VALENCIA 1 x 2 PSG: TIME DE ANCELOTTI COMPACTA AS LINHAS E VENCE FORA DE CASA

12/02/2013 19:52

 

Valencia e Paris Saint Germain se enfrentaram hoje pelas oitavas de final da Champions League 2012/2013, no estádio Mestalla. No plano tático, o Valencia veio postado num 4-2-3-1 sem criatividade pelo meio e o Paris Saint Germain no esperado 4-4-2 britânico. Melhor para o time francês que fez uma partida sólida na defesa e produtiva no ataque, conseguindo um excelente resultado.

 

Valencia no 4-2-3-1 e PSG no 4-4-2 britânico: Time da casa teve a posse da bola e espaço pelo centro, porém não conseguiu infiltrar na defesa adversária. Com a compactação das linhas de Ancelotti e a falta de criatividade de Banega pelo meio, ficou difícil entrar tanto pelo centro quanto pelos flancos. Ao retomar a bola, o time francês tocava rapidamente, quase sempre levando perigo ao gol de Guaita. O 4-4-2 do PSG tinha a dinâmica de um 4-2-2-2 com as centralizações de Lucas e Lavezzi para jogar na intermediária. O brasileiro foi muito bem na recomposição defensiva, compondo com excelência a linha de quatro.

 

O PSG conseguiu fazer dois belos gols na etapa inicial. Primeiro marcou na ótima jogada entre Pastore e Lavezzi, que fez um golaço. Depois marcou com Pastore após uma linda de jogada de Lucas pelo flanco, que deixou assentado o mexicano Guardado. Isso sem contar a bola na trave que o brasileiro chutou. Bela partida de Lucas, tecnicamente, defensivamente e ofensivamente.

O Valencia só encontrou espaços nas diagonais de Feghouli que abria o corredor para os avanços de João Pereira, aproveitando este os espaços às costas de Pastore. Mas as linhas compactas armadas por Ancelotti conseguiram deixar a posse espanhola inofensiva e distante de sua meta. A marcação do time francês tinha a cara de Carlo Ancelotti, apresentando solidez e dando segurança ao ataque.

Na segunda etapa, o técnico Ernesto Valverde fez duas alterações, mexendo também no desenho tático da equipe. Entraram Valdéz e Canales, saindo Jonas e Banega. Assim, o Valencia passou a atuar num 4-4-2 inglês, espelhando o esquema do time rival para tentar mudar a profunda adversidade do resultado.

 

Valverde espelhou o esquema de Ancelotti e colocou o Valencia para jogar no 4-4-2 britânico. Time espanhol continuou com a posse de bola e com extrema dificuldade de penetrar nas linhas francesas, tomando vários contragolpes perigosos que quase resultaram em gol. A falta de uma presença criativa na intermediária obrigou Valdéz, por vezes, a recuar e tentar desempenhar a função de meia central, o que foge de suas características.

 

Ancelotti, como sempre, fez três alterações para fechar mais a equipe e tentar o terceiro gol no contra ataque. Acabou sendo castigado com o gol de Rami no final do jogo, conseguido no abafa e no cruzamento para a área. Lucas saiu no início da etapa final, logo depois Lavezzi e Pastore. Entraram Chantôme, Ménez e Armand.

O PSG recuou muito, mas mesmo assim teve três chances claras de fazer o terceiro e decidir logo o confronto. Já o Valencia, na base do abafa, teve poucas oportunidades de conclusão, mas descontou na bola parada. Outro destaque foi o italiano Verratti, que executou a função de Box-to-box com eficiência e categoria. No final, Ibra ainda foi expulso por agredir Guardado. O sueco, com certeza, fará muita falta no jogo de volta. O gol de Rami esquentou a disputa novamente, mas o PSG tem grande vantagem decidindo em casa. Abraço!

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: VALENCIA 1 x 2 PSG: TIME DE ANCELOTTI COMPACTA AS LINHAS E VENCE FORA DE CASA

Jallet e Lucas

Raniery Medeiros | 12/02/2013

Que bela análise, Vitão!

Olha só o Lucas, Hein?!
No Francesão ele vinha atuando neste mesmo esquema, mas sem ajudar taaaanto na marcação. Hj ele anulou o Guardado e colaborou com o Jallet.

No entanto, ele precisa se libertar mais. Fica muito estático e previsível. No aspecto coletivo ele deu show e contribuiu. Mas no pessoal, ainda falta confiança e maior número de tabelas para que encoste nos atacantes. Está virando um Valência (M. United). Guardada as devidas proporções.

O Verratti me surpreendeu por não ser esse cara de marcação implacável. O Italiano é um maestro. Porém, hoje ele atuou com boa qualidade. Ele atuava mais como organizador, no losango. Sua saída de bola é incrível. O lavezzi aproveitou muito disso.

O Valência?
Não entendo.
Passa a temporada toda atuando de uma forma e hhoje modfica o esquema?
Pra quê?
Tentou abrir os lados, sem sucesso, e a marcação foi muito frágil pelo meio e deu espaços para os wingers do PSG.

O Lucas hoje teve uma atuação efetiva. Esse seu trabalho defensivo vai ajudar, e muito, na seleção.

Nem mesmo Feghouli conseguiu ser produtivo hoje em função do esquema e em detrimento da quebra de marcação e ocupação de espaços que foram impostos pelo time francês.

Parabéns, Tholinha!

OBS: Olha o Jallet aí. kkkk

Re:Jallet e Lucas

Victor Lamha de Oliveira | 23/02/2013

Grande Raniery Medeiros! Sempre um prazer te receber aqui no Painel amigo! Excelente seu comentário! A mudança de esquema do Valencia nessa partida decisiva foi algo inexplicável! A atuação do Lucas também chamou atenção pela efetividade no ataque e pela composição eficaz da linha de meio na transição defensiva. Olha o Jallet aí...hauahauaahauahau! É o xodó do Ancelotti. Abraço!

Novo comentário