OSCAR ESTREIA NO CHELSEA JOGANDO DE SEGUNDO ATACANTE

20/08/2012 02:09

 

O menino Oscar, vendido ao Chelsea pelo valor de R$79,2 milhões (25 milhões de Libras), estreou pela equipe inglesa. Inicialmente no banco, Oscar entrou aos 18 minutos da segunda etapa e quase marcou um gol. Foram apenas 30 minutos em campo para impressionar o torcedor do Chelsea e justificar o alto valor da transferência. O dono atual da camiseta 11, deixada por Drogba, por pouco não fez um gol em sua primeira partida. Além do lance de perigo, Oscar deu belo passe por elevação e um lindo toque de calcanhar.

Apesar de jogar fora de casa com o Wigan, o Chelsea conseguiu os dois gols com apenas 7 minutos, tentos marcados por Ivanovic e Lampard. Os Blues tiveram um início arrasador, o que decidiu a parada a seu favor. Foi também a estréia da equipe no Campeonato Inglês. Na primeira etapa, Di Matteo postou seu time num britânico 4-4-2 em linhas, com o belga Hazard, também estreante, fazendo o segundo atacante.

No meio, uma linha de quatro com Mikel mais preso e Lampard como um segundo volante, saindo para o jogo com Mata e Bertrand pelos lados. Outro destaque foram as centralizações de Mata para ajudar Lampard na armação das jogadas. Lembrando que o Wigan jogou num antigo 3-2-2-3, conhecido em sua época como “W-M”, esquema eminentemente inglês das décadas de 30,40 e 50.

Outro detalhe importante de lembrar é que Ramires somente não foi escalado por causa de um mal-estar. Certamente o brasileiro seria o winger esquerdo no lugar de Bertrand, repetindo o desenho do time que conseguiu bater o Napoli, o Barcelona e o Bayern na fase final da Champions League da temporada passada. Ficou claro que a intenção de Di Matteo é usar duas linhas de quatro, seja se valendo de um 4-4-2, de um 4-4-1-1 ou até mesmo do 4-1-4-1, também usado com êxito na arrancada vitoriosa da Champions.

Aos 18, como citado, Roberto Di Matteo tirou Hazard (destaque do time no primeiro tempo (deu a assistência no gol de Ivanovic e sofreu o pênalti convertido por Lampard) e promoveu a estreia de Oscar. Logo na primeira jogada, o brasileiro quase fez o terceiro dos Blues. Oscar avançou pela direita, ganhou de Ramis na corrida e bateu cruzado. O tiro passou muito perto da trave. Com sua entrada, mudou também o desenho tático do Chelsea, que passou jogar no 4-4-1-1, com Oscar fazendo um meia atacante livre para encostar-se no centroavante:

 

 

Assim, podemos observar que o brasileiro ficou centralizado à frente da linha de meio campo do Chelsea e atrás de Torres. Di Matteo ressaltou durante a semana que Oscar atuou muito pela esquerda em sua carreira, tanto pelo Inter quanto pela Seleção. Parecia que o italiano tinha a intenção de jogar com o garoto como winger pela esquerda, centralizando Mata e colocando Ramires de winger pela direita.

 Porém, como a tática é jogar com uma linha de quatro vigorosa na marcação pelo meio, repetindo a fórmula que conquistou a Liga dos Campeões, deu pra perceber que a ideia inicial de Di Matteo é usar Oscar como um meia atacante livre à frente da linha de meio. Com a entrada de Ramires pela esquerda, os Blues devem fechar a equipe que provavelmente será a titular. Entretanto, Oscar deve se preparar e não perder o foco. Pelo o que jogou Hazard no primeiro tempo, como segundo atacante, a briga pela titularidade vai ser severa, afinal, o padrão tático e a estratégia de Di Matteo não mudaram. Abraço!

