SUÉCIA 0 x 3 BRASIL: MANO POSTA O BRASIL EM LINHAS DE QUATRO

15/08/2012 18:07

 

Como previsto aqui no Painel Tático, Mano Menezes escalou a Seleção Brasileira num típico 4-4-2 em linhas. As diferenças com relação à prévia tática divulgada aqui ontem foram às inversões na zaga e no meio. Thiago Silva ficou na direita e David Luiz foi para a esquerda. No meio, Mano preferiu colocar Oscar de winger pela esquerda e Ramires pela direita, fazendo este uma dobradinha com Daniel Alves pelo setor. A Suécia também veio postada no 4-4-2 britânico, porém sem compactação entre as linhas. Esse foi o painel tático da partida:

 

 

 

Parece que Mano Menezes, após os jogos olímpicos, resolveu apostar no 4-4-2 para o seguimento do seu trabalho. Assim como a Argentina faz com Messi, o treinador brasileiro está dando espaço para o esquema tático que deixa Neymar livre em campo como um típico segundo atacante.  E o craque santista tem rendido bem jogando solto pelo campo ofensivo do Brasil.

O ponto fraco do esquema foi o isolamento de Oscar e Ramires pelos flancos, o que pouco contribuiu para a criação de jogadas pelo meio e também pelas laterais. O Brasil teve posse de bola, controlou o jogo e a defesa pouco sofreu. Entretanto, não podemos ignorar a fragilidade do time sueco, muito fraco no aspecto técnico.

O 4-4-2 privilegia o talento de Neymar ao lhe dar liberdade, tornando menos óbvio o seu posicionamento. Porém, a movimentação não pode limitar-se ao posicionamento do craque santista. Faltou mais troca de posições e centralizações de Oscar e Ramires. No primeiro tempo o Brasil fez um gol com Leandro Damião em bela jogada de Neymar, que teve um gol mal anulado pela arbitragem.

Aos 43 minutos do primeiro tempo, quando a Suécia tentou empatar partindo para o campo de ataque brasileiro, Mano, usando os braços, pedia para que as linhas se alargassem para as laterais, insistindo muito para o time abrir. Também pedia, aos gritos, um acionamento mais incisivo de Daniel Alves. Concordo com o alargamento e a preocupação das jogadas laterais, mas Neymar ficou um pouco sobrecarregado na criação no primeiro tempo.

Na segunda etapa a Seleção se movimentou com mais desenvoltura e envolveu mais o time sueco. Ramires veio para a esquerda, como no Chelsea, e Oscar retornou para a direita. Mais para o final, com as entradas de Pato e Hulk, Mano remontou o 4-2-3-1. Ramires deu mobilidade ao meio e acelerou a saída de bola. É uma boa opção na vaga de Rômulo. Pato entrou bem, sofreu pênalti e fez dois gols. A briga entre ele e Damião está ficando boa.

Mano respirou aliviado após o resultado obtido contra a Suécia. Seguindo outro rumo tático, o comandante canarinho vai deixando o 4-2-3-1 e começa a desenhar a Seleção principal no 4-4-2 em linhas que libera Neymar para criar e atacar. Creio que esse time pode melhorar com as entradas de Jefferson, Marcelo e Lucas. Assim, os volantes seriam Ramires e Paulinho. Lucas faria a meia lateral direita, com Oscar pela esquerda e Neymar como segundo atacante. Agora, somente o tempo dirá para Mano se ele está percorrendo o caminho tático correto. O tempo é curto e, em dois anos, ainda não enxergamos resquícios de padrão tático. Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: SUÉCIA 0 x 3 BRASIL: MANO POSTA O BRASIL EM LINHAS DE QUATRO

Re:4-4-2 quem pode ser winger ...

