BARCELONA 4 x 0 MILAN: OUSADIA TÁTICA E GOLEADA MARCARAM A VITÓRIA DO BARCELONA

12/03/2013 19:54

 

Foi no Ajax montado por Rinus Michels, no final da década de 60, que nasceu o “3-4-3 diamond”, esquema que iria mudar profundamente o conhecimento tático e estratégico do futebol. O sistema, como ensinado por Jonathan Wilson, era um desdobramento do 4-3-3 exaustivamente treinado por Michels em seus trabalhos táticos. Assim, a equipe tinha como desenho o 4-3-3, mas a estratégia e a dinâmica em campo mostravam um inovador 3-4-3.

Como sabido, em 1973, a dupla vitoriosa formada por Rinus Michels e Cruyff, que chegou ao topo do futebol europeu com o Ajax, se formou novamente no Barcelona, nascendo nesse momento à conexão do time catalão com os preceitos táticos e estratégicos da escola holandesa ornamentada por Rinus, o mais completo treinador da história do futebol mundial.

No início da década de 90, Cruyff, discípulo de Michels no Ajax, no Barcelona e na seleção holandesa, conquistou a Champions League da temporada 91/92 pelo Barça, a primeira da história do time catalão, justamente utilizando, como treinador, o 3-4-3 diamante que nasceu no grande Ajax e foi implantado nas canteiras do Barça na década de 70 (com a chegada dos holandeses). E, o referido esquema, voltou a brilhar no Barcelona com Pep Guardiola, que promoveu no clube a mais letal e encantadora aplicação do desenho.

Após a saída de Guardiola, o 3-4-3, até mesmo como variação tática do 4-3-3, foi ficando no esquecimento. Daniel Alves deixou de ser ala e voltou a ser lateral, ficando o Barça mergulhado num 4-3-3 estático e previsível, o que facilitou a marcação dos adversários. Porém, como bem colocado por Paulo Calçade na transmissão da ESPN, hoje o Barça lembrou aquele montado por Pep, ou seja, vislumbramos novamente um apego tático aos dogmas do 3-4-3.

As escalações iniciais não apontavam para nenhuma novidade no plano tático. Tudo indicava que o Barça viria no seu estático 4-3-3 e o Milan no 4-6-0 implacável que detonou o time espanhol no San Siro. Mas, precisando encontrar alternativas para que Messi tivesse espaço para decidir, o time catalão novamente foi bater na porta do 3-4-3, dinâmica visível do 4-3-3 montado por Roura que conseguiu empatar o duelo ainda na primeira etapa:

 

Barcelona, na teoria, no 4-3-3. Entretanto, a dinâmica demonstrava o 3-4-3 virtuoso que encantou o mundo sob o comando de Pep Guardiola. O “alargamento” da defesa do Milan foi feito com uma receita antiga e eficaz: presença de área para evitar uma cobertura plena da zaga adversária e dois alas bem abertos pelos flancos. Messi jogou mais pela direita, tentando reeditar as tabelas com Daniel Alves, conquistando, assim, aquilo que almejava: espaço para finalizar na entrada da área do Milan. Com Xavi e Iniesta circulando bastante, a compactação da equipe milanesa ficou comprometida, conseguindo o Barça obter vantagem numérica no meio e o predomínio tático da partida. Aos 30’, Allegri inverteu Boateng com Niang, o que não mudou em nada o panorama tático e técnico do duelo.

 

 

Aos 4 minutos da etapa inicial, após tabela rápida com Xavi, Messi bateu no ângulo e fez o primeiro: 1 x 0 Barcelona. O time catalão começou intenso e circulando bastante, não deixando o Milan sequer habitar o campo de ataque. Com a vantagem numérica no meio de campo proporcionada pelo 3-4-3, o Barcelona alargava a marcação do Milan e jogava com facilidade pelos espaços encontrados em sua defesa. Villa jogando de referência na área, algo solicitado há tempos, foi fator preponderante no êxito do Barça na partida de hoje.

Aos 38 minutos, Niang partiu livre após falha da defesa blaugrana e, na cara do gol, chutou a bola na trave na saída de Valdés. Aqueles centímetros decidiram a partida. Apenas um minuto depois, Messi achou espaço na entrada da área e não perdoou: o craque recebeu de Iniesta e bateu forte no canto esquerdo de Abbiati, ampliando o marcador e levando ao desespero a defesa italiana.