 

 

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: OSCAR ESTREIA NO CHELSEA JOGANDO DE SEGUNDO ATACANTE

Jogou pro gasto; foi bem

Juninho Esterce | 20/08/2012

Falaa! Olha, o Oscar entrou bem no lugar de Hazard, q jogou excelentemente bem, diga-se de passagem, e fez o q se esperava dele fazer, q era ir pra frente, pra cima, e até finalizou uma boa bola q ele mesmo ganhou na arrancada saindo antes do zagueiro e chegando depois, só q foi uma estreia meio nervosa, errando um passe bobo, não tendo muitas chances e tudo mais. Não o culpo, é normal, e espero q ele melhore com o passar do tempo e, ao lado de Lampard, El Niño Torres, Hazard e cia qm não jogaria bem, né! Enfim, boa estréia do garoto, mas num faz jus nunca à camisa q deram pra ele... q 11 tinha q ser imortalizada, ou senão até qndo chegasse um atacante q realmente resolvesse.

Re:Jogou pro gasto; foi bem

Victor Lamha de Oliveirs | 21/08/2012

Fala Júnior!!! Olha, Hazard também me surpreendeu. O belga foi para cima e mostrou que vai brigar forte por uma vaga no ataque. E Torres pode ficar bem ligado nessa briga, porque ele também tem grande chance de voltar para o banco. Oscar e Hazard jogando com liberdade, guarnecidos por duas linhas de quatro, também seria uma ótima opção! Eu gostei da 11 nele Juninho...acho que o garoto ainda vai honrar muito essa camisa! Abraço!

Re:Re:Jogou pro gasto; foi bem

Juninho Esterce | 22/08/2012

É, realmente o Hazard jogou mto! Eu num sei qnto a camisa 11 no Oscar, acho q é forçar demais ele, mas espero q vingue sim, num gosto dele não, mas torço por boas atuações, até pq eu qro q os Blues vençam sempre!

Oscar

Maurício | 20/08/2012

Fala Victor! Feliz um pouco com a goleada, mas triste com a derrota de quarta para Lusa! :S

Não pude assistir o jogo de estreia do Oscar, mas prefiro ele jogando de meia armador e não como segundo atacante, encaixaria ele no 4-2-3-1, ao lado de Juan Mata e Hazard, com Torres na frente, creio eu que Di Matteo irá fazer isso, mas dae vem a questão de onde escalar o Ramires, com esses jogadores que citei ele ia ter que ir para volancia do time, ao lado do Lampard ou Mikel / Essien!!

Lembrando que da pra inverter tbm de lado o Oscar com o Juan Mata, o Espanhol faz bem a função de meia armador, mas prefiro ele de Winger.

Abraço

Re:Oscar

Maurício | 20/08/2012

Ah, esqueci de uma coisa! E aquele post que você falou que ia fazer sobre Pro Evolution Soccer, lembra? Vai sair um? hehehe

Re:Oscar

Victor Lamha de Oliveira | 21/08/2012

Fala tricolor! A derrota para a Lusa foi inesperada né...rs! Coisas do futebol, por isso gostamos tanto! Oscar foi segundo atacante pela liberdade que teve para fazer parte do ataque com Torres, afinal jogava guarnecido por uma linha de quatro e o Chelsea ganhava de 2 x 0. Contudo, em termos de posicionamento jogou mais centralizado e partindo de trás, como um legítimo meia atacante do 4-4-2 britânico. Di Matteo parece já ter entendido que o melhor é deixar o menino solto para que ele desmonte as defesas adversárias com seu talento. A idéia do 4-2-3-1 é excelente e oportuna, mas o italiano já mostrou sua predileção pelas linhas de quatro. Sobre o post do Pro Evolution Soccer, quando ia começar a fazer tive minha placa de vídeo queimada. Também estou sem game aqui em casa, então fiquei por fora dos lançamentos. Assim que eu comprar meu Play 3 eu faço. A idéia foi ótima e com certeza não esquecerei! Abraço!

Novo comentário