BOTAFOGO 1 x 1 FLUMINENSE: CLÁSSICO EQUILIBRADO E RESULTADO JUSTO

16/07/2012 03:14

 

O “Clássico Vovô” disputado nesse domingo, no Engenhão, foi marcado pelo equilíbrio, pela obediência tática e pela ausência de qualidade técnica. Deco e Seedorf foram ausências sentidas, assim como também decepcionou o pequeno público que foi ao estádio, contabilizando apenas 17.122 torcedores. No plano tático, apenas uma novidade sútil no 4-2-3-1 tricolor. No jogo contra o Flamengo, o Flu de Abel jogou num 4-2-3-1 que marcava como um típico 4-4-2 em duas linhas de quatro, com Deco livre para criar (como um meia-atacante) e Fred livre no centro de ataque.

Contra o Botafogo, o tricolor mudou um pouco a estratégia aplicada ao desenho tático. Dessa vez, o Flu veio num 4-2-3-1 que por muitas vezes se tornava um 4-1-4-1, com Edinho de volante na frente dos zagueiros. O Fluminense já usou essa variação tática outras vezes no ano, sendo outra forma de utilizar o 4-2-3-1 com marcação em duas linhas de quatro. Muito dessa variação advém da capacidade de Jean, que marca e sai para o jogo com qualidade. A ausência de Deco e a entrada de Wagner também influenciaram o uso dessa vertente tática.

Já o time do Botafogo veio no costumeiro 4-2-3-1 com Elkeson fazendo uma espécie de “falso 9”. Oswaldo iniciou o primeiro tempo com Vitor Júnior pela direita e Cidinho pela esquerda. Após 30 minutos inverteu os jogadores de lado, repetindo a inversão ainda no primeiro tempo. Esse foi o desenho tático padrão do duelo:

 

 

Os dois gols, no segundo tempo, foram de cabeça. Fred abriu o placar para o tricolor e Andrezinho empatou para o Botafogo. O resultado não foi maravilhoso, mas mantém os times em boa posição na tabela. O Flu, ainda invicto, é o terceiro colocado, com 19 pontos. O Botafogo, que obteve seu primeiro empate na competição, soma 16, na quarta colocação. Assim como o líder Atlético-MG, as duas equipes cariocas também se valem do 4-2-3-1, esquema usado pelo Corinthians campeão da Libertadores e pelo Palmeiras campeão da Copa do Brasil. O referido sistema tático continua predominando com sobra no futebol brasileiro.

O primeiro tempo teve duas partes distintas. Metade teve um domínio pouco agudo do Flu, que sentiu falta de articulação na meiuca. No lado do Bota, Cidinho estava muito mal, o que se somou a falta de experiência de Elkeson como referência de área, ceifando um pouco do volume de jogo ofensivo do time.

Para a segunda etapa, Oswaldo mexeu na equipe alvinegra, retirando o apagadíssimo Cidinho e colocando Fellype Gabriel. O time até melhorou a movimentação e equilibrou suas ações ofensivas, mas continuou errando muitos passes. Como citado, Elkeson, muito isolado e longe de ter o perfil de homem de área, sucumbia à marcação tricolor. Já o Fluminense não contava com um maestro inspirado na armação, recorrendo então para o uso constante da bola aérea.

Eu, sinceramente, achei péssima a escolha de Abel Braga por Samuel. Nada contra o garoto, um belo centroavante que tem tudo para dar muitas alegrias para o Fluminense, mas jogar de meia aberto pela esquerda não é sua praia, o que diminuiu a capacidade do time de criar jogadas de perigo. Além do mais, o comandante tricolor custou a perceber que a velocidade de Welington Nem podia ser uma boa arma para jogar em cima de Azevedo, tática já usada por Abel esse ano contra o Botafogo.

Enfim, o clássico teve muita obediência tática e pouca qualidade técnica. Quem sabe no jogo do returno, com Deco e Seedorf em campo, as duas equipes proporcionem um espetáculo mais artístico, mais plástico, mais encantador. Abel tem gostado de marcar com duas linhas de quatro, tanto numa versão 4-4-2 como numa versão 4-1-4-1. Já Oswaldo tem preparado seu 4-2-3-1 para a chegada de Seedorf. No fim das contas, o empate foi o resultado mais justo. Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BOTAFOGO 1 x 1 FLUMINENSE: CLÁSSICO EQUILIBRADO E RESULTADO JUSTO

Assunto Samuel

Maurício | 18/07/2012

Fala Victor, tudo bem? Desculpe a demora, é que estive ausente uns dias !!
Como vc falou la no face, meu time ta s ajeitando neh!! hehehe
Não assisti esse jogo infelizmente, esse garoto Samuel em futuro, o que vc acha, é muito sedo pra falar? E o Vagner ta voltando a jogar bem? Faz tempo que não vejo um jogo do Flu !!
Abraço

Re:Assunto Samuel

Victor Lamha de Oliveira | 21/07/2012

Grande Maurício, como vai? Tava sumido mesmo hein? Rs!!! Samuel tem garra, porte físico e boa colocaçao. Tem tudo para ser um bom centroavante. Sobre Wagner, esse não consegue demonstrar bom futebol...impressionante! Vou mandar ele para o Grêmio. O que acha? Rs! Abraço

Re:Re:Assunto Samuel

Maurício | 21/07/2012

Vou bem cara.. hehehe
Aceitaria na hora, que achas de uma troca Marco Antonio por Wagner.. hehehehe. Mas falando serio agora,ele tinha um ótimo futebol no Cruzeiro não sei como não se firmou ae!!
Abraço

Re:Re:Re:Assunto Samuel

Victor Lamha de Oliveira | 23/07/2012

Eu troco o Wagner pelo Marco Antonio...na hora!!! Rs! Negócio fechado!

Re:Re:Re:Re:Assunto Samuel

Maurício | 23/07/2012

Feitooo!! heheheheh

Novo comentário