BARCELONA 2 x 2 REAL MADRID: MESSI E RONALDO FAZEM DUELO DE GIGANTES NO CAMP NOU

07/10/2012 17:11

 

O duelo entre Barcelona e Real Madrid disputado no Camp Nou, não trouxe nenhuma novidade no plano tático. Como publicado na página aqui do Painel no Facebook, o Barça veio no esperado 4-3-3 e o Real no costumeiro 4-2-3-1. Também como esperado, o time de Mourinho partiu marcando pressão e obteve êxito com tal postura. O Real jogava bem nas costas dos laterais e também conseguia trabalhar a bola pelo centro, mesmo com Busquets muito bem no recuo à zaga e no cerco a Özil.

 

Barcelona no 4-3-3 e Real Madrid no 4-2-3-1: Quando marcou pressão, Real conseguiu tirar proveito da fragilidade da defesa blaugrana. Barça teve lampejos de seu costumeiro jogo coletivo no primeiro tempo. Na segunda etapa um jogo com mais mobilidade e espaços para as duas equipes.

 

 

Até os 20 minutos, o Barcelona não conseguiu impor seu jogo coletivo em prática, justamente por causa da marcação pressão praticada pelo time de Madrid. E aos 22, após belo giro de Benzema em cima de Mascherano, Cristiano Ronaldo, na bobeira de Daniel Alves, saiu na cara do gol e marcou o primeiro tento da partida. No momento o Real Madrid merecia estar vencendo. Tanto que aos 24, Benzema perdeu gol na cara de Valdés chutando na trave.

Além da falta de criatividade, os jogadores do time catalão estavam muito distantes e rodando pouco a bola. Entretanto, aos 30 minutos, após boa jogada de Pedro pela direita e falha da defesa do Real, Messi apareceu livre como um centroavante na cara do gol e não perdoou: 1 x 1 no Camp Nou. O Barça empatou jogando mal e sem merecer. Na primeira etapa Messi não voltou para buscar o jogo, trabalhando taticamente como um legítimo camisa nove.

A contusão de Daniel Alves e a entrada de Montoya na lateral direita contribuíram para a melhora do Barcelona no jogo.  Montoya deu segurança para as subidas de Alba, o que prendeu Di María em sua marcação. Enquanto isso, Arbeloa se movimentava para o centro da zaga, fazendo quase um terceiro zagueiro na marcação de Iniesta. Com isso o Barcelona melhorou e passou a conseguir tocar a bola no campo do Real, que diminuiu a pressão na marcação.

Na segunda etapa o jogo começou mais movimentado, com Messi mais incisivo e buscando o jogo. Com mais espaços para as duas equipes, o jogo cresceu em ofensividade e emoção. Sem a marcação pressão do Real, o Barcelona conseguiu rodar mais bola e ficar com mais posse. E aos 16 minutos, após cobrança magistral de falta de Messi, o time catalão virou a partida e parecia rumar para a vitória. Após o gol, duas substituições: Mourinho trocou Benzema por Higuaín e Sánchez entrou na vaga de Fábregas.

Com essa alteração, Tito montou um típico 4-3-3 com dois pontas, com Iniesta indo para o meio trabalhar com Xavi na criação. Porém, após o gol de Messi o Real voltou a acordar e tentar jogar no campo defensivo do Barça. Aos 20 minutos, após falha de marcação no meio blaugrana e ótimo passe de Özil, Cristiano Ronaldo saiu na cara de Valdés e de novo marcou: 2 x 2 e novo empate. Agora cada uma das feras tinha dois gols anotados.

Kaká entrou aos 35 para defender, assim como Essien. No final da partida, o Barcelona foi para o “abafa” e quase marcou com chute no travessão de Montoya e depois com Pedro no último lance, em belo contragolpe. O clássico foi um baita jogo de futebol, muito disputado do início ao fim. Chamaram a atenção a movimentação mais intensa de Ronaldo e a diminuição latente do jogo coletivo do Barcelona. No mais, uma grande partida e um resultado justo. Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BARCELONA 2 x 2 REAL MADRID: MESSI E RONALDO FAZEM DUELO DE GIGANTES NO CAMP NOU

Duelo de gigantes !!

Maurício | 08/10/2012

Parabéns Victor por mais uma excelente análise !

