Panorama tático do Flamengo de Joel em 5 atos

18/03/2012 19:13

Panorama tático do Flamengo de Joel em 5 atos

 

No mundo da bola cornetar é fácil e fazer é difícil. Nesse mesmo mundo errar é fácil e, às vezes, como no caso de Joel, perceber o óbvio é difícil.  Será que agora o treinador rubro negro percebeu que usar a garotada é sua única chance de montar um time competitivo e vitorioso? Afinal foi preciso que os jogadores lentos e em má fase se machucassem para que, de forma obrigatória, escalasse os mais jovens e habilidosos.

Independentemente das forças do acaso, que colocaram Joel no caminho da tradição do clube, que é montar grandes times com meninos da base, a verdade é que o treinador vem buscando a equipe certa, assim como sua formação ideal. Vamos conferir o panorama tático do recente comando de Joel no Flamengo:

 

 

1. LANÚS 1 x 1 FLAMENGO – 15/02/2012 – Libertadores

 

 

Esse time, com certeza, foi o pior que Joel Santana conseguiu escalar desde que retornou ao Flamengo. Uma equipe lenta, inoperante e insossa. Natalino escalou o Fla num 4-4-1-1 com quatro volantes, Ronaldinho apagado e Deivid no ataque. O resultado foi um enorme lucro, afinal a escolha dos atletas, assim como do esquema, foi equivocada. Além da tática retranqueira, percebam que o treinador optou por não escalar nenhum jogador da base, selecionando atletas lentos e sem capacidade técnica. Sem dúvida a nota nesse primeiro ato foi zero, sendo o empate um presente.

 

 

 

2. VASCO 2 x 1 FLAMENGO – 22/02/2012 – Carioca

 

 

 

 

Uma semana depois e outro resultado ruim. No duelo contra o Vasco, pela semifinal da Taça Guanabara, o Flamengo perdeu de virada, caindo uma invencibilidade de quase três anos com o rival. Nessa partida Joel escalou o Mengo num 4-3-1-2, com praticamente três volantes e Ronaldinho Gaúcho de enganche. Mesmo tirando um volante, e liberando mais Renato Abreu na criação de jogadas, optou novamente por um meio campo lento e sem criatividade, além de uma defesa frágil e sem entrosamento. A nota nesse segundo ato foi cinco. Primeiramente por ser um clássico e também pelo gol inacreditável perdido por Deivid, que mudaria a história do jogo e não pode ser computado na conta do treinador.

 

3. FLAMENGO 1 x 0 EMELEC – 08/03/2012 – Libertadores

 

 

 

 

 

Outro jogo pela Libertadores e mais um grande equívoco. Jogando em casa contra o fraco Emelec, o Flamengo jogou super mal, suou para vencer pelo placar magro de 1 a 0 e saiu vaiado de campo. Nessa partida os deuses do futebol começaram a ajudar o Mengão, afinal Joel não podia escalar Airton, Willians e Renato Abreu, afastados por contusão. Desta feita foi obrigado o treinador a escalar um meio de campo mais jovem e habilidoso, dando chance para Muralha, Luiz Antônio e Bottinelli. Mas equivocou-se na escolha do esquema, um 3-5-2 pálido e excessivamente defensivo, piorando a situação do Fla com a contusão de Léo Moura durante a partida. Depois Joel tentou arrumar a casa com alterações, mas não mudou o ostracismo de seu time, muito menos o panorama da partida. Nesse terceiro ato sua nota foi cinco novamente, unicamente pela vitória. A escalação dos jovens foi forçada pelas contusões e a escolha do esquema se mostrou um equívoco total.

 

 

4. FLAMENGO 1 x 0 FLUMINENSE – 08/03/2012 – Carioca

 

 

 

 

 

 

Como mostrado aqui no Painel Tático, no post da supracitada partida, digamos que neste jogo Joel gozou do seu primeiro êxito tático. Mesmo com os desfalques, levou a campo uma equipe qualificada e conseguiu vencer o tricolor de Abel Braga. Nessa partida optou por um 4-5-1 vigoroso, aonde quatro meias chegavam ao ataque liderado por Love. O Fla teve volume de jogo ofensivo, algo não visto nas partidas citadas anteriormente. A melhora existiu pelo fato do treinador escalar os meninos Muralha, Luiz Antônio e Thomás, atendendo aos anseios da torcida e mudando a cara do meio de campo. Como já salientado pelo Painel Tático, foi a melhor versão do time de Joel, sendo um norte para o, até então, equivocado treinador. Neste ato a nota de Natalino foi sete, pela vitória incontestável e pelo bom momento do rival.

