REAL 2 x 2 BAYERN: JOGÃO E VITÓRIA NOS PENALTIS

25/04/2012 19:59

No plano tático, o duelo entre Real e Bayern não trouxe nenhuma novidade. As duas equipes vieram postadas no mesmo 4-2-3-1, com as mesmas escalações da primeira partida, sendo Marcelo, pelo time da casa, a única novidade com relação à escalação inicial do jogo passado. Este foi o desenho tático do duelo:

 

 

 

O início de jogo do Real foi arrasador. Com apenas 15 minutos de partida, o jogo já estava 2 a 0 para o time de Mourinho, com dois gols de Cristiano Ronaldo. O Madrid rodava bem a bola e impunha seu jogo com autoridade, assustando o adversário e conseguindo chegar com perigo ao gol de Neuer. A vantagem adquirida no início da primeira etapa, muito se deu pela postura dos volantes, que saiam para o jogo, abrindo espaço na intermediária ofensiva da equipe espanhola.

Marcelo centralizava em cima de Luiz Gustavo, procurando abrir espaço para os avanços de Cristiano Ronaldo. Di María também procurava jogar em cima do inexperiente Alaba pelo setor direito, mostrando a evidente intenção do Real de agredir constantemente o adversário. Entretanto, após abrir a vantagem de dois gols, o Real Madrid passou a chamar o Bayern para seu campo de defesa, “oferecendo” a bola e almejando aniquilar o adversário no contra-ataque.

Aos 21 minutos da primeira etapa, o Bayern já dominava a partida e detinha 61% da posse de bola. Logo aos 25 minutos, um pênalti marcado a favor do time alemão, e convertido por Robben, mudaria toda a história da partida. Como alertado por PVC na transmissão da ESPN Brasil, o Real exagerou no chamamento do Bayer para seu campo de defesa.

Se valendo da estratégia adotada pelo time espanhol, que era o privilégio do contra-ataque, o time alemão adiantou sua equipe e veio para o jogo, tomando as rédeas da partida e a dominado até o final da primeira etapa. Estou convicto de que Mourinho errou. Não no aspecto tático, mas no que tange ao aspecto estratégico. Com 2x0 e jogando em casa, poderia ter dominado a partida e até ter decidido a parada no primeiro tempo.

Após o Madrid permitir a reação dos Bávaros, o jogo virou uma guerra equilibrada, e assim foi até a decisão por pênaltis. Mourinho trocou Di María por Kaká, centralizando o brasileiro e colocando Özil aberto pela meia direita. Porém, Kaká entrou mal e justificou a sua ausência nas últimas partidas do Real Madrid. Com muita luta e obediência tática o time alemão chega a mais uma decisão de Champions League.

Classifico como excelente a atuação de Heynckes, tanto na tática quanto na estratégia, nos dois jogos do duelo. Já Mourinho, em minha opinião, deixou a desejar nas duas partidas. A estratégia de buscar o contra-ataque chamando o adversário para o seu campo de defesa foi preponderante para a desclassificação do Real Madrid. Às vezes, a estratégia aplicada ao desenho tático vale muito mais do que este, sendo decisiva no resultado final da partida. Aguardo o comentário de vocês. Abraço!

 

                                                                          Victor Lamha de Oliveira

Tópico: REAL 2 x 2 BAYERN: JOGÃO E VITÓRIA NOS PENALTIS

Gostei do final

Juninho Esterce | 26/04/2012

E aí Vitão! Bom, confesso q não vi o jogo, mas qria mesmo q o Bayern passasse, mesmo a final sendo na casa deles o Chelsea tem chance de vencer, apesar dos desfalques e tudo mais, mas ele tbm têm alguns desfalques, menos importantes do q nós, mas acredito q no final irá dar tudo certo! Agora Cristiano Ronaldo e Kaká perderem pênaltis... num era mesmo dia dos Merengues.

Sem surpresa!!

Danilo Costa | 26/04/2012

Fala Victor, tudo bem? Mais uma vez, parabéns pela ótima análise! Infelizmente não assisti o jogo, mas vi os melhores momentos e o Bruno fez um resumo do q aconteceu, além de ler a sua análise.
Alguns comentário: pra mim foi sem surpresa pq sempre achei q seria um duelo totalmente comparado, os times até se parecem na forma de jogar e na organização, tirando Cristiano Ronaldo q é fora de série, os elencos são muito parelhos,comparando posição por posição, ao contrario da outra semi-final, q deu zebra!! Gostaria de ver o Mourinho variando mais o esquema tático e o sistema de jogo, geralmente só troca as peças. Por mais q se observe grande movimentação, o CR7 aparecendo como centro-avante e , Marcelo, indo até a linha de fundo..., acho pouco pro elenco do Real Madri. Poderia ter tirado um volante e adiantar o CR7 e colocar mais um meia, transformando num 4-1-3-2 ou 4-1-2-1-2, até mesmo mudar pra um 3-5-2, com Sérgio Ramos de 3 zagueiro. Concordo q no futebol de hj, os esquemas são mutáveis durante a partida, devido a grande movimentação, mas poderia haver mais ousadia, o q sobra no nosso querido amigo Pep Guardiola. Outro comentário ando escutando muita gente falando q o Kaká é a salvação pra copa do mundo... posso estar muito errado, mas apostaria mais no Diego (atlético de madrid) q no Kaká, nem preciso comentar sobre R10 e Robinho...

Re:Sem surpresa!!

Danilo Costa | 26/04/2012

Grande abraço!!

Re:Sem surpresa!!