Primeiro quero falar uma coisa, não venho gostando do jeito que o Tito vem armando o time, ele ta inventando um pouco assim como o Mancini do City, sei que hoje ele não tinha um zagueiro bom a disposição, mas colocar o Adriano de zagueiro? Ta de sacanagem, Adriano não tem o poder de marcação, mesmo na lateral ele apoia muito, começou muito perdido no jogo. O Barça começou revezando muito a linha defensiva no 4-3-3 e 3-4-3 (com o Busquets de líbero). Eu na minha opnião, teria colocado desde o começo o Song, por vários motivos, mas o primeiro de tudo por ser alto, pois os 11 iniciais apenas o Busquets tinha mais de 1,80 de altura, então colocaria o Song na zaga ou de volante invertendo com o Busquets pois ambos tem estilos de jogo muito parecido, e tbm para o time ganhar altura, porque o Real é um time alto com Benzema, Pepe, Sergio Ramos e Cristiano Ronaldo. E obvio que ganhou várias jogadas áreas!

Abraço

Re:Duelo de gigantes !!

Victor Lamha de Oliveira | 13/10/2012

Grande Maurício! Olha, eu também acho que o Tito tem cometido alguns equívocos, ams até que o teste com Adriano na zaga deu certo. Muito bem percebida a variação do 4-3-3 para o 3-4-3. Barça sempre favorito! Abraço!

Justo!

Raniery Medeiros | 07/10/2012

Mais uma aula de análise, Victor!

O Barça começou variando de quatro para três zagueiros.
Busquets muito bem na marcação. E controlava Di Maria. Bem como Khedira fazia o mesmo com o Xavi.

Madrid controlou as ações pelo lado do Di Maria muito em função do Cesc ter sido nulo e o lado esquerdo do Barça completamente esquecido.

Dani e Alba tomando bola nas costas. E o Dani fazer dobra? Deixar ROnaldo só? Erro letal.

A ligação do Barça n existiu diante da forte marcação do Madrid. Até que Messi empatou. Montoya entra e equilibra. Soltando o Alba.

O jogo coletivo, antes sumido, retornou em belas trocas de bola. O time circulava muito pelo centro e ´so tinha a opção do Pedro (que jogou muito) pela direita.

Tudo modificou quando o Iniesta puxou o Arbeloa para o meio e com isso o Di Maria teve de atuar como lateral, marcando o Alba.

Segundo tempo começou com os dois indo ao ataque. Porém, o Barça conyrolava mais as ações no meio campo e com o Pedro jogando barbaridade. Claro...cesc = NULO.

Barça faz 2x1 e perde uma boa oportunidade. Iniesta faz graça e perde a bola que é lançada p o Ronaldo empatar.

O Alexis deu maior movimentação entrando no lugar do Cesc. O Pedro pdoeria até ter feito o gol da vitória no fim de jogo.
Mas o resultado foi justo.

OBS: O Marcelo n jogou bem pq ficou sempre na cola do Pedro.

Re:Justo!

Victor Lamha de Oliveira | 13/10/2012

Grande Raniery! Muito bem observada a variação inicial de quatro para três zagueiros. Também achei o resultado justo e enxerguei um resquício daquele jogo coletivo encantador do Barça! Bela análise! Abraço!

Não vi o jogo, mais uma vez!!

Danilo Costa | 07/10/2012

Por causa de ir em Matias Barbosa votar (sei q é preguiça minha 12 anos morando aki e não mudei meu título....auhauhauauhauha), perdi o jogo... Mas deu pra ter uma excelente ideia pelo q eu li aki!!

O Tito ama o Pedro, vc pode me falar q ele jogou bem, mas não acho q é jogador pra ser titular do barcelona... Até o Villa meia boca eu acho melhor... Primeira pergunta: Adriano na zaga? pq não o Song?
Segundo Atuação do Cesc e Messi, parece q não houve, movimentação e troca de posição entre os dois?
Terceiro: Mourinho não muda o esquema, acho q fica previsível, e depende muito do Ronaldo!! Pq não tentar só o Xabi Alonso de volante, e dois meias... Kaká, Modric e Ozil, escolhe dois... uma espécie de 4-1-4-1 sem a bola e 4-3-3 de base alta com a bola sufocando o barça...

Mas não vi o Jogo...

Mais uma vez bela Análise!!

Re:Não vi o jogo, mais uma vez!!

Victor Lamha de Oliveira | 13/10/2012

Fala Danilão! Eu também não que Pedro tem vaga de titular. Sobre o Adriano no lugar do Song, foi uma opção que deu certo. Messi e Cesc trocaram muito de posição, o que tem, de acordo com PVC, prejudicado o desempenho de Messi e do Barcelona. Abraço!

Novo comentário