ARGENTINA 4 x 0 EQUADOR: GOLEADA, SHOW DE MESSI E UM 4-3-3 COM CARA DE 4-2-2-2

03/06/2012 01:38

 

A Seleção Argentina goleou a fraca e inofensiva Seleção do Equador no Monumental de Núñez. O treinador argentino Alejandro Sabella escalou um quarteto ofensivo de respeito, contando este com Messi, Di Maria, Agüero e Higuaín. Taticamente, Sabella trouxe a Argentina a campo num 4-3-3, com Messi armando o jogo. Entretanto, a estratégia de jogo, ou seja, as incumbências atribuídas a cada jogador transformam o 4-3-3 argentino num verdadeiro 4-2-2-2. A equipe equatoriana, por sua vez, veio postada num 4-4-2 em duas linhas de quatro, tentando compactar o time e diminuir os espaços. Eis o desenho tático do duelo:

 

 

Na Seleção Brasileira o 4-2-3-1, também por questões estratégicas, se transforma, por vezes, num verdadeiro 4-2-2-2. Se prestarmos atenção no esquema tático do time de Mano, iremos perceber que o seu 4-2-3-1 tem uma faceta de 4-2-2-2. Neymar auxilia Oscar na criação e Hulk auxilia Damião no ataque. Assim, usando uma expressão cunhada por André Rocha, por vezes o 4-2-3-1 "entorta" e se transforma num 4-2-2-2. No caso argentino, acho que o desenho do 4-2-2-2 é mais explícito, mais evidente. O treinador Sabella já disse ser um admirador deste esquema, e parece estar tentando, aos poucos, colocar seu time na dinâmica do referido desenho tático.

Messi jogou livre, vindo de trás, caindo mais pelo lado esquerdo e partindo com a bola dominada para o ataque. O treinador o colocou ali para lhe propiciar o espaço necessário para suas arrancadas. Di Maria o auxiliava na criação, assim como abria na esquerda como um terceiro atacante, porém não era sua função precípua, afinal, por diversas vezes, caía na meia de criação. Foi dessa forma que saiu o primeiro gol argentino, com Messi e Di Maria alternando a posição. O craque do Barça tocou para o craque do Real Madrid, que enfiou a bola por elevação para Agüero marcar o gol. Até mesmo, pelas suas características, Higuaín era puramente atacante ao lado de Agüero, porém jogou um pouco mais aberto pela direita. Com certeza o “4-2-2-2 camuflado” dos argentinos é muito mais nítido e intencional do que o nosso.

Sabella, procurando equilibrar o setor defensivo do time, colocou dois volantes bem dedicados na marcação, assim como não liberou por completo seus laterais. A idéia é dar total liberdade para o quarteto ofensivo, a verdadeira jóia do elenco argentino. Nessa partida Messi teve espaço para criar, pensar o jogo e partir para cima. O Equador ficou preso no seu esquema covarde e na sua impotência técnica, deixando o meio campo vazio e entregue para os jogadores da Argentina. É bom Mano entender que somente o desenho, ou seja, a disposição padrão dos jogadores em campo, é que se assemelha a um 4-3-3 ou, em jogos mais difíceis, a um 4-2-3-1. Na verdade, o time de Alejandro joga num inspirado e veloz 4-2-2-2, com Messi e Di Maria alimentando Agüero e Higuaín. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: ARGENTINA 4 x 0 EQUADOR: GOLEADA, SHOW DE MESSI E UM 4-3-3 COM CARA DE 4-2-2-2

Re:hermanos favoritos

Victor Lamha de Oliveira | 03/06/2012

Olá Luis Carlos, tudo bom! Seja bem vindo ao Painel Tático! A casa é sua! Obrigado pelo elogio! Eu que agradeço sua participação! Também acho a Argentina favorita contra o Brasil, mas também temos uma grande Seleção. Apesar do time de Sabella ter mais padrão tático, experiência e entrosamento, nosso time time tem mais juventude e a nossa camisa tem mais peso. Abraço!

Messi "falso nove" e "enganche"

André Rocha | 03/06/2012

Fala, Victor! Cara, ótimo post. Vi a Argentina variando entre o 4-3-3 e o 4-3-1-2. Di María foi mais ofensivo que Gago, mas normalmente eles estavam alinhados sem a bola, com Mascherano mais plantado. Messi é que deitou e rolou com os espaços entre as duas linhas equatorianas. Noboa e Quiñonez deixaram verdadeiras crateras às costas. O camisa 10 voltava para articular e aparecia na frente para servir ou concluir. Bela atuação argentina. Mas contra o Brasil é quase certo que Sabella volte ao 4-4-1-1 da vitória sobre a Suíça, com Sosa no lugar de Higuaín. Abração e valeu pela força de sempre, amigo.

Re:Messi "falso nove" e "enganche"

Victor Lamha de Oliveira | 03/06/2012

Fala Mestre! Sempre será um prazer recebê-lo aqui no Painel Tático! Obrigado pelo carinho com o site! Sabe o quanto adimiro seu trabalho, fonte de inspiração desse humilde site que também ama os aspectos táticos do futebol! Independentemente de 4-3-1-2 ou 4-2-2-2, o importante é que enxergamos a mesma coisa: Sabella não tem o 4-3-3 como um esquema preferencial, muito menos o 4-2-3-1. Como bem lembrado por você, contra a Suiça a Argentina jogou num habilidoso 4-4-1-1, sendo que ontem jogou nesse esquema híbrido que tinha desenho de 4-3-3 e estratégia de quatro homens no meio, afinal Di Maria não era atacante (tinha somente a função tática de abrir a marcação pela esquerda em certos momentos da partida, no mais era um meio campista). Acho que o treinador argentino vem fazendo um bom trabalho, escalando os melhores e acostumando seu time com variações táticas, o que demonstra já obter um bom padrão de jogo. Como faz falta disputar uma Eliminatória. Grande abraço Mestre! Volte sempre!

Re:Messi "falso nove" e "enganche"

´Victor Lamha de Oliveira | 03/06/2012

Outra grande observação foi a "dupla função" que Messi realizou na esquemática Argentina. Quando vinha buscar o jogo no meio, e arrancava com a bola pensando o jogo, atuava como autêntico engancha. Entretanto, também flutuava como "falso nove" quando Di Maria vinha compor o meio de campo. Excelente observação André, outro ponto que demonstra o belo trabalho tático de Sabella. Abraço!

<< 1 | 2

Novo comentário