BENFICA 0 x 2 BARCELONA: MESSI DECIDE NOVAMENTE COMO FALSO NOVE

02/10/2012 18:12

 

Benfica e Barcelona se enfrentaram hoje à tarde, em Portugal, pela segunda rodada da fase de grupos da Champions League. No plano tático, Tito Vilanova fez o simples e postou o Barcelona no 4-2-3-1, com velocidade pelos lados, Messi de falso nove e Fàbregas com Xavi pensando o jogo. Jorge Jesus, comandante do Benfica, escalou sua equipe num 4-1-4-1 que pretendia, com o adiantamento das linhas de marcação, ceifar a posse de bola esmagadora do Barça. Esse foi o painel tático do duelo, que perdurou até os 15 minutos da segunda etapa:

 

Benfica no 4-1-4-1 e o Barça no hodierno 4-2-3-1: Sem compactação entre as linhas, de nada adiantou o adiantamento da marcação do Benfica. Barcelona tocou pelo meio, passeou pelos flancos e venceu com autoridade fora de casa.

 

 

Logo aos 6 minutos do primeiro tempo, em jogada pela linha de fundo, o Barcelona chegou ao primeiro gol. O Benfica até havia finalizado duas vezes, mas o Barça continua letal e balançou as redes em sua primeira oportunidade. O detalhe tático do gol foi a movimentação ofensiva do ataque blaugrana: enquanto Messi mergulhou na ponta esquerda para fazer a jogada, Sánchez infiltrou como um legítimo centroavante e empurrou a bola para as redes. O Barcelona, assim como a Seleção da Espanha, domina a arte de jogar sem centroavante com eficiência ofensiva.

A intenção de Jorge Jesus foi boa, entretanto jogar contra esse Barcelona é tarefa árdua para qualquer equipe e treinador. Jesus lançou um típico 4-1-4-1 com Matic bem preso junto à zaga e uma linha de quatro no meio. Entretanto, o adiantamento da marcação não foi compacto e eficaz, o que permitiu ao time catalão encontrar espaços para trabalhar a bola, principalmente pelos flancos. O Barcelona chegou com perigo várias vezes, tocou a bola com velocidade, usou com maestria as diagonais e teve, merecidamente, 70% de posse da pelota na primeira etapa.

A movimentação ofensiva de Bruno César, jogador mais lúcido do Benfica, determinava as variações táticas do time. Quando Bruno centralizava, formava no tablado uma espécie de 4-2-3-1. Quando Bruno encostava em Lima, fazendo um segundo atacante, passava o Benfica a jogar num 4-4-1-1, esquema usado nos 10 minutos finais do primeiro tempo. Porém, como sabido, de nada adiantou todo esse trabalho tático diante de um Barça que jogou com leveza e sabedoria.

Jesus tinha tido na coletiva de ontem que não seria demagogo de dizer que o Benfica teria mais posse de bola. Com o escopo de pelo menos diminuir a posse enfadonha e letal do time blaugrana, prendeu os laterais e Matic à frente da zaga, soltando duas linhas para marcar. Como citado, de nada adiantou. Mesmo não sendo aquela equipe absurdamente superior de 2009, 2010 e 2011, o Barcelona continua sendo uma equipe totalmente diferenciada no futebol mundial.

Na segunda etapa, creio que Jorge Jesus substituiu errado ao tirar Bruno César, melhor do Benfica em campo, e colocar Carlos Martins, mantendo o desenho tático. Ao retirar o jogador que estava fazendo a aproximação entre meio e ataque, ceifou totalmente as ações ofensivas de sua equipe. Se o problema do brasileiro era o cartão amarelo recebido na primeira etapa, poderia ter colocado Aimar e montado um 4-2-3-1 para tentar surpreender o Barça. Aimar jogaria mais solto como segundo atacante e se manteria em campo a marcação em linhas.

O Benfica veio mais fechado, “chamando” o Barcelona e esperando um contragolpe. De nada adiantou novamente. Aos 10 minutos de jogo, Messi arrancou pelo meio e deixou a bola limpa para Fàbregas, na cara do gol, fazer o segundo gol catalão. Aos 15 minutos entrou Aimar e o Benfica tentou partir para cima. Entretanto já era tarde, e o Barcelona “cozinhou” o jogo da sua maneira até o fim do duelo. Mais uma vez Messi voltou a decidir com duas assistências primorosas jogando de falso nove nesse 4-2-3-1/4-3-3 de Vilanova.

