mais tivemos uma expulsão injusta do Ade e ai tentamos os chutes mais sem sucesso. Quando se joga em campo daquela forma com um time acostumado com o piso, a sorte e o maior aliado, e nessa serie c e o que esta nos faltando.

Jogo

cloves | 21/08/2012

Prezado Victor, aproveito esse espaço para dizer que quando digo que o time não mereceu perder e uma constatação e nao uma desculpa. Jogar no campo do Oeste e similar a andar de moto no terraço tudo pode acontecer. Foi um jogo horrivel extremamente truncado e com erros infantis de passes e cruzamentos. Sorte do Oeste que acertou um chute dificil e acabou feliz no jogo.Abçs e parabéns pelo trabalho e iniciativa.

Re:Jogo

Victor Lamha de Oliveira | 21/08/2012

Olá Cloves! Sempre um prazer recebê-lo aqui no Painel! Obrigado pelos elogios! Como eu disse no post, com certeza o campo diminuto ceifou a qualidade do melhor time. Também acho que o Tupi não mereceu perder, mas faltou uma leitura melhor da partida. Campo reduzido tem fórmula: jogar com um homem forte na bola aérea (para aproveitar a bola parada e cruzamentos) e chutar de fora da área. Mas isso foi um erro que pode ser arrumado para outro desafio desse tipo. No mais, o Tupi jogou bem e com uma postura aguerrida. Tenho fé que ainda vamos brigar pela vaga. Eu confio na qualidade e poder de superação desse elenco.

Oeste 1 x 0 Tupi

Fabio Ricardo - RJ | 20/08/2012

Está difícil penetrar na área adversária? Chuta de fora dela! No ano passado ganhamos deste mesmo time, em seus domínios, por 3x0 e com dois gols de fora da área. Chega de desculpas!

Re:Oeste 1 x 0 Tupi

Victor Lamha de Oliveira | 21/08/2012

Grande Fábio, tudo bom? Campo pequeno tem uma fórmula básica, ainda mais para o time com mais qualidade técnica: aproveitar a jogada aérea com um bom cabeceador e chutar muito de fora da área. Achei que o Hugo tinha entrado para aproveitar as bolas paradas e também para chutar de fora. Faltou uma leitura melhor do jogo, porém não faltou postura e a tentativa de reverter o resultado. Posso estar sendo otimista demais, mas acho que ainda podemos brigar por uma vaga. Um turno é muita coisa! Abraço!

