Tupi 3 x 0 Boa Esporte: Palmas para o 4-2-3-1 de Moacir Júnior

10/03/2012 00:02

Na outra análise tática, do jogo entre Tupi e Uberaba, cobrei do treinador Carijó um melhor aproveitamento do elenco disponível. E os méritos de Moacir, na partida contra o Boa Esporte, não se resumem apenas à escalação, afinal a tática escolhida, um moderno e ofensivo 4-2-3-1, foi fundamental para a equipe encontrar espaços e conquistar a vitória. Já o Boa veio mais fechado, disposto num 4-3-1-2, esquema tático que chamou o Galo para sua intermediária e dificultou suas ações ofensivas. Esse foi o desenho tático do duelo:

 

                           

O dedo de Moacir começa aparecer no jogo do Tupi. A equipe teve padrão tático, dominou a partida com tranqüilidade, atacou pelos lados, alargou a marcação adversária e conseguiu três gols. Foi, disparada, a melhor atuação do time de Juiz de Fora no ano de seu centenário. Na defesa o técnico promoveu o retorno de Michel Benhami, não improvisando mais Henrique pelo flanco esquerdo. No meio, Jaílton ficou mais preso na proteção da zaga, como solicitado nesse site, ficando Salino como segundo volante (outra reivindicação que fiz no post anterior). Michel Cury jogou centralizado na criação, caindo pelos dois lados e puxando os contra ataques. Alan jogou pela esquerda e Henrique pela direita, quase que como um ponta. Na frente, o guerreiro Ademílson, autor de dois gols na partida.

O time se movimentou muito bem, principalmente no primeiro tempo e na parte inicial da segunda etapa. Henrique e Alan inverteram várias vezes suas posições, fator que dificultou mais ainda a marcação do Boa Esporte. No lance do pênalti, que resultou no primeiro gol, Henrique foi derrubado na área jogando pela ponta esquerda. O técnico dos vermelhos, Sidney Sampaio, na minha humilde opinião, não foi feliz em sua escolha tática.

Apesar de possuir três cabeças de área, e apenas um homem de criação, encontrou o Tupi muito espaço para jogar. Isso porque o Galo jogou com meio campistas abertos, o que levou a marcação dos volantes para as beiradas do campo, surgindo assim espaço para o Tupi produzir ofensivamente. Não funcionou o ferrolho que Sampaio armou à frente de sua defesa.

Outro fator que chamou a atenção foi a união e dedicação da equipe. Após marcar o primeiro gol, Ademílson atravessou o campo para comemorar junto do banco de reservas. Todos os jogadores comemoraram juntos, se abraçando e mostrando que todos estão unidos no propósito de honrar a camisa do Tupi. Outro mérito de Moacir, que, até agora, tem feito excelente trabalho no comando Carijó. Além de uma escalação que aproveitou os melhores, sendo que todos estavam na faixa de campo onde sabem jogar, Moacir foi ofensivo ao escolher o 4-2-3-1, dando verdadeiro nó tático no apático Sidney Sampaio.

Na minha opinião, o treinador Carijó encontrou a equipe ideal, devendo manter tanto a escalação quanto a tática usada hoje. E vocês, o que acham? Qual sua opinião? Conto com sua participação! Abraços!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: Tupi 3 x 0 Boa Esporte: Palmas para o 4-2-3-1 de Moacir Júnior

Tupi rumo à classificação!

Didim | 13/03/2012

Depois dessa "respirada" acho que podemos esperar uma reação do nosso Carijó para a classificação, já que possui um jogo a menos neste momento. Essa vitória é um estímulo aos jogadores e confere maior confiabilidade entre os membros da equipe! Força Carijó!!!!!!

Elenco o Tupi

Cloves | 13/03/2012

Quando ouço a palavra elenco reduzido, sempre digo que o mineiro e um torneio reduzido onde investir muito e jogar dinheiro fora. Temos um elenco que atende bem com ressalvas na lateral esquerda que atormenta os sonos. Agora poucos clubes do Brasil inclusive os series a , consegue suprir tres desfalques mantendo o mesmo nivel de time.

Re:Elenco o Tupi

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2012

Grande Cloves! Realmente a lateral esquerda está carente, mas acho que Michel B., ganhando mais ritmo de jogo e força física, pode suprir essa carência e cuidar bem do nosso flanco esquerdo! Concorda? Sobre o elenco, creio que mais um ou dois jogador de peso, de qualidade técnica superior, tornaria o Tupi muito forte, levando o clube a lutar pelo título, sonho de todos nós! Por enquanto o Tupi luta para não cair, muito pouco para o Carijó! Abraço

Tupi x Boa Esporte

Kiko Halfeld | 13/03/2012

O novo sistema de jogo deixou o galo carijó com uma cara nova e um futebol mais rápido que se mostrou muito eficiente contra o Boa Esporte. Estamos no caminho certo e tenho certeza que ainda temos muito a melhorar. O Tupi mostrou sua garra em jogar de novo e todos nós sabemos que quando o galo entra em campo pra ganhar, não há gigante que segure que dirá o Santa Cruz.
Meu caro parabéns pela criação deste espaço onde discutiremos muito nosso galo caríjo!