Marcar o Barcelona continua sendo pesadelo para os técnicos adversários. Se marcar atrás, o Barça se instala no campo de defesa do adversário e roda a bola até encontrar o gol, sufocando seu rival. Se o adversário adianta a defesa, como fez o Benfica, o Barça aproveita sua qualidade técnica e velocidade nos espaços deixados, jogando pelo centro, pelos flancos e explorando as diagonais. Para finalizar, no segundo tempo o Barcelona teve 75% da posse do balão. Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BENFICA 0 x 2 BARCELONA: MESSI DECIDE NOVAMENTE COMO FALSO NOVE

Barça no 4-2-3-1?

Maurício | 03/10/2012

Blz Victor! Cara, infelizmente não pude assistir o jogo!

Mas como coloquei no titulo, o Barça jogou no 4-2-3-1, com o Messi fazendo esse "1"?

Confesso que achei interessante, o Cesc e Messi inverteram muito de posição no jogo?

E o David Villa não merece a titularidade nesse time na vaga do Pedro ou Alexis?

Abraço!

Re:Barça no 4-2-3-1?

Victor Lamha de Oliveira | 07/10/2012

Grande Maurício! Messi jogo de falso 9, caindo pelos lados e contando com as infiltrações de Sánchez. Cesc e Messi não inverteram tanto de posição, mas o argentino caiu bem para trabalhar pelo setor esquerdo, onde encontrou espaço. Villa merece ser titular, porém ainda falta ritmo de jogo para ele. Acho que é questão de tempo! Abraço!

Sanchez saindo da "seca"

Raniery Medeiros | 03/10/2012

Mais uma vez eu faço questão de aplaudir o mestre Victor.

Pude assistir ao jogo e perceber que Alba e Dani Alves ainda não encontraram a sintonia para que um vá ao ataque e o outro fique. Mas é questão de tempo.

Pude perceber uma queda do Busquets na marcação. Acredito que seja algo físico. Caiu muito de produção e, sendo assim, os espaços foram dados ao benfica em alguns raros momentos do jogo.

O que dizer do Fàbergas e Xavi alternando posições e dando maiores opções ao Messi, que novamente voltou a buscar o jogo, dando dinamicidade aos pontas (Alexis e Pedro).

Tito vem dando maior liberdade ao Fàbergas quando enxerga que o adversário já não mais vai pressionà-lo tanto. Sendo assim, cria o fator surpresa e rende várias tabelas com Messi.

O que ainda está em falta é a saída de bola. O Tito, ao contrário do Pep, colocou o Xavi pra fazer essa função. Ainda tem sido um problema que, com o tempo, pode ser resolvido.

Quanto ao Benfica...fiquei decepcionado. Acreditei que o Aimar seria titular. Até pra dar maior qualificação no passe e parar um pouco mais o jogo diante de um Barcelona com possa de bola "anormal".

Não gostei da função defensiva do Bruno César. Precisava compactar e ajudar na marcação. Mas isso o esgotou fisicamente. Viveu de bolas paradas. E quem o acompanha, sabe que ele tem o apelido de chuta-chuta não a toa.

Victor,
obrigado por mais uma aula.

Abraço!

Re:Sanchez saindo da "seca"

Victor Lamha de Oliveira | 07/10/2012

Grande Raniery! Mestre é você amigo! Obrigado pelos elogios! A casa é sua! Realmente Busquets ficou devendo na marcação e as inversões de Xavi e Fábregas chamaram a atenção. Tito tem dado liberdade para Fábregas, porém tem feito Messi jogar na marcação do volante, e não à frente dos zagueiros, o que tem tirado um pouco da mobilidade do craque do time. Também não gostei da função defensiva do Bruno, que deveria ter jogado centralizado num 4-2-3-1. Obrigado pela participação! Abraço!

Excelente!!

Danilo Costa | 03/10/2012

Só assisti os melhores momentos, perdi a reprise, tirei um cochilo!! uahuahuahuhauhauhuahua...
Mas com sua análise mais os melhores momentos já deu pra entender como foi o jogo... Barcelona de sempre!!! Só faltou o gol do Messi!!

Abração

Re:Excelente!!

Victor Lamha de Oliveira | 07/10/2012

Fala Danilão! O Barcelona sempre impondo sua qualidade. Foi um grande jogo! Abraço e obrigado pela participação!

Barça favorito!!!

Ricardo | 03/10/2012

Victor, estão menosprezando o Barça...pra mim é o favorito ao título da Liga dos Campeões! Concorda?

Re:Barça favorito!!!

Victor Lamha de Oliveira | 07/10/2012

Olá Ricardo! Olha, o Barcelona com essa base que encantou o mundo continua sendo uma das melhores equipes do mundo e com certeza é uma das favoritas ao título da Champions. O que não existe mais é aquela superioridade absurda. Abraço!

Novo comentário