ATLÉTICO 1 x 0 TUPI: ORGULHO DE SER CARIJÓ!!!

29/04/2012 18:40

 

Ontem, mesmo com a eliminação do Tupi, senti um orgulho tão grande quanto a raça demonstrada pela equipe em campo! Moacir Júnior foi perfeito na escolha do sistema tático e na propositura da estratégia, faltando muito pouco para seu merecido êxito. Taticamente, o comandante Carijó postou a equipe num compacto 4-4-1-1, com duas linhas de quatro e George fazendo a lateral esquerda. No que concerne à estratégia, essa era o contragolpe em sua essência. Vejamos o desenho tático do duelo:

 

 

Moacir compactou muito bem as duas linhas de quatro, deixando somente Ademilson na frente. Michel Cury jogava um pouco a frente da segunda linha, mas também compunha o setor de marcação, formando por vezes uma linha de cinco marcadores. Com a posse da bola, Allan e Henrique tentavam partir em velocidade pelas laterais, formando uma espécie de 4-2-3-1 circunstancial e montando especialmente para o contra-ataque.

Ontem tive o prazer de assistir o jogo ao lado do grande Marco Lima, um apaixonado pelo Tupi e grande entendedor das táticas e estratégias do futebol. Marco é um prazer ter um texto seu aqui no Painel Tático! Essa foi a opinião sempre precisa e inteligente de Marco Lima:

 

“Foi uma experiência positiva, um aprendizado, acompanhar a semifinal de Atlético e Tupi ao lado do editor deste Painel, Victor Oliveira. Moacir propôs um primeiro tempo amarrado, cadenciado, de muita marcação em cima do adversário, preso em seu campo, atrás da linha da bola, compacto, sem iniciativa de ataque. Victor e eu identificamos um 4-2-3-1 (quando o Tupi tinha a posse) que foi eficiente para enervar o time de BH e provocar vaias e protestos de sua torcida, na saída para o intervalo. O inicio de segundo tempo do Tupi foi animador, de domínio, envolvimento, de criação, de jogo fluindo no contra ataque preciso, até o último passe, a finalização, o fundamento que foi determinante para faltarem gols e a vitória tão esperada. O Atlético fez boas mexidas, equilibrou o jogo e achou o gol, aos 26m, cabeçada de André. Moacir tentou provocar a virada, com mexidas ofensivas e tentando manter a marcação. O principal defeito e algumas virtudes, que devem ser preservadas, deram o tom da exibição carijó em Sete Lagoas. O time do Tupi precisa melhorar a pontaria, fazer a bola entrar no gol. Simples, obrigatório, exigível. Gostei da saída de bola, passes curtos, bem trocados, até a intermediária contrária. Atuações individuais e o jogo de equipe, dignos de elogios. Rodrigo, goleiraço, impecável, merecidamente reconhecido como o melhor da competição. Vimos pela TV um time guerreiro, digno de aplausos e reconhecimento. Teremos um breve recesso, de muito trabalho e muitas esperanças no caminho da série B, próximo objetivo do nosso galo carijó”.

 

Também gostei muito do que Dudu Kaehler comentou em publicação no Facebook na página do Tupi, respondendo a algumas críticas quanto a postura do time em Sete Lagoas feitas por alguns torcedores:

 

“O Tupi fez o que poderia. Volto a falar, tratam o Tupi como se fosse o Barcelona. Sempre esquecem que o Tupi tem uma das menores folhas salariais do interior, sempre esquecem que o Tupi joga contra 12 sempre, sempre esquecem que o Tupi TAMBÉM TEM SEUS DEFEITOS!! O Tupi não foi covarde. O time foi GUERREIRO, muito guerreiro, que honrou nossa camisa desde quando começaram a treinar pra competição. O Atlético tem um time melhor que o nosso, e tem jogadores que nos ofereceram muito perigo. Se o Tupi sai com tudo pro ataque, aí que perderiamos de goleada. O Tupi tentou e perdeu 4 chances claras”.

 

Tenho convicção de que o Tupi soube jogar a partida contra o Atlético. O Carijó jogou como podia e se saiu muito bem no seu propósito de trancar o jogo e partir no contragolpe. O time juiz-forano segurou o Atlético na primeira etapa, deixou a torcida deles inflamar contra sua própria equipe e bravamente honrou sua camisa até o último minuto.