TUPI X OESTE

Lucas de oliveira | 19/08/2012



Quem escutou ou esteve presente ontem na derrota do galo em Itapólis,pode aconpanhar um jogo truncado,em um campo reduzido,o tupi entrou em campo com os seguintes jogadores:Rodrigo,wesley L,Silvio,Fabricio S,George,Léo S,Hugo,Michel,Fabinho e ADEMILSON,Teóricamente seria uma ótima escalação se a partida tivese sido disputada em campo com dimensões originais,no ínicio da partida o tup...
i teve um falço domínio,chegando sempre ao campo adverssário mas sempre pecando no ultimo passe ou na finalização.Com essa formação tinhamos apenas 1 jogador com caracteristicas de chute de fora da área que era o volante George,muito pouco para um tima que esta na zona de rebaixamento,o tupi chegava várias vezes pelos lados do campo,dando a falça impressão de que estavamos melhores na partida,as essas chegadas terminavam sempre em cruzamentos para fora,forte demais ou nas mãos do goleiro que diga-se de passagem não fez nada o jogo todo.
Vimos ou ouvimos uma partida que tinhamos tudo para sair de la com uma vitória,mas nossa equipe esta sem vontade de vencer,o time não chuta a gol,não tem paciencia e tranquilidade para definir a ultima jogada,alguns jogadores vem tentando mostrar alguma coisa,mas para que isso de certo,precisamos que todos os jogadores tentem,coisa que ao meu ver não esta acontecendo,o lance do gol ontem,foi de uma infantildade de um time que ´´PARECE`` que esta satisfeito com oque esta acontecendo ou acha que a qualquer momento pode sair dessa situação,o sistema defencivo jamais pode abrir para um jogador chutar para o gol,especificamente podemos falar que foi falha do sistema defencivo,mas tambem não podemos dizer que essa jogada começou la na frente,onde a bola esta queimando nos pés dos jogadores,ou seja eu observei como falha do sistema defencivo,ja outros vão avaliar como falha do grupo.
Felipe surian em entrevista ontem ao final da partida,disse que treinaram muio finalizações,e não entende o por que os jogadores não chutam a gol,se isso realmente aconteceu da maneira que ele disse,vejo que então esta faltando comando,já que o treinador da uma ordem e os jogadores não cumprem,mas de contra partida não podemos culpar 100% um ou outro,pois estamaos sim com um elenco muito limitado,não temos um meia de criação que pensse rápido,não temos atacantes ou centroavantes de área,não temos laterais que podemos confiar quando cheguem a lnha de fundo,e principalmente não temos 1 ou 2 jogadores que deem respaudo aos jogadores de frente em caso de um contra ataque,não vejo hoje segurança com nossa dupla de volantes,sobrecarregando assim nossos zagueiros e consecutivamente a nossa muralha Rodrigo.
Nosso ataque esta dando vergonha,são jogadores que correm muito,se esforçam,transpiram a camisa,mais não INSPIRAM vontade de vencer,são jogadores que não finalizão a gol,querem segurar muito a bola e acabam perdendo a bola,é claro que na partida de ontem tivemos 2 baixas a do meia Michel cury e a do meia atacante Allan,mas não posso avaliar se caso eles estivessem em campo se seria diferente o resultado,pois tambem são 2 jogadores que não tem caracteriaticas de chute a gol.Pela lateral do ataque fabinho bem que tentou o jogo todo,correu muito,criou váris jogadas,e até vem calando minha boca nas ultimas partidas,mas isso tambem não nfluenciou em nada na partida.
Nosso outro ´´LENDÁRIO``Ademilson,a cada partida so vem demonstrando que não tem condições de parmanecer no elenco,é um jogador que não falta raça,não falta dispozição,mas falta gol,a bola chega até ele e queima,ele não consegue desenvolver um futebol ao menos fraco,ultimamente o futebol dele esta sendo pior do que o do cassiano,que vem demonstrando que merece ganhar a vaga de titular desse time,ontem a expulção do Ademilson pela voz dos loucutores,não foi culpa do atleta e nem demonstrou qualquer violencia no lance,mas não deixaram de falar que era uma disputa de cabeça,e o mesmo disputou a jogada com os pés,resumindo mais ainda,com a experiencia que o Ademilson tem,não era para ele ter disputado um lance desses com os pés,enfim ele disputou o cartão vermelho foi merecido,e ele disfalca o tupi no proximo jogo contra a chapecoense,espero que o o atleta pense e repense no lance para que isso não volte a aconetecer mais,e para que não venha prejudicar a nossa equipe mais uma vez.

Re:TUPI X OESTE

Victor Lamha de Oliveira | 21/08/2012

Grande Lucas Oliveira!!! Como vai? O que é isso??? Desabafo carijó parte lll? Rs! Muito bom seu texto! Sobre o George, ele não chutou muito porque jogou mais preso de primeiro volante. Entretanto, com o campo pequeno, poderia o Tupi ter feito uma estratégia para que o jogador ficasse com a segunda bola (da sobra) para poder chutar para o gol. Fica para a próxima. Eu não tinha visto essa entrevista do Surian, e também não concordo com ele. Se o jogador não cumpre as obrigações de sua função, cabe ao técnico se valer do elenco. Sobre o Ademilson, nesse jogo ele realmente foi mal. Mas você pegou pesado hein? Rsrsrs! Eu gosto do Ademilson porque ele é guerreiro. Muitas vezes ele corre por uma bola morta e enche de orgulho quem está no estádio torcendo pelo Tupi e usando a camisa do clube. Nesse jogo ele foi mal, mas ficar fora uma rodada pode ser o tempo que o capitão precisa para colocar a cabeça no lugar. Ademilson está muito pressionado e isso tem prejudicado seu rendimento. Tomara que essa fase passe logo! Abraço!

Novo comentário