Re:Tupi x Boa Esporte

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2012

Olá Kiko, tudo bom? Muito interessante seu comentário! Realmente o 4-2-3-1 deu cara nova ao futebol do Galo, afinal Henrique, um dos melhores do elenco, jogou na faixa de campo onde rende mais. Concordo que estamos no caminho certo, e espero até uma classificação para a fase final. O que acha? Sobre a garra, confesso que me enchi de orgulho quando vi aquela comemoração do primeiro gol. O time se mostrou unido e focado, o que nos enche de esperança! Obrigado pelo elogio! Nossa cidade estava necessitando de um cantinho para falar do Galo, de seus sistemas táticos e estratégias de jogo! A casa é sua! Volte sempre, deixe sua opinião. Se tiver material, me manda que publico. Grande abraço!

Posse de Bola.

Marco Lima | 12/03/2012

Allan e Ademilson estão menos sobrecarregados com o novo desenho tático. O Tupi usa melhor os lados do campo, o que abre e confunde a marcação adversária. Talvez seja preciso alguma variação contra times mais habilidosos e que saibam usar melhor a velocidade. Victor, vc se lembra do Corinthians e Seleção de Carlos Alberto Parreira, que dava aflição de ver jogar, pela caracteristica de reter a bola e trocar passes exaustivamente, impedindo o adversário de atacar? O Barcelona de Guardiola faz isso com perfeição e o Tupi começa a atuar assim. É preciso ter paciência nos jogos daqui por diante. Achei que o time passou a errar menos passes e isso merece ser mais bem trabalhado. Parabéns pelas análises e pelo blog, que recomendei aosmeus seguidores no twitter e Facebook. Abração.

Re:Posse de Bola.

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2012

Olá Marco, tudo bom? Não sabe como fiquei feliz com sua honrosa participação no meu site!!! Obrigado pelo carinho irmão! São pessoas como você que vão me ajudar a tornar esse espaço um vasto campo de discussões táticas! Obrigado também pelos elogios e por recomendar o Painel Tático para seus seguidores! Saber que gostou é uma honra! A casa é sua, é nossa, é do Carijó! Sobre seu comentário, concordo que Allan e Ademilson foram beneficiados pelos novo esquema, afinal são jogadores experientes e que, como salientou, estavam sobrecarregados! O esquema caiu bem no elenco disponível, sendo que a versatilidade de alguns atletas pode proporcionar as variações que você citou (e que realmente são necessárias). Achei muito interessante sua percepção sobre o toque de bola manso e pacífico que o Tupi demonstrou contra o Boa Esporte, bem parecido com os times que citou, principalmente o Corinthians de Parreira. Por várias vezes a torcida se irritou, cobrando do Carijó um toque de bola mais veloz.Devemos lembrar que o trabalho de Moacir começou agora! Além disso, o primeiro estágio de aprendizado, dessa tática a a la barça, é aprender reter o balão e dominar as rédeas da partida. Posteriormente, com mais entrosamento e padrão tático, passa a equipe a executar com mais velocidade essa posse da bola. Será que nosso Galo chega lá? O que você acha? Um grande abraço e volte sempre!

Não gostei!

Elias José Silvério | 12/03/2012

Victor, quero lhe parabenizar pelo site, nossa cidade precisava desse espaço! Temos que lhe agradecer! Estive no municipal e não gostei, acho que fui o único. Queria mesmo é te perguntar se você acha que o Tupi, contra times melhores, como América e Atlético, pode se valer desse esquema. Vai ficar vulnerável não? Obrigado! Apesar de garoto você mostrou que entende muito de futeboL! Parabéns!

Re:Não gostei!

Victor Lamha de Oliveira | 12/03/2012

Oi Elias, tudo bom? Não sabe como seus elogios me deixaram feliz...eu é que tenho que agradecer sua gentileza! A casa é sua, é nossa, é terreno carijó! Espero que esteja sempre aqui! Sobre a sua pergunta, acho que sim. Na minha opinião, Moacir conseguiu, nessa escalação, colocar os melhores à disposição em campo,sendo que o esquema foi perfeito para tal êxito. Falta um pouco de padrão tático, mas acredito que com vontade e dedicação, o Tupi consegue encarar adversários mais fortes se valendo do 4-2-3-1. Para isso, Henrique e Alan tem que se esforçarem mais, voltando para fechar o meio de forma constante! Abração e volte sempre!

Galo

Cloves | 12/03/2012

A qualidade tecnica dos jogadores do Tupi acredito ser algo indiscutivel. Jogadores como o Jailton, Cury, Henrique, Ademilson, Allan e todos demais do elenco tem experiencia e talento para honrar a camisa do tupi com bons jogos e muita dedicação. Com certeza o 4 2 3 1 e um esquema inteligente quando se joga com um adversario com 3 volantes, pq confunde e abre a marcação nos flancos deixando espaços no meio , ex. claro o primeiro gol onde os volantes estavam abertos fazendo a cobertura e um simples drible desarticulou todo o sistema defensivo do Boa. Mais o diferencial do tupi no jogo, foi a uniao que os jogadores estao começando a criar "fechando o grupo" na giria do futebol, qualidade tecnica somados a muito vontade e um bom caminho p as vitorias.

1 | 2 >>

Novo comentário