O Tupi teve duas grandes chances no início da segunda etapa, com Michel Cury em contra-ataque e Salino chutando no travessão de fora da área. Se o time fizesse o gol no início arrasador da etapa complementar, com certeza estaríamos comemorando a classificação. O Galo Carijó lutou, jogou com raça, entendendo suas limitações e vendendo caro a vaga para a final. Se faltou alguma coisa, foi sorte.

Parabéns para todos os jogadores, para a comissão técnica, para a diretoria e para todos nós, torcedores apaixonados do Tupi, time e bandeira de nossa cidade. O Galo acertou na tática, na estratégia e na decisão de honrar a camisa que veste! Aguardo seu comentário!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: ATLÉTICO 1 x 0 TUPI: ORGULHO DE SER CARIJÓ!!!

Re:Re:Tupi

Maurício | 01/05/2012

Tudo bom cara!
Ata, mas acho que eh o que estou pensando, sabia que ele tinha jogado em time renomeado no Brasil.. hehehe
Abraço.

orgulho mesmo!!!

JUNIN | 30/04/2012

galooooooooooooooooooooooo!!! patetico padeceu com as linhas de quatro do tupi! moacir manda mto!!!

Re:orgulho mesmo!!!

Victor Lamha de Oliveira | 01/05/2012

Olá Junin, tudo bom? Também gostei muito no Tupi no aspecto tático e estratégico! Um abraço e volte sempre!!!

Orgulho de ser Tupi!

Bárbara Costa | 30/04/2012

Sou a unica torcedora do tupi em minha cidade,ninguem acredita qnd respondo que sou torcedora carijó ,acompanho todos os jogos pela radio,sofro,choro,dou pulos de alegria,foi muito dificil ver meu time se despedir ontem ,mais nós nos despedimos com a cabeça erguida,nao tivemos medo ,tivemos garra,lutamos até o final ,mais não era o nosso dia ,não era pra ser ,mais de uma coisa eu tenho certeza meu amor a cada dia só aumenta,e que venha a série C ,contra tudo e cotra todos ,EU TE AMO TUPI.

Re:Orgulho de ser Tupi!

Victor Lamha de Oliveira | 01/05/2012

Olá Bárbara, tudo bom? É um prazer recebê-la aqui no Painel Tático! É a primeira mulher a comentar aqui no site!!!! Volte sempre tá? A casa é sua!!! Eu também sofri muito no jogo...rsrsrsrsrs...ô sofrimento!!! Concordo plenamente com você! O Tupi foi guerreiro, lutou, honrou a camisa, mas faltou sorte! O título mineiro ficou para o ano que vem, após a conquista da Série C!!! E o amor pelo Galo só aumenta! Tá confiante na Série C? Abraço!!!

Tupi e o seu futuro próximo!!

Danilo Costa | 30/04/2012

Parabéns, por mais um excelente texto!
O Tupi, perder para o atlético mineiro em uma semi-final, time com mais investimento, jogadores com mais qualidade e maior tradição, mesmo estando em uma fase não tão boa, era de se esperar...
Parabéns ao Tupi pelo futebol, garra e luta!! Espero q não ocorra desmanche do time depois do campeonato mineiro, q melhore para a série C.
Os moradores de Juiz de fora mostraram q abraçam o time, podendo ter um público em média de 10 mil pessoas em casa, na minha opinião poderia haver ainda mais adesão da população em relação ao time. Falta ainda as empresas da cidade e a prefeitura ajudarem mais ainda!
Quando criança (além do flamengo é claro) sempre tive um carinho pelo atlético e pelo são paulo nos campeonatos estaduais... desde q mudei para Juiz de fora... acompanho o Tupi em alguns anos mais outros menos... Mas hj posso falar com orgulho q sou torcedor do Tupi!! Parabéns galo carijó!!
Abraço

Re:Tupi e o seu futuro próximo!!

Victor Lamha de Oliveira | 01/05/2012

Caro Danilo!!! Obrigado pelo elogio e pela sua honrosa participação, mais uma vez prestigiando o Painel Tático! Também estou com medo de acontecer um desmanche no time! Ladeira deve sair, Henrique tem chance de sair...Jailton recebeu proposta para jogar a Série B! Como você bem salientou, a equipe precisa de reforços, principalmente meio, ataque e lateral esquerda! Concorda? Acho que a cidade poderia abraçar ainda mais seu filho ilustre, que carrega a bandeira do nome esportivo de nossa cidade!!! Seja bem vindo ao clube seleto dos torcedores Carijó!!! Está confiante na Série C?Abraço!!!

<< 1 | 2

Novo comentário