BARCELONA 2 x 2 CHELSEA: CLASSIFICAÇÃO HERÓICA DOS BLUES

24/04/2012 18:57

 

Depois da vitória do Chelsea, na semana passada, muito se falou sobre a provável queda de rendimento do Barcelona. Piqué pediu respeito e Guardiola, sempre modesto, desta vez afirmou que estaria na final. E o técnico surpreendeu em sua escalação inicial, sacando o eficaz Daniel Alves e voltando com Piqué na zaga. Taticamente, essa foi a disposição inicial da partida:

 

 

Pep Guardiola repetiu o W-M (3-2-2-3) que havia utilizado contra o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol. Montou uma linha de três na defesa, com Busquets e Xavi de volantes, estando o primeiro mais preso na marcação e o segundo organizando o jogo. Messi e Fábregas entraram como meias ofensivos, tendo pela frente uma veloz linha de três atacantes, com Iniesta e Cuenca bem abertos pelas pontas e Sanchéz flutuando pelo centro de ataque.

Já Di Matteo, veio, teoricamente, com seu 4-2-3-1 da última partida. Porém, podemos dizer que seu desenho tático foi alterado pela sua estratégia de jogo. Como colocou Ramires e Mata na marcação, montou praticamente duas linhas de quatro, tão tradicional e repetitiva no futebol inglês. O técnico do Chelsea, visivelmente tentou se valer da mesma receita que Mourinho usou para desclassificar o Barça, na semifinal da Champions 09/10. Na oportunidade, o técnico português colocou Zanetti marcando pela direita e Eto’o marcando pela esquerda, montando outra linha de quatro no meio, povoando bastante a intermediária ofensiva do Barcelona.

Entretanto, os estudos táticos e estratégicos foram relevantemente alterados, visto que o jogo mudou muito durante a realização do primeiro tempo. Cahill e Piqué se contundiram, dando lugar, respectivamente, para Bosingwa e Daniel Alves. Assim, Ivanovic voltou para a zaga (sua posição de origem) e Daniel foi jogar de terceiro zagueiro, pelo lado direito da defesa espanhola. Depois Terry foi expulso, fazendo Bosingwa virar zagueiro e Ramires lateral direito.

Com muita movimentação, e constantes trocas de posições, o Barça fez seu jogo e rodou a bola, realizando triangulações e arrumando espaços na defesa adversária. Para se ter idéia da intensidade, da citada movimentação, no momento do segundo gol, Daniel Alves, zagueiro pela direita, estava na meia esquerda ofensiva do time blaugrana.

Podemos dizer que no primeiro tempo, o Barça foi aquele time intenso e insistente que, com sobras, dominou o futebol mundial. Conseguiu fazer dois gols, arrumar uma expulsão, acuar o adversário e ficar com esmagadora posse de bola. Mas, um golaço de Ramires, escapando pela direita, em outro excelente passe de Lampard, mudou toda a história da partida.

O segundo tempo se tornou, ainda mais, um jogo de defesa e ataque. Daniel Alves virou ponta com Cuenca centralizando, tudo para abrir espaços para seus avanços. O Chelsea se fechou como pode, com Ramires voltando na função de lateral. No aspecto defensivo, podemos dizer que o brasileiro realizou com brilhantismo a função.

O Barcelona foi forte até o pênalti que Drogba fez em Fábregas, muito bem marcado pelo auxiliar. Quando Messi caminhou para a bola, seu olhar de apreensão demonstrava sua falta de segurança. Aquela gorduchinha que explodiu no travessão, assim como o golaço de Ramires, foram fatores determinantes para a classificação, heróica e inesquecível para a história dos Blues. Com muita garra e aplicação tática, o Chelsea venceu e derrubou o gigante em sua própria arena, diante de 95.000 torcedores. Torres somente sacramentou, sozinho, o que já era esperado por todos que acompanhavam a partida.

Parece que o Barcelona volta a ser “somente” mais um grande time, do mesmo nível de outros grandiosos do hodierno futebol mundial, não conseguindo mais, apesar de tentar, impor aos adversários aquela disparidade absurda de desempenho. Hoje pode ter sido o dia em que o Barcelona deixou de ser super, diferenciado e encantador. O que vocês acham? É o fim de um ciclo? Obrigado pela presença!

 

 

 Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BARCELONA 2 x 2 CHELSEA: VITÓRIA HERÓICA DOS BLUES

Re:Re:Re:Re:Re:Re:xavi

Maurício | 25/04/2012

É, com a chegada dele que o Pep acabou mudando um pouco o esquema de jogo neh, passou a jogar com 3 zagueiros.
Com a volta do Villa, da pra jogar o Cesc junto assim:

________________Valdes________________

___________Pique______Puyol___________

___D. Alves___________________Abdal____

________________Busquets______________

_____________Xavii______Cesc___________

________Villa______Messi______Iniesta____

Não necessariamente assim, pode ser um 4-1-2-1-2, com o Iniesa voltando para o Meio!

