BOA ESPORTE 1 x 2 TUPI: SURIAN MUDA A EQUIPE E GALO GANHA A PRIMEIRA NO ESTADUAL

24/02/2013 15:03

 

Após dois empates, contra o Villa Nova fora de casa e contra a Caldense no último sábado em Juiz de Fora, o Galo Carijó foi visitar a equipe do Boa Esporte e conseguiu sua primeira vitória na competição. Felipe Surian, ainda procurando a melhor formação para o time, escalou, novamente, uma equipe diferente. Após a atuação apática diante da Veterana, onde foi muito criticado pela falta de postura, o Tupi mostrou que tem fôlego e conquistou grande vitória.

 

 

Tupi na estreia contra o Villa Nova: 3-6-1 que chamou a equipe adversária para o ataque e que foi desmontando ainda no primeiro tempo. Foi a primeira tentativa tática de Surian, sendo o esquema escolhido pelo fato do Carijó estrear fora de casa. O resultado de 1 a 1 não foi ruim para o Tupi, que teve alguns momentos de lucidez durante a partida.

 

 

Segunda rodada contra a Caldense: jogando em casa, Surian postou a equipe num 4-2-3-1 com dinâmica de 4-2-2-2, como demonstrado aqui no Painel Tático. Porém, faltou aproximação, toques rápidos, triangulações e, sobretudo, vontade. Nem a montagem de um ousado 4-1-2-3 no segundo tempo foi suficiente para acordar o Galo Carijó, que saiu de campo vaiado por sua torcida.

 

 

Boa Esporte 1 x 2 Tupi: com a contusão de Hugo no meio da semana e a necessidade dos três pontos para não se complicar na tabela, novamente Surian, independente de jogar fora e contra uma equipe qualificada tecnicamente, mandou a campo de novo o 4-2-3-1 com dinâmica de 4-2-2-2. Porém, essa terceira versão do Carijó na competição trouxe em sua atuação quatro pontos fundamentais para o êxito: vontade, dedicação, velocidade nas ações ofensivas e aumento no número de finalizações. Genalvo ficou mais preso dando segurança à zaga, o que permitiu Maguinho ajudar na aceleração da saída de bola. Ygor comandou o meio de campo, jogando em velocidade e de forma bem incisiva. Ao lado de Jordan e Wesley, foi destaque no duelo. Wesley, aliás, conseguiu reter a bola para o time “chegar” no campo de ataque, o que necessitava a equipe de Juiz de Fora.

 

 

A contusão de Hugo no meio da semana, que não joga mais pelo Tupi no Campeonato Mineiro, deixou alguns torcedores preocupados com a qualidade técnica no meio de campo. Mas, a sua saída e a entrada de Ygor no setor, foi, talvez, o fator mais importante na conquista dessa suada vitória. Não só pelos dois gols, mas pela dinamicidade que Ygor deu para o meio de campo. Maguinho também entrou muito bem como segundo volante, agilizando a saída de bola. Genalvo fez importante e eficaz proteção à zaga jogando mais na contenção.

Jordan, mais uma vez, teve atuação monstruosa, monumental. Fez grandes defesas, sobretudo na segunda etapa, salvando o Tupi de levar o gol de empate. Outro que se destacou foi o centroavante Wesley, um leão na ponteira de ataque. Ademilson, que vinha para o jogo, sentiu uma lesão no aquecimento e, de última hora, Wesley assumiu o comando ofensivo do time. Entrou bem, lutou muito, fez a parede e reteve a bola no ataque para o time chegar em bloco no campo ofensivo, algo que não vinha acontecendo.

 

 

Ygor se prepara para cobrar a penalidade aos 13’ do primeiro tempo. Agora no meio campo, jogador teve atuação destacada e marcou dois gols, sendo o segundo um golaço em batida contra a meta do Boa Esporte. Foi o melhor em campo ao lado de Jordan, outro monstro no duelo.

 

 

No intervalo, ao ser entrevistado por Bruno Ribeiro da Rádio Globo, Surian destacou a dedicação do grupo e o nível de obediência tática do Galo na partida. E completou: “Estamos tentando dar o melhor e o possível com o que temos”. Ricardo Wagner destacou a boa marcação do Tupi, que em suas palavras “conseguiu amarrar bem a equipe do Boa”. Já Ivan Costa destacou Ygor e Genalvo. Para o Xodó, “Genalvo teve papel decisivo na marcação á frente da zaga”.