O Barcelona ousado, como nos tempos de Pep, atuou no limite defensivo, foi salvo pelo poste e conseguiu dois gols no primeiro tempo. Na etapa complementar, o Milan tentou adiantar suas linhas de marcação e ser menos covarde, mas, aos 9 minutos, Xavi deu lindo passe para Villa, que dominou e tocou de canhota para aumentar. Perplexidade na feição dos jogadores do Milan e festa no Camp Nou lotado, fervilhando com a atuação coletiva de seu time, totalmente dentro da essência holandesa arraigada na história do clube e plantada por Michels no início da década de 70.

O time espanhol, nesse jogo, voltou a marcar mais à frente e conseguiu as penetrações na defesa adversária, fruto da movimentação constante que estava esquecida. Se recriando dentro de seus próprios padrões, a equipe catalã entrou novamente focada em sua superioridade técnica e coletiva, o que dificultou a vida do time de Allegri. O treinador do Milan tirou Ambrosini, Niang e Flamini, colocando Muntari, Bojan e Robinho. Entretanto, o 4-4-2 britânico que Allegri desenhou de nada adiantou.

Roura também fez três alterações. Saíram Mascherano, Pedro e Villa, entrando Puyol, Adriano e Sanchéz. O Barça, que tinha retornado ao 4-3-3 após o terceiro gol, terminou a partida praticamente num 5-3-2, com uma linha de cinco na defesa formada pelos laterais Daniel Alves e Adriano e por três zagueiros, que eram Piqué, Puyol e Alba. Com o Milan se lançando ao ataque em busca do gol, Alba ainda fez o quarto gol aos 46 da etapa final, aumentando a goleada em belo contragolpe.

Como muito bem percebido por Calçade, “a saída para o conservador Barcelona de Tito e Roura foi se inspirar no ousado time da era Guardiola”.  Novamente o 3-4-3 brilhou na história do Barcelona dentro da Champions League, esquema mais marcante da equipe no processo histórico da competição. Quiseram decretar o fim da “Era Barcelona” antes do seu final. Agora, o time catalão ressurge na Champions com força total e o favoritismo habitual, colocando novamente o restante dos rivais como opositores de sua filosofia tática. Abraço!

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BARCELONA 4 x 0 MILAN: OUSADIA TÁTICA E GOLEADA MARCARAM A VITÓRIA DO BARCELONA

Barça e o despertar do seu sono !

Ruan Lima | 14/03/2013

Olá,primeira vez que comento aqui.
Também partilho desta visão que comentas-te em seu texto, a proposito parabéns pelo texto.

Pelo que vi no jogo, o Barcelona mostrou ser o Dream Team dos anos 2000, sem sombra de duvidas não está morto, apenas estava adormecido. Pude ver um Barça destruidor ,tático e objetivo. Com a Bola usava a brilhante tática que lembra o Pep 3-4-3 , sem ela voltava ao seu habitual 4-3-3. O interessante é, quem analisou o Barcelona e Inter de Milão em 2010, Real Madrid em 2011 e Chelsea em 2012 sabe ... a cura para o mal da muralha foi ensinado e a ferramenta necessária para destruir. Dessa vez o Barça foi objetivo em tudo. Tacada de mestre esta, um Messi não como falso nove, mas circulando mais pela direita , fazendo com que Villa fosse ao centro e abrindo espaço para o trabalho de Xavi e iniesta e busquets quando estavam com a Bola, a marcação milanesa não sabia quem colocar no seu caixote, pois ainda sobrava espaço para Dani Alves subir. Colocar Messi proximo a Xavi e iniesta para circular mais vezes quebrou todo esquema do Allegri rsrsrs saber quem marcar no barça já é dificil, agora imagine quem não sabia quem marcar.

Re:Barça e o despertar do seu sono !