Victor Lamha de Oliveira | 26/04/2012

Grande Danilo!!! Tá entendido hein garoto??? Gostei de ver sua análise...mandou muito bem!!! Também estou achando o Real óbvio taticamente, sem nenhuma variação, trocando somente as peças dentro do desenho tático! Hoje o Cristiano apareceu várias vezes como centroavante ao lado de Benzema, como foi no segundo gol do Real. Mas eu também acho pouco! Pelo elenco do Real e pela inteligência tática do Mourinho! Gostei das suas variáveis táticas, principalmente do 3-5-2 deixando Ramos na sobra. No jogo de hoje poderia ter sido uma saída para a obviedade do time espanhol! Sobre o Kaká, entrou muito mal...nervoso, lento, disperso! A minha esperança para o meio brazuca é o Lucas do São Paulo e o Ganso. O que acha? Abraço

Re:Re:Sem surpresa!!

Danilo Costa | 26/04/2012

Muito Obrigado!
Vejo o lucas mais como um ponta, gosto muito do futebol dele. O ganso tb gosto, mas eu o acho um pouco lento e nulo na marcação, não é só pq tem o numero 10 nas costas q não precisa marcar. Meu esquema tático favorito é o 3-4-3 (q nem o do barça) mas nunca seria utilizado por uma equipe brasileira. gosto muito tb do 4-3-3 (com dois meias e um volante, podendo ser 3 meias marcadores, e laterais defensivos) e 4-1-4-1, com isso acho q ainda falta alguém pra jogar ao lado do PH Ganso no meio, Oscar, Hernanes, Diego, Anderson... Mano ficou preso nesse esquema e se perdeu. Ataque Lucas na direita, Neymar na esquerda e o Damião no meio ( alguma outra opção de centro-avante?)
Obs.: To rindo de mais do Sebastião criador de porcos, do comentário abaixo!!!

Re:Re:Re:Sem surpresa!!

Victor Lamha de Oliveira | 26/04/2012

Gosto do 3-4-3 e do 4-3-3 também! O ideal é usar os dois durante a partida, mudando de acordo com a circunstância! Sobre o Damião, não gosto muito do futebol dele não. Acho que estamos carentes de um grande camisa 9. Entendo que Fred, Hulk, Pato e Damião são grandes jogadores, mas nenhum merece a titularidade da seleção brasileira. Sobre o post do criador de porcos, também dei pala!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Re:Re:Re:Re:Sem surpresa!!

Danilo Costa | 26/04/2012

Então o Damião não me passa tanta firmeza, mas sabe empurrar a bola pra dentro do gol...uahuahuahua... Não havia lembrado do Hulk, na minha opinião rola de jogar com ele de atacante, sem necessidade de ter um centro-avante, nos últimos jogos do porto ele tem jogado assim. Acho necessário ter um centro-avante no elenco, mas não tem necessidade de ser titular. Pato seria meu favorito, mas vive machucado, o mesmo pro Fred. Isso de não ter um camisa nove, o futebol brasileiro é muito dependendo de 3 posições, O 5 (volante de contenção) o 10 (meia de ligação/armador) e um 9 (centro-avante de área). Da pra montar bons times sem necessariamente ter essas peças no time titular. O q vc acha a respeito Victor?

Re:Re:Re:Re:Re:Sem surpresa!!

Victor Lamha de Oliveira | 28/04/2012

Acho que você tem razão sobre a "dependência" que o futebol brasileiro tem com essas posições, assim como tinha com o antigo ponta de lança. Mas creio que essa relação de depência advém de fatores históricos do futebol, o que nem sempre se relaciona com efetividade e bons resultados. Como você bem ressaltou, elenco é uma coisa e equipe titular é outra! Para a montagem do elenco, vale a pena ter jogadores de qualidades diversificadas. Com relação ao time titular, tem como montar bons times sem essas "posições padrão". O São Paulo de Telê jogava com Müller e Palhinha na frente, sem o nove de origem. A seleçao foi campeã mundial em 94 sem um camisa 10 de ofício...o Barcelona joga sem um destruidor de jogadas na meiuca, escalando Busquets, Fábregas, Iniesta, Xavi! Se o treinador tiver uma proposta e a treinar com competência, pode fugir desses dogmas táticos. Do contrário, as vezes é melhor buscar o padrão para manter um nível plausível de atuação. Concorda?

Real X Bayern

Maurício | 26/04/2012

Jogaço, que pude ver só o 2° tempo infelizmente, mas quero ver a reprise se todo o jogo!!

Não achas que o Real precisa de um bom lateral direito ou zagueiro para passar o Sergio Ramos para a Lateral? Acho que o Hummls e Kompany seriam dois nomes interessantes para esse time!

Ja pelo lado do Bayern, acho que precisa de um bom zagueiro também , Hummels eh o nome certo, que era jogador do próprio Bayern , mas que não foi aproveitado na equipe!

Que vc acha Victor?

Re:Real X Bayern

Victor Lamha de Oliveira | 26/04/2012

Grande Maurício!!! Como vai irmão? Com certeza o Real precisa de zagueiro! Creio que não somente um, mas dois, porque o Pepe não está no nível de uma zaga que já teve Hierro e Helguera! Acho ele agressivo e atabalhoado e sem senso de posicionamento! Kompany eu gostei, cairia muito bem no elenco! O Bayern, creio eu, tem uma defesa mais sólida por ter defensores mais versáteis! O que o time alemão precisa é de um meio campista mais cerebral, tipo Xavi ou o próprio Kaká, para ser a mente do 4-2-3-1 deles! Ribery, Robben e Kroos são jogadores de carregar a bola, faltando esse jogador que distribui e pensa o jogo! Concorda?

1 | 2 >>

Novo comentário