Victor Lamha de Oliveira | 20/08/2012

Olá Max, tudo bom? Muito obrigado pelo elogio irmão! A casa é sua! É sempre um prazer recebê-lo aqui no Painel! Além da falta de aplicação tática dos wingers na marcação, ainda tem a falta de centralização dos mesmos para auxiliar o meia atacante e a definição de um desenho tático para que se crie um padrão. Assim poderemos novamente ter uma Seleção competitiva. Sobre a qualidade dos volantes, a convocação de Ramires e Paulinho já foram boas notícias. Parece que após o péssimo desempenho nas Olimpíadas, Mano entendeu que Sandro não tem gabarito para ser titular. Em minha opinião, não faria parte nem do grupo. Abraço!

Re:Re:4-4-2 quem pode ser winger ...

Max | 20/08/2012

Cara você manja muito !!! , vou fala pro André Rocha que a concorrência ta apertando pro lado dele hahaha . Sim , mais a dúvida cruel que fica Paulinho e Ramires tem boa saída de bola sabem sair jogando ! ... mais como darão conta de fazer um boa contenção no meio campo sem compactação ?? será que mano irá investir nisso ?

Re:Re:Re:4-4-2 quem pode ser winger ...

Victor Lamha de Oliveira | 21/08/2012

Grande Max!!! Fico muito feliz ao ler seus elogios!!!! Obrigado irmão, de coração!!! Faço o Painel com muito amor e dedicação. É muito bom ter nosso trabalho reconhecido! A casa é sua! Sobre o André, ainda tem muito chão para chegar no cara...rsrsrsrs! Mesmo assim, fico mais que feliz pela comparação, afinal também sou fã do André, o mestre da análise tática! Max, ter volantes técnicos não significa ter uma marcação frouxa. Espanha e Alemanha, melhores seleções da atualidade, jogam com volantes ofensivos e que constantemente auxiliam o ataque.O problema não é só a compatação e a contenção, mas também um eficaz sistema de cobertura, onde trabalham zagueiros, laterais e volantes. Isso pode evitar as subidas desordenadas e os buracos no meio e na defesa. O problema é que Mano Menezes usou dois anos para "brincar de experiência" e, esse sistema de cobertura, requer treinamento e obediência tática. Com certeza nosso treinador vai investir na contenção, afinal tem predileção por uma retranca que o garanta o cargo. Sobre a compatação, essa somente funciona se o time tiver uma transição rápida quando retoma a posse de bola! Outro desafio para Mano! Abração! Se tiver FaceBook, me adiciona lá! Estou como Victor Oliveira (cidade Juiz de Fora - MG).

Re:Re:Re:Re:4-4-2 quem pode ser winger ...

Max | 21/08/2012

Será que as atuações diante de México na final das olimpíadas e nos amistoso não serviram de lição para o Mano de que não é possível jogar com Sandro e Rômulo ?! na minha opinião mano deveria armar o time da seguinte forma :

-------------------------------------------- Jefersson ------------------------------------------------------

-----D .alves --------- T. silva --------------------------D . Luiz -------------------Marcelo -----------

--------------------------------------------- ? --------------------------------------------------------------
^
------------------------------- Hernanes ------------- Oscar ------------------------------------------
^
---------- Ramires ---------------------------Neymar -----------------------------------------------------

---------------------------------------- Damião ---------------------------------------------------------------
Com bola :
Ramires recuando com o apoio de hernanes , oscar centralizando e neymar flutuando na area adversária e damião buscando pivo e oportunidades como todo centroavante , os laterais alternando na subida ao ataque e apenas e casos oportunos lancamentos buscando a profundidade de ramires .

Sem bola :
Hernanes , Oscar e o Volante misterioso * se juntam e fecham um trinca no meio deixando neymar e ramires soltos pressionando a saída para buscar o contra ataque em caso de bola roubada formando um 4- 3 -2 -1 ao meu ver o melhor esquema sem bola para a seleção por que possibilita 2 jogadores velozes ficarem apenas pressionando sem grandes incumbências táticas possibilitando uma futura entrada de Lucas no lugar de Ramires conforme sua evolução tática no PSG , alguém junto a oscar que eu boto muita fé que se torne o grande diferencial da seleção , unindo técnica com tática .