Victor Lamha de Oliveira | 18/03/2013

Grande Raul! Espero que continue comentando e participando do debate conosco! É um grande prazer! Concordo com você: dessa vez o Barcelona foi objetivo em tudo, principalmente no plano tático e estratégico. O Messi como uma espécie de "falso 7" pela direita desmontou o ferrolho italiano. E você percebeu muito bem: a centralização de Villa, além da presença de área. abriu espaço para o trabalho de Xavi e Iniesta. Abraço!

O jogo e o belo texto!

João Elias Cruz | 13/03/2013

Excelente texto, Vitão!!! Não assisti o jogo, mas vi o VT e farei um breve comentário:

" O Barcelona jogou no 4-3-3 com triângulo de base alta como esquema de origem, mas variava para o 3-4-3 diamante, com Daniel Alves se projetando ao ataque e Jordi Alba ficando mais recuado!! Messi jogou pela direita, um pouco mais por dentro, chegando em diagonal, nas costas do miolo de zaga!!! Daniel Alves explorou as brechas deixadas por Constant no corredor central... O triângulo de base alta catalão conseguiu ultrapassar a linha média na batalha do meio-campo!! Por algumas vezes, Messi, Daniel Alves e Pedro ficaram mais recuados e com isso, surgiu variação para uma espécie de 3-3-3-1. No finalzinho, o Barça se fechou no 5-3-1-1, variando para o 4-4-1-1, dependendo da movimentação de Adriano! No geral, vitória merecida!!"

Forte abraço, Vitão!! Valeu pela amizade e pelo apoio de sempre! Estou sempre lendo seu blog! Em breve, pretendo redigir um novo texto para o Painel Tático!

Re:O jogo e o belo texto!

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2013

Grande João Elias, nosso prodígio! Obrigado pelo elogio amigo. Sobre seu comentário, mais uma vez está impecável. Como eu coloquei no texto, o Barça, na teoria, jogou no 4-3-3. Entretanto, a dinâmica demonstrava o 3-4-3 virtuoso que encantou o mundo sob o comando de Pep Guardiola. O “alargamento” da defesa italiana foi feito com uma receita antiga e eficaz: presença de área para evitar uma cobertura plena da zaga adversária e dois alas bem abertos pelos flancos. Messi jogou mais pela direita, tentando reeditar as tabelas com Daniel Alves, conquistando, assim, aquilo que almejava: espaço para finalizar. Você foi cirúrgico quando escreveu que "o Barcelona jogou no 4-3-3 com triângulo de base alta como esquema de origem, mas variava para o 3-4-3 diamante, com Daniel Alves se projetando ao ataque e Jordi Alba ficando mais recuado". Perfeito! Seus textos e comentários táticos estão cada vez mais técnicos e precisos! Parabéns João, você vai longe! Outra coisa que você percebeu bem: a linha de 5 na defesa que Roura montou no final da partida. Eu que agradeço pela amizade e pelo apoio! É sempre um prazer recebê-lo aqui no Painel! A casa é sua! Estou aguardando seu texto! Abraço!

Barça x Milan

Igo Honorato | 13/03/2013

Vitão sempre mitando nas analises táticas !
Da-lhe !!!

Re:Barça x Milan

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2013

Grande Igão!!! Mais uma vez, obrigado pelo apoio amigo! A casa é sua! Abraço!

3 4 3

silas | 13/03/2013

vc descreveu de forma perfeita o 3 4 3 holandes do barcelona. parabens mano

Re:3 4 3

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2013

Grande Silas! Seja bem vindo ao Painel Tático! O 3-4-3 estava bem perceptível, tanto que no primeiro tempo Alba não subiu uma vez como um lateral efetivo. Obrigado pelo elogio e pela participação! Volte sempre! Abraço!

Perfeito!!

Danilo Costa | 13/03/2013

Victor, parabéns mais uma vez, resumiu o jogo e demonstrou a tática com maestria!! Faz um faculdade de jornalismo, q a ESPN te contrata pra trabalhar com o André Rocha!
Abrão

Re:Perfeito!!

Victor Lamha de Oliveira | 13/03/2013

Grande Danilão! Amigo, estou pensando seriamente em cursar jornalismo. E trabalhar na ESPN, ao lado do André, é mais que um sonho. Poder viver somente falando de futebol seria algo especial! Obrigado pelos elogios garoto! Abraço!

Novo comentário