ASTON VILLA 2 x 3 MANCHESTER UNITED: VIRADA ESPETACULAR COM SHOW DE CHICHARITO

10/11/2012 20:35

 

Aston Villa e Manchester United se enfrentaram no Estádio Villa Park, em Birminghan. O time da casa não vence o United jogando em seu estádio desde 1995. No plano tático, não tivemos novidades, afinal não existe nada mais óbvio taticamente do que o time do Manchester. Alex Ferguson trouxe sua equipe para campo no costumeiro 4-2-3-1 que marca como 4-4-2 britânico, com Valencia e Young bem abertos pelos flancos. O escocês Lambert também trouxe sua equipe postada no 4-2-3-1, recuando os meias laterais na composição defensiva e visando o contragolpe. Entretanto, as linhas não ficaram tão visíveis como na transição defensiva do United.

 

Aston Villa no 4-2-3-1 mais uniforme e United no seu 4-2-3-1 que marca em linhas: Time de Ferguson procurou muito os flancos, atacando pouco pelo centro. Já o Aston Villa veio para roubar a bola e partir em velocidade, o que foi facilitado pela lentidão de Scholes e Carrick na marcação.

 

 

Na primeira etapa, o Manchester teve 60% da posse de bola e finalizou apenas seis vezes. A equipe de Ferguson, como bem observado por Gustavo Hoffman na transmissão da ESPN Brasil, dobrava bem pelos flancos e trabalhava insistentemente pelos lados, deixando Rooney e Van Persie ilhados na eficaz marcação central do Aston Villa. O time da casa veio com a proposta nítida de roubar a bola e tentar partir no contragolpe. Entretanto, conseguiu trabalhar na intermediária do Manchester por causa da péssima atuação dos volantes de Ferguson, principalmente Paul Scholes, totalmente sem ritmo.

Aos 45 minutos, o atacante belga Benteke ganhou na força pelo lado esquerdo e cruzou para Weimann, que centralizou e bateu com violência: 1 x 0 para os donos da casa, para delírio dos torcedores no Estádio Villa Park. O time do escocês Lambert finalizou apenas três vezes no primeiro tempo, o que demonstra a fragilidade da marcação do Manchester na partida. A equipe da casa foi premiada pela voluntariedade e o time de Ferguson foi castigado pela postura lenta e pela insistência em atacar pelos lados. O destaque da etapa inicia foi a marcação encaixada do Villa, principalmente do zagueiro Vlaar, que anulou Van Persie.

Para a segunda etapa, o técnico Alex Ferguson resolveu mudar sua equipe taticamente, tirando Young e colocando Javier "Chicharito" Hernandez, mudando a forma de jogar do Manchester, que passava a executar em campo um típico 4-4-2 britânico com velocidade pelos lados, Scholes fazendo o Box-to-box e dois atacantes de área na frente. Esse foi o desenho tático do United na segunda etapa:

 

Nova formação do United no segundo tempo: Chicharito entrou para formar dupla de ataque com Van Persie. Ferguson foi feliz ao postar a equipe no 4-4-2 e mudar completamente a movimentação ofensiva da sua equipe. O recuou de Van Persie fez aquilo que inspirou o nascimento do 4-2-3-1: retirar um dos zagueiros centrais da área, o levando para a intermediária, abrindo, assim, espaço para o outro atacante. Scholes ficou livre para fazer o Box-to-box e Carrick ficou mais preso na marcação, melhorando a consistência defensiva no meio de campo.

 

 

Porém, apesar das mudanças no Manchester, aos 4 minutos da etapa final o Aston Villa aprontou de novo: em outra centralização precisa de Weimann, que marcou seu segundo gol após cruzamento de Agbonlahor, o time de Lambert duplicou a vantagem: 2 a 0. O segundo tento do meia austríaco parecia selar a vitória dos donos da casa contra os diabos vermelhos, em seu território, 17anos depois. Mas, após o segundo gol do Aston Villa, o Manchester iniciou uma reação incrível, sendo que esta foi impulsionada pela estrela e pelo faro de gol de Chicharito, o nome da partida.

O Aston Villa, que executava com perfeição seu 4-2-3-1, após o segundo gol foi encurralado no seu campo defensivo, com o ataque do United mais incisivo e com Van Persie querendo jogo, se movimentando muito à frente da zaga. Aos 12 minutos, o atacante mexicano recebeu belo lançamento do apagado Scholes e marcou seu primeiro gol na partida. Pouco tempo depois, aos 18 minutos, Chicharito entrou por trás da zaga e completou ótimo cruzamento de Rafael. Era o empate do time de Ferguson, que a partir do segundo gol do adversário, tomou postura completamente diferente em campo.

Depois de duas finalizações de Van Persie no travessão, aos 47 da segunda etapa, Chicharito mergulhou de cabeça após cobrança de falta do atacante holandês e fez seu terceiro gol, impondo ao Aston Villa uma virada espetacular. A mudança tática de Ferguson e a mudança de postura dos atletas em campo, que após levarem o segundo gol, aceleraram consideravelmente suas ações ofensivas, foram fatores preponderantes na virada histórica. Isso sem contar a estrela de Chicharito, que precisou de 45 minutos para fazer três gols. Abraço!                                                                           

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: ASTON VILLA 2 x 3 MANCHESTER UNITED: VIRADA ESPETACULAR COM SHOW DE CHICHARITO

Troca de relatórios e materiais de observação de jogos

Rui Teixeira | 11/11/2012

Boas!

Sou um apaixonado da observação de jogos e gostaria de trocar relatórios de jogos ou materiais com quem quiser.

Meu e-mail:

ruiteixeira1978@sapo.pt.

Se por acaso souberem de algum software grátis digam.

Obrigado

Re:Troca de relatórios e materiais de observação de jogos

Rui Teixeira | 12/11/2012

o meu mail é:

ruiteixeira1978@sapo.pt

ontem por engano coloquei um ponto final a mais.

Obrigado

Re:Troca de relatórios e materiais de observação de jogos

Victor Lamha de Oliveira | 12/11/2012

Grande Rui! Seja bem vindo ao Painel Tático! A casa é sua! Também sou apaixonado por observação e arquivamento de dados sobre jogos e táticas. Também tenho muito material. Vamos fazer esse intercâmbio com certeza! Meu email é victorlamha@hotmail.com
Abraço!

Chicharito!

Maurício | 11/11/2012

Fala Victor bela análise!
Não assisti o jogo, pelo jeito foi muito bom! Reparei no Aston a ausência do meia Frances N'zogbia!
E no United o Chicharito vem entrado bem nos jogos, e com o foi o Sherek de meia pela esquerda no segundo tempo?!
Abraço

Re:Chicharito!

Victor Lamha de Oliveira | 12/11/2012

Grande Maurício! Obrigado pelo elogio amigo! Olha, Rooney não rendeu muito jogando aberto pela esquerda, se limitando aos passes e passando longe da áera. Tanto que a reação foi comandada por Van Persie e Chicharito. Abraço!

Novo comentário