* volantes misterioso ao meu ver o grande problema da Seleção é essa figura Volante de òtima marcação e boa saída de bola ex: Busquets , Kedhira , Essien , Mikel . Por que ao meu ver Paulinho e Ramires não marcam tão bem assim para atuarem juntos falta , aquele cara como diz o linguajar futebolístico "que saiba da porrada na hora de dar e saiba toca de chapa na hora de tocar "

Quem sabe Fernando ( Grêmio ) ??

O que acha , Victor ???

Re:Re:Re:Re:Re:4-4-2 quem pode ser winger ...

Victor Lamha de Oliveira | 22/08/2012

Max, o Paulinho tem evoluído muito na marcação. No Corinthians de Tite, Ralf fica mais preso, porém Paulinho também marca bastante pelo lado direito. Ramires também tem marcado muito ao jogar como um winger mais defensivo do que ofensivo no Chelsea "italiano" de Di Matteo. O Fernando é uma excelente opção, porém, como fez com Lucas, Mano jogou fora uma grande chance de testá-lo nas Olimpíadas. Os dois jogos contra a Argentina, somente com jogadores brasileiros, é uma grande oportunidade para testar o atleta com a amarelinha. Outro jogador que gosto muito, pelo empenho na marcação, e pela qualidade na saída de bola é o Arouca. Porém, é outro que nunca foi testado. Mano preferiu levar Douglas, Sandro e Fernandinho. Gostei muito do seu time e da variação tática proposta. Entretanto, eu gostaria de ter Lucas e Ramires no mesmo time. Acho que hoje, até pela fase dos atletas, Hernanes não tem lugar no time titular. Creio que Paulinho e Ramires jogando na cabeça da área pode ser a solução para o equilíbrio do indefinido meio de Mano Menezes. Abraço!

Re:Re:Re:Re:Re:Re:4-4-2 quem pode ser winger ...

Max | 22/08/2012

Sim Victor , espero que você tenha razão ! se Paulinho e Ramires acertarem o meio a seleção , na minha opinião teriamos potencial para brigar por títulos o Brasil sempre se destacou quando jogou pra frente e foi contestado ...

--------------------------------- jefersson ---------------------------------

--- d.alves --------t silva ----------------d .luiz-------- marcelo

--------------------------------paulinho ------------------------------------

-------------------ramires ----------------oscar--------------------------

-----Lucas---------------------------------------------- neymar----------

--------------------------------damião --------------------------------------

Pra mim isso só funcionaria se lucas desenvolver disicplina tática e entrega na marcação , ja que sem essa ajuda o meio campo ficaria engessado por que oscar não poderá sair muito , tão pouco ramires senão vira um 4-2-4 suicida ou até mesmo um 3 -1 - 4 se um lateral subir .

me adciona no face cara não to te achando , Max Pohl ( São paulo ) não tem erro hahah

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:4-4-2 quem pode ser winger ...

Victor Lamha de Oliveira | 23/08/2012

Max, esse esquema que desenhou é um legítimo "4-3-3 A" europeu, filho da escola holandesa. Rijkaard implantou esse esquema no Barça de 2004/2005 que conquistou a Champions com Ronaldinho comendo a bola. Pode dar certo, mas como você mesmo colocou, um dos meias ofensivos tem que também auxiliar na marcação do meio, para evitar o 4-2-4 suicida. Eu ainda prefeiro um volante avançando do que um meia recuando, afinal o 4-2-3-1 já te proporciona uma linha de 3 meias que atacam! Sobre o Facebook, estou bloqueado para adicionar...rsrsrs!. O link é esse, me add lá: Abraço
https://www.facebook.com/victor.oliveira.161

<< 1 | 2

Novo comentário