 

 

4. FLAMENGO 3 x 3 OLIMPIA – 15/03/2012 – Libertadores

 

 

 

 

Será que a ficha caiu? Independentemente do apagão nos quinze minutos finais da partida, que cedeu o empate ao time paraguaio, foi a melhor apresentação do Flamengo em sua nova Era Joel Santana. Parecendo estar convicto de que a garotada é a saída para o Flamengo rumar um caminho de vitórias, escalou um time leve, jovem, habilidoso e ofensivo, que merecia ter saído de campo com a vitória. O Fla foi a campo num  4-2-3-1, acertando Joel tanto na escalação quanto na escolha do esquema. Podemos dizer que nesse último ato o treinador teve nota oito, faltando para o dez somente a vitória. Será que Joel vai manter a molecada e padronizar taticamente o time no 4-2-3-1? Vamos debater sobre as peripécias táticas do Natalino! Comentem!!!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

Tópico: Panorama tático do Flamengo de Joel em 5 atos

Thomas e craque Joel e burro!!!

Luciano | 20/03/2012

oi vitor, parabens pelo site. cara, vc tem razao, esse joel e mto besta, eu so dou zero pra ele. thomaz joga mto, e craque e daqui de juiz de fora, pena q nao ta no tupi. do renato abreu eu gosto. vc acha q tem lugar pra ele no meio?

Re:Thomas e craque Joel e burro!!!

Victor Lamha de Oliveira | 20/03/2012

Olá Luciano, tudo bom? Sinceramente? Não tem lugar para o Renato Abreu no meio campo do Fla. O jogador estava lento e sem vigor físico, antes mesmo do problema cardíaco. Sem chance! Se Muralha, L. Antônio, Willians, Bottinelli, Thomáz e, ate mesmo Kleberson, tiverem em condições de jogo, fica difícil para o Renato. Abraço

Joel

Luis Otávio | 20/03/2012

Grande análise Vitao, concordo plenamente e acrescento que o time que perdeu do Vasco era o time que o Luxa mais escalava, com a alteraçao do Love pelo Thiago Neves. Um time já engessado com muitos jogadores lentos e fora de posiçao, como Willians que nao tem condiçoes de jogar como um volante que sai pro jogo, ele é muito mais um ladrao de bola que um criador de jogadas.

A verdade é que só depois que voltarem os contundidos é que saberemos a verdadeira cara do time do Joel. No carioca ele voltou a escalar 3 volantes, pode ser um indício que o jogo contra o Olimpia dificilmente vai se repetir.

Re:Joel

Victor Lamha de Oliveira | 20/03/2012

Fala Luís, como vai? Sempre bom ter você aqui! Olha, acho que se o Joel voltar com os volantes lentos e sem criatividade, ceifando a habilidade do meio campo rubro negro, a torcida vai enlouquecer com ele. Como disse nosso amigo abaixo, a batata dele vai assar! Acho que ele repete o esquema usado contra o Olimpia na Libertadores. É a chance de classificação do Flamengo. Abraços!

ERROS DO FLA

DAVID PEREIRA | 20/03/2012

b.noite para todos do p.tático como bom vascaino poderia aqui dizer que este time do flamengo é ruim!porem não posso deixar de exaltar a garra e a força de vontade dos garotos,insisto em dizer que errando é que se acerta pois o joel é um treinador que seu time sempre atua fechado.para depois atacar ;nos ultimos jogos esta deixando muito ha desejar no segundo tempo e convenhamos é clara a falta de preparo fisico de alguns jogadores,más quanto a colocar os garotos para jogar acho eu que ele está mais do que certo uma vez que os medalhões não dão mais conta do recado ele precisa definir o que ele quer para o fla se vai se perder no próprio esquema tático e ser chamado de burro abra o olho joel sua batata pode esta assando.

Re:ERROS DO FLA

Victor Lamha de Oliveira | 20/03/2012

Grande David!!! Tudo bom? Obrigado por prestigiar o site novamente! Quero te ver sempre aqui! Realmente devemos exaltar a garra, a força de vontade e a habilidade dos garotos! Se o Joel não colocá-los para jogar, com certeza sua batata vai queimar! KKK! Abraço

nota 10

Adaílton | 20/03/2012

Oi, boa noite! Vi o link do seu site no comentario q fez no olho tatico. cara seu site e 10 e vc escreve mto bem. Adorei esse post do mengao, mas achei q o time tinha jogado no 442 contra o olympia. Se vc e o andre rocha falaram o contrario vou acreditar! valewsss

Re:nota 10

Luis Otávio | 20/03/2012

Eu estava no Engenhao com uma visao bem ampla do campo e vi claramente R10 pela esquerda, Love no centro e Thomás pela direita.

Re:nota 10

Victor Lamha de Oliveira | 20/03/2012

Olá Adailton, tudo bom? Obrigado pelos elogios, fico muito feliz com a aceitação que o site vem conquistando! A casa é sua!!! Realmente, com a centralização de R10 em alguns momentos, dava a impressão de estar jogando o Fla num 4-2-2-2 (ou 4-4-2 quadrado). Mas como mesmo salientou nosso amigo Luís Otávio, estava o Mengo no 4-2-3-1. Abraço e volte sempre!!!

Novo comentário