BOTAFOGO 4 x 2 SÃO PAULO: 4-2-3-1 DE OSWALDO VENCE NOVAMENTE

20/05/2012 19:57

 

No aspecto tático, não tivemos novidade na partida disputada por Botafogo e São Paulo no Engenhão. Oswaldo de Oliveira e Emerson Leão trouxeram suas equipes a campo postadas no 4-2-3-1, esquema utilizado pelos treinadores nos estaduais e na Copa do Brasil. O treinador alvinegro deixou Fellype Gabriel no centro e abriu Vitor Júnior pela direita e Maicosuel pela esquerda. Já Leão colocou Jadson pela esquerda, auxiliando bastante na criação, assim como Lucas pela direita, com Cícero circulando pelos dois lados. Esse foi o desenho tático da partida:

 

 

Na primeira etapa, o Botafogo foi dominado pelo São Paulo, que tocou mais a bola e jogou mais compactado, mostrando um 4-2-3-1 muito mais produtivo e vigoroso. Se não fossem as chances perdidas e as grandes defesas de Jefferson, a equipe tricolor teria terminado o primeiro             tempo com uma vantagem maior, o que seria justo pelo domínio da etapa inicial. Mas no intervalo brilhou a estrela de Oswaldo de Oliveira. Percebendo a inoperância de Loco Abreu e Maicosuel, sacou o primeiro e mudou o posicionamento do segundo.

Desta feita, Herrera entrou no lugar do uruguaio e Oswaldo mudou as peças de lugar no meio campo do seu time. Como Maicosuel não estava jogando bem na beirada do tablado, foi deslocado para o centro da meia, para que pudesse encostar-se a Herrera, aumentando o volume de jogo ofensivo da equipe. Fellype Gabriel foi armar o jogo nas costas de Cortez, com Vitor Júnior intensificando a movimentação e caindo pelos dois lados. Mesmo com Herrera empatando logo no início do segundo tempo, o São Paulo continuou a dominar, penetrando com facilidade na defesa do Fogão.

Mas, o futebol não tem lógica, muito menos explicação. Apesar de flagrante superioridade, um pênalti infantil e uma saída de bola desastrosa ceifaram as chances de reação do 4-2-3-1 tricolor, que no final teve Fernandinho no lugar de Jadson, quando a parada já estava praticamente decidida a favor do Botafogo. Creio que não tivemos novidades em termos táticos e estratégicos, assim como a partida ficou devendo no aspecto técnico. O que decidiu a parada foi a mão dos treinadores. Enquanto Oswaldo acertou nas substituições, Leão errou, assim como foi omisso quanto a estratégia da equipe, visto que essa ficou óbvia e abatida quando seu time levou o quarto gol. Mas o torcedor tricolor pode relaxar, afinal o São Paulo tem um dos melhores elencos da competição e continua favorito ao título. Já o Bota, voltou a vencer com autoridade, virando o jogo contra um adversário de peso. Começou emocionante o Brasileirão! Abraço!

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

Tópico: BOTAFOGO 4 x 2 SÃO PAULO: 4-2-3-1 DE OSWALDO VENCE NOVAMENTE

injustiça

Joao Vitor | 21/05/2012

Falam em saida de bola errada do sp, e esquecem de enaltecer que o time do fogao apertou a marcaçao ate dentro da area do sp, com o renato apertando o zagueiro e indo pra cima do goleiro depois do recuo de bola, e depois o felype gabriel, apertando o outro zagueiro.... na minha opniao um erro relativamente forçado!! abraços

fogoooooooooooooooooo

Sandro | 21/05/2012

oi victor! acho que o leao tem q desmontar esse 4231 e colocar o time pra jogar num 442 quadrado, com o lucas mais perto da area. o q acha?

Re:fogoooooooooooooooooo

Victor Lamha de Oliveira | 24/05/2012

Fala Sandro, tiudo bem? Creio que um 4-2-2-2 também seria uma boa variação tática para o tricolor paulista, com Cícero e Lucas na meia e Luís Fabiano e Fernandinho no ataque. Abraço

Re:spfc deu mole

Victor Lamha de Oliveira | 24/05/2012

Olá Tales, tudo bom? Acho que foi um pouco dos dois...o São Paulo facilitou um jogo que dominava e o Botafogo soube ser superior no momento decisivo da partida. Abraço e obrigado pelo elogio!

Novo comentário