ARGENTINA 4 x 0 EQUADOR: GOLEADA, SHOW DE MESSI E UM 4-3-3 COM CARA DE 4-2-2-2

03/06/2012 01:38

 

A Seleção Argentina goleou a fraca e inofensiva Seleção do Equador no Monumental de Núñez. O treinador argentino Alejandro Sabella escalou um quarteto ofensivo de respeito, contando este com Messi, Di Maria, Agüero e Higuaín. Taticamente, Sabella trouxe a Argentina a campo num 4-3-3, com Messi armando o jogo. Entretanto, a estratégia de jogo, ou seja, as incumbências atribuídas a cada jogador transformam o 4-3-3 argentino num verdadeiro 4-2-2-2. A equipe equatoriana, por sua vez, veio postada num 4-4-2 em duas linhas de quatro, tentando compactar o time e diminuir os espaços. Eis o desenho tático do duelo:

 

 

Na Seleção Brasileira o 4-2-3-1, também por questões estratégicas, se transforma, por vezes, num verdadeiro 4-2-2-2. Se prestarmos atenção no esquema tático do time de Mano, iremos perceber que o seu 4-2-3-1 tem uma faceta de 4-2-2-2. Neymar auxilia Oscar na criação e Hulk auxilia Damião no ataque. Assim, usando uma expressão cunhada por André Rocha, por vezes o 4-2-3-1 "entorta" e se transforma num 4-2-2-2. No caso argentino, acho que o desenho do 4-2-2-2 é mais explícito, mais evidente. O treinador Sabella já disse ser um admirador deste esquema, e parece estar tentando, aos poucos, colocar seu time na dinâmica do referido desenho tático.

Messi jogou livre, vindo de trás, caindo mais pelo lado esquerdo e partindo com a bola dominada para o ataque. O treinador o colocou ali para lhe propiciar o espaço necessário para suas arrancadas. Di Maria o auxiliava na criação, assim como abria na esquerda como um terceiro atacante, porém não era sua função precípua, afinal, por diversas vezes, caía na meia de criação. Foi dessa forma que saiu o primeiro gol argentino, com Messi e Di Maria alternando a posição. O craque do Barça tocou para o craque do Real Madrid, que enfiou a bola por elevação para Agüero marcar o gol. Até mesmo, pelas suas características, Higuaín era puramente atacante ao lado de Agüero, porém jogou um pouco mais aberto pela direita. Com certeza o “4-2-2-2 camuflado” dos argentinos é muito mais nítido e intencional do que o nosso.

Sabella, procurando equilibrar o setor defensivo do time, colocou dois volantes bem dedicados na marcação, assim como não liberou por completo seus laterais. A idéia é dar total liberdade para o quarteto ofensivo, a verdadeira jóia do elenco argentino. Nessa partida Messi teve espaço para criar, pensar o jogo e partir para cima. O Equador ficou preso no seu esquema covarde e na sua impotência técnica, deixando o meio campo vazio e entregue para os jogadores da Argentina. É bom Mano entender que somente o desenho, ou seja, a disposição padrão dos jogadores em campo, é que se assemelha a um 4-3-3 ou, em jogos mais difíceis, a um 4-2-3-1. Na verdade, o time de Alejandro joga num inspirado e veloz 4-2-2-2, com Messi e Di Maria alimentando Agüero e Higuaín. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: ARGENTINA 4 x 0 EQUADOR: GOLEADA, SHOW DE MESSI E UM 4-3-3 COM CARA DE 4-2-2-2

Argentina perigosa

Maurício | 04/06/2012

Excelente análise Victor, parabéns cara!!!

Assisti o jogo ontem, Argentina deu show de futebol, gostei de ver o Messi como criador de jogadas, mas jogando livremente, tento sua proteção de Mascherano e Gago, com Di Maria voltando p/ marcar!

No ataque eu trocava de posições Aguero e Higuain, passando o Higuain p/ o centro na pequena área!

Mas acho que daria p/o Sabella montar o time assim na frente!

____Di Maria______________Messi_______________Aguero_____

_________________________Tevez__________________________
--------------------------------------(ou Hiquain)

Abraço!!

