ATLÉTICO MG 3 X 2 FLUMINENSE: VITÓRIA MERECIDA PELA POSTURA TÁTICA IMPONENTE DO GALO

21/10/2012 18:38

 

Atlético e Fluminense fizeram uma partida emocionante e recheada de gols pelo Brasileirão. No plano tático, o Fluminense veio como esperado, dando espaço e “chamando” o adversário para seu campo. Já o Atlético surpreendeu pela postura tática, totalmente agressiva e imponente. O Galo saiu para ganhar o jogo e foi premiado por sua busca incessante pela vitória. Apesar das duas equipes estarem postadas no 4-2-3-1, existiu um abismo enorme entre as estratégias adotadas por cada time:

 

4-2-3-1 atleticano x 4-2-3-1 tricolor: Pierre cuidou bem de Deco e dos avanços de Marcos Rocha. Ronaldinho e Bernard se valeram da incompetência de Diguinho pela esquerda e foram decisivos. Flu muito recuado sentiu demais a falta de Jean. Já o Atlético, foi abençoado pela qualidade técnica de R49 e pela velocidade de Bernard.

 

 

O Fluminense sentiu demais a falta de Jean, jogador que dinamiza o meio e auxilia Deco na armação de jogadas. O luso-brasileiro, por sinal, fez uma péssima partida, se mostrando sonolento e inoperante. Sabendo da postura tricolor, adotada até mesmo quando joga em casa, Cuca soltou o time e foi preciso em sua escolha. A letalidade do Fluminense quase decidiu outra partida, porém, dessa vez, Abel Braga acabou punido por um excesso de cautela, algo que vem beirando a covardia. Inexplicável e desnecessário.

A estratégia de Abelão é incontestável quando analisamos os números do tricolor carioca na competição. Entretanto, a equipe do Flu tem jogadores qualificados tecnicamente, não necessitando jogar tão retraída como se apresentou hoje. Abel convidou Ronaldinho a jogar bola, dando espaço, encolhendo a equipe e colocando Diguinho em sua marcação. Este, aliás, não tem qualidade alguma para jogar na primeira divisão, nem na reserva de qualquer clube que seja. Foi humilhado, destruído por R49, jogador categórico que, quando quer, só não faz chover em campo. Quem se propõe a jogar dessa forma, como optou o Fluminense, tem que pelo menos marcar bem, o que não aconteceu.

Wellington Nem marcou pouco pela direita, o que sobrecarregou ainda mais o setor esquerdo da defesa tricolor. Achei que Abel iria colocar Nem pela esquerda, aproveitando os avanços de Marcos Rocha, mas, infelizmente, o treinador não pensou dessa forma. Para aqueles que defendem a Seleção com volantes, hoje ficou evidenciada a importância dos mesmos para uma aplicação eficaz do 4-2-3-1, propondo o jogo ou se fechando atrás. A entrada de Diguinho, primeiro volante desqualificado, no lugar de Jean, segundo volante qualificado, foi um dos fatores que impulsionaram o Atlético para cima do Flu.

Contra o Grêmio, na quarta, Abel foi punido por uma covardia inexplicável, jogando dois pontos fora contra o Grêmio que tinha apenas dez jogadores. Hoje, diante do Atlético, novamente abriu mão de jogar para aproveitar apenas os contragolpes em velocidade, apostando no poder de decisão de seus homens de frente. Acontece que hoje os deuses do futebol escolheram privilegiar a entrega, a postura tática imponente e a vontade de vencer. O Atlético venceu com todos os méritos e encostou no tricolor. Abelão, ou o Flu volta a jogar bola, propondo o jogo e se valendo de seu elenco, ou o Galo leva essa taça. Dois grandes times, a mesma tática e posturas totalmente diferenciadas. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: ATLÉTICO MG 3 X 2 FLUMINENSE: VITÓRIA MERECIDA PELA POSTURA TÁTICA IMPONENTE DO GALO

Jogaço

Glauco | 22/10/2012

O Atlético ontem jogou com a intensidade vista do corinthians 2011 ou libertadores versão 2012. O Fluminense também jogou muito recuado, o que não é o problema. A questão é, ceder a posse de bola para o adversário e marcar mal, não preencher os espaços adequadamente, falhar na cobertura...
Apenas uma questão Victor: o André Rocha (ESPN) viu o Fluminense jogando mais num 4-3-1-2. Pelo posicionamento de Deco, sempre pela direita atrás da linha de meio campo, tendo a concordar com ele. O que acha? abs!

Re:Jogaço

Victor Lamha de Oliveira | 23/10/2012

Grande Glauco! Seja bem vindo! Como disse meu amigo Ranirery Medeiros, vejo o Flu como regular, letal e um time que não joga bonito. Digamos que o tricolor está bem próximo daquilo que apresentou o Corinthians em 2011: futebol eficiência a partir de uma estratégia reiterada utilizada dentro de um esquema base. A liberação de Marcos Rocha pelo flanco direito e a ausência de Jean, que tanto enfatizei no texto, foram pontos fundamentais da supremacia mineira. Ceder a posse de bola para o adversário e marcar mal beira o absurdo, algo que não coaduna com os preceitos do futebol moderno. Amigo, sou fã e admirador do André, sendo o seu conhecimento vasto e o Olho Tático, inspirações para a criação desse humilde espaço. O André é genial e respeito a opinião de vocês, mas enxerguei de outra forma. Vi Deco muito bem marcado por Pierre e sem o auxílio central de Jean. Como Nem estava praticamente de ponta direita, Neves até tentou centralizar, porém estava preso na composição do espaço lateral que exige a transição defensiva do 4-2-3-1. Não vi Deco como volante pela direita, quem estava nessa posição era Diguinho, marcando de perto (ou tentado marcar) Ronaldinho Gaúcho. São diferenças bem pequenas na forma de enxergar o posicionamento, mas vislumbrei o luso brasileiro jogando da mesma forma. As circunstâncias da partida e o encolhimento tricolor o fez recuar para fugir da marcação e tentar os lançamentos para Nem. Tanto que Deco pouco marcou, o que prejudicou também o sistema defensivo e a dinâmica do meio. Concorda? Abraço!

Re:Re:Jogaço

Glauco | 25/10/2012

Fala querido! Realmente, o Fluminense é letal na transição ofensiva, sobretudo os contra-ataques puchados por Nem e com a conclusão do excelente Fred (acorda Mano,kkk). Como não ví o jogo com a atenção que deveria, seu argumento me convenceu! Concordo com você, o fato de Deco recuar não faz o esquema mudar para o 4-3-1-2. Abs!

Novo comentário