A atuação no primeiro tempo foi excepcional, tirando a bobeira generalizada e a falta de comunicação no gol de empate do Boa Esporte marcado pelo ex-carijó Henrique, que por aqui não tinha o costume de ser tão decisivo. Mesmo após a expulsão de Maguinho, o Carijó conseguiu se segurar e manter o resultado que colocou a equipe no G4 do Campeonato Mineiro. A postura, que foi o fator preponderante para a má atuação diante da Caldense, foi também fundamental na conquista da vitória. Essa camisa alvinegra pede, clama por uma atuação aguerrida daqueles que a vestem.

Uma pena que no próximo jogo, por força de contrato, Ygor e Jordan, destaques contra o Boa, não possam jogar, afinal são atletas do América da capital. Outro desfalque será Maguinho, expulso no jogo de hoje. Agora será outra semana de trabalho duro para o time e para seu treinador, que terá outro quebra-cabeça para montar até o duelo de domingo. Aproveito o texto para chamar todos os torcedores do Tupi: vamos comparecer e lotar o Radialista Mario Helênio no domingo. É hora de apoiar! Abraço!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BOA ESPORTE 1 x 2 TUPI: SURIAN MUDA A EQUIPE E GALO GANHA A PRIMEIRA NO ESTADUAL

Padrão

Eduardo Kaehler | 27/02/2013

O Surian já definiu o padrão desde o início: 4-2-3-1.

Claro que tem suas mudanças, suas diferenças, mas ele sempre joga assim.

tupi

david | 26/02/2013

bom para o tupi que mesmo tendo um time montado as pressas ,vai colhendo pontos que nós tocedores não acreditavamos que poderia acontecer,mas se4 tratando do tupi tudo é possivél,o tupi vem tendo muitas variaveis neste inicio da competiçãoainda sem um padrão definido ao meu ver torna-se um presa facil para seus adversários,o surian tem que definir o mais rápido possivel ppois vem as pedreira por ai e com eles o buraco é mais em baixo e não terá tempo para correção no decorrer da partida força galo pra cima deles ,,,,,,,,,,,,,

Boa Esporte

Eduardo Kaehler | 24/02/2013

Estive em Varginha e farei uma breve análise do Boa Esporte.

Jogaram no 4-2-3-1, com o Sheslon preso de lateral esquerdo, justamente para liberar os avanços do bem criticado Airton, camisa 6 da equipe, ex jogador do Náutico. Ele jogou como meia esquerda, enquanto Henrique (ex Tupi) atuou na meia direita (muito bem marcado, tirando o lance do gol, não ofereceu perigo algum, partida ruim dele) e o Marcelinho Paraiba centralizado, jogando bem e tentando levar o Boa ao empate. Todas as jogadas passavam pelo pé dele, principalmente na segunda etapa.

Uma das principais diferenças que percebi foi na marcação. Enquanto os dois jogadores abertos do Tupi (Ygor e Rafael Assis) ajudavam e muito na marcação, principalmente tentando fechar os possíveis avanços dos laterais Neilson e Sheslon, o Boa Esporte não fazia o mesmo. Henrique e Airton não ajudaram quase nada na marcação e foram mal na articulação.

Mesmo com um a mais, o Tupi foi superior ao Boa Esporte e trouxe os três pontos pra Juiz de Fora. Mais que merecido.

Méritos ao Felipe Surian, que soube mudar bem o time, manteve o grande esquema (4-2-3-1) e foi bem também nas substituições, principalmente quando o volante Maguinho foi, ao meu ver, injustamente expulso, ele tirou o Paulinho (muito técnico, mas lento) e colocou um outro meia, nada de volante. Ali ele não recuou o time e conseguimos o gol da vitória.

DIVERSIDADE

FABIO | 24/02/2013

Sempre bom ver análises de equipes pequenas e médias do Brasil. Na minha opinião só faltou uma análise mínima dos adversários (no caso, o Boa Esporte. Seria nacionalmente mais interessante porque a equipe disputará a série B do nacional).

Novo comentário