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:xavi

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Muito bom esse seu time! Esse é o esquema que na Europa eles conhecem como "4-3-3 A", porque é formado por um volante e dois meias de criação. Esse era o esquema adotado por Rijkaard nos tempos de Ronaldinho Gaúcho e Eto'o, sendo aproveitado por Guardiola no início do seu trabalho! O problema desse esquema é que os laterais não podem apoiar tanto, como o Pep gosta, sendo necessária a montagem de uma compensação tática para equilibrar a organização da defesa com a ofensividade exagerada da equipe! Mas gostei muito da sua escalação e do seu esquema! Vou até escrever um post sobre a decadência de Xavi e o esquema tático do Barça e desenharei seu Barcelona! Vc tem facebook?

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:xavi

Maurício | 25/04/2012

Sim tenho!!

É como vc disse os lateais não podem subir muito ao ataque neh.. Mas chavi rendia mais ali nessa função (eu acho). Pq agora ele ta caindo muito peela direita no esquema 3-4-3!

Que show que vc vai fazer um post sobre a decadência do Xavi e vai desenhar o meu desenho que fiz.. hehehehe
Ah, no seu desenho da pra ter tbm a troca de posições entre Cesc e Iniesta neh!

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:xavi

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Vou colocar sua sugestão com seu nome, afinal a escalação é sua! Gosto que as pessoas participem e me ajudem a construir conhecimento no site! Obrigado! Pode deixar que vou colocar a troca de posições entre Cesc e Iniesta! Devo fazer esse post amanhã! Me adiciona lá no facebook para mantermos contato:

https://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003614199413

Ou então digita Victor Oliveira Juiz de Fora que você me acha! Adiciona lá! Abraço! Bom jogo do Real para vc!!!

Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:Re:xavi

Maurício | 25/04/2012

Vlw cara, te add lá no face!!
Vai ter um post do jogo entre Real X Bayern?

Barcelona X Chelsea

Maurício | 25/04/2012

Show de bola seu blog Vicotr!!

Sou fã de táticas de futebol, cara, analisei o jogo como vc, seu esquema tático foi bem parecido que vi em jogo!

Não achas que para o Barcelona, seria uma boa, um jogador para compor o grupo que fosse de area, pois hoje notei que Guardiola teve que colocar o Keita de centro-avante, pela sua estatura. Drogba seria uma boa? claor que sim, mas acho que seria necessario um jogador de menos nome, para ficar no banco e entrar para resolver os jogos *pq no esquema do Barça quem faz o falso9 é o Messi), tipo Soldado, Negredo, que vc acha?

Abraço, vou acompanhar direto seu blog agora!!

Re:Barcelona X Chelsea

Maurício | 25/04/2012

Desculpe meus erros de Português, meu teclado não ta muito bom.. ou eu que to escrevendo rápido de mais.. hehehehe

Re:Re:Barcelona X Chelsea

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Que isso irmão...rrsrsrsr...tem nada disso não....relaxa!!! Você está em casa! O que vale aqui é o futebol!!!! abraço!

Re:Barcelona X Chelsea

Victor Lamha de Oliveira | 25/04/2012

Olá Maurício, tudo bom irmão? Seja bem vindo ao Painel Tático! A casa é sua! Também sou fã de táticas de futebol! Por isso montei o Painel Tático, para ser um espaço de todos nós, amantes dos desenhos táticos do futebol! Concordo plenamente com você sobre a falta que um centroavante faz numa equipe de futebol! O Barcelona, mesmo tendo aquela movimentação incrível, em circunstâncias excepcionais, como a de hoje, necessita de ter no elenco um verdadeiro 9, com força física, estatura e faro de gol! Lembra do holandês Kluivert? Com Van Gaal, no prórpio Barça, jogava de pivô num 4-3-3 vigoroso e veloz, com boa movimentação e presença de área! Era um atleta com essa característica que o Pep precisava no elenco!bMas, como percebido por você, tem que ser um jogador que aceite o banco de reservas, um atleta de menos nome, que se dedique aos aspectos coletivos, sendo estes verdadeiros dogmas no Barcelona! O fracasso com Ibra demonstra isso! Só acho que Negredo e Soldado estão um pouco abaixo do nível técnico do time, assim como Drogba (que seria uma boa em qualquer time) não é jogador de ficar no banco! Cabe ao Guardiola descer de sua soberba e entender que o Barça precisa de variantes táticas, pricipalmente no aspecto ofensivo! Adorei sua participação, com um questionamento bem inteligente e oportuno! Fico feliz em saber que vai voltar! Quero você aqui, sempre participando! Vamos fazer desse site uma sala de bate papo tático sobre futebol! Conto com você! Obrigado pelo carinho! Volte sempre!!! Abraço

Re:Re:Barcelona X Chelsea

Maurício | 25/04/2012

Vlw cara, tudo bom sim!
Estamos junto sim, vamos fazer o seu saite uma sala de bate-papo tático ;)!!

Claro que lembro do Kuivert sim!

Quem vc acha que daria certo tipo pra ser uma boa opção para banco, citei Negredo e Soldado por lembrar rapidamente deles.. kkkk.. Llorente do Bilbao seria uma boa? Mario Gomes, não sei se não é um jogador de alto nível para ficar no banco, lembro muito do Fernando Torres, acho que esse daria certo para o Barça, enho fé que ele volte a jogar o que sabe, mas para ficar no banco como opção acho ele um pouco caro!

Quem vc acha que seria uma boa para essa função, tipo o Real Madrid tem dois bons centro-avantes que são, Benzema e Higuain!?

Abraço.

<< 1 | 2 | 3 | 4 >>

Novo comentário