Re:Argentina perigosa

Victor Lamha de Oliveira | 05/06/2012

Fala Maurício, tubo bom? O grande problema dessa sua escalação, seria o posicionamento do Aguero, que é puramente centroavante e que gosta de jogar dentro da área. Tanto que vários treinadores já fizeram a comparação de Aguero com Romário, pelo estilo de finalizar e pelo espaço de campo preferido para atuar. Tirá-lo também não pode, porque o cara está jogando demais, além de ser muito mais decisivo e habilidoso que Higuaín. A solução é deixá-lo de avante e retirar outro atleta! Concorda? Abraço

Re:Re:Argentina perigosa

Maurício | 05/06/2012

Também acho ele muito parecido com o Romario cara, mas encontro uma solução, saco o Higuain do time, e coloco o Tevez no lugar dele, trocando de posições Aguero e Tevez! Que achas?
Abraço!

Re:Re:Re:Argentina perigosa

Victor Lamha de Oliveira | 05/06/2012

Agora sim, ficou perfeito! Messi criando, Aguero de avante, Tevez pela esquerda e Di Maria pela direita. Aguero é centroavante de natureza, figura que está se extinguindo nesse novo futebol versátil e polivalente.

Re:Re:Re:Re:Argentina perigosa

Maurício | 05/06/2012

Acho que é por ae mesmo. Sou fão do Kun, joga muito esse rapaz! Argentina tem uma ótima seleção, tem só que dar um jeito na sua zaga!! De repente colocar o Mascherano por ali, junto com o Coloccini,e de volantes, Gago e Cambiasso, ou até Banega.Lembrando que os Hermanos em mais outro jogador que eu gosto que é o Pastore!

Re:Re:Re:Re:Re:Argentina perigosa

Victor Lamha de Oliveira | 06/06/2012

Também gosto muito do Pastore!

Re:Argentina perigosa

pierre melgar | 05/06/2012

bom eu acho que agora ta mis claro que a agua que messie craque jogou como nunca armou e desarmou enquanto a argentina tira o pe do acelerador pra se poupar pra decisao conta o equador o mesi continuo jogando e jogando muito na seleçoa argentina e o trinador os jogadores argntinos entenderam de como o messi jogar tipo antes na argentina el tinha que jogar pra seleçao enquanto agora com ajuda do 4 fantastico de ouro da argetina dimaria 7 messi 10 aguero16e higuian9e isso o treinador entendeu agora aqui no brasil o mamando menezes na entendeu e nao conseguie uma pena ou ser que neymar na e craque vamos espera pra ver esse domingo e o masi importante messe foi apalaudido d epe acesses meu blog ahi gente soquerofutebol.blogspot.com

Re:Re:Argentina perigosa

Victor Lamha de Oliveira | 05/06/2012

Olá Pierre, tudo bom? Bem vindo ao Painel Tático! A casa é sua! Realmente o Messi mostrou vontade e lutou bastante, honrando a camisa albiceleste! Creio que o problema não está com Neymar, que é craque. O problema está na falta de entrosamento e diversidade tática do time de Mano, totalmente óbvio ofensivamente. Abraço e volte sempre!

Re:Sabella: grande treinador!

Victor Lamha de Oliveira | 03/06/2012

Fala Otávio, como vai? Seja bem vindo ao Painel Tático! Também acho Sabella um grande treinador, mas acho que sua virtude vai além de saber escalar Messi. O melhor jogador do mundo tem se destacado pela organização tática da equipe, fruto do padrão que Sabella conseguiu dar para seu time. É algo muito mais coletivo do que individual. Ele vem conseguindo dar para Messi o mesmo encargo que tem no Barcelona. O negócio não é abrir espaço para Messi jogar, ele não precisa de muito. A estratégia certa é entregar a Messi a função de abrir o espaço, vindo de trás como um "destruidor de defesas", montando a equipe nessa perspectiva, para que esta aproveite o talento do melhor jogador do mundo, assim como faz o Barcelona. Abraço e volte sempre!

hermanos favoritos

luis carlos | 03/06/2012

acho o time da argentina melhor e favorito!!! independente de tatica! otimo post! abç

1 | 2 >>

Novo comentário