BOTAFOGO E A MOBILIDADE TÁTICA DE SEU 4-2-3-1

01/05/2012 02:49

 

O time de Oswaldo foi tão elogiado pela crítica que hoje resolvi assistir a reprise do jogo na íntegra. Realmente, o Botafogo jogou muito contra o Vasco, sendo a mobilidade tática de seu 4-2-3-1 a fonte de onde emanou sua grande superioridade em campo. No início do ano, o Botafogo foi menosprezado por ser o único time grande do futebol carioca que não estava na Libertadores. Agora o alvinegro chega à final jogando um futebol mais vistoso e veloz do que o do Fluminense, sendo tão eficiente ou mais do que a equipe de Abel Braga. A invencibilidade do time na temporada foi justificada pela brilhante atuação contra o Vasco, perdido no seu 4-3-3 fraco pelo meio e com jogadores isolados no ataque. Oswaldo de Oliveira postou sua equipe dessa forma:

 

 

Renato Maurício Prado divulgou em seu blog, após a partida, post intitulado: “Botafogo trucida o Vasco”, onde sabiamente escreveu:

 

 “(...) Enquanto o Glorioso usava e abusava das jogadas de velocidade, principalmente pelo lado direito da zaga cruz-maltina (uma autêntica avenida!), o Gigante da Colina se perdia em toques no meio-campo e pouca objetividade no ataque. Brilhante, contra o rubro-negro, Felipe não foi nem sombra do craque da partida anterior. Em contrapartida, Fellyppe Gabriel, escalado no lugar de Renato, garantia uma passagem rápida da bola da defesa para o ataque, sem comprometer o trabalho de marcação (...)”.

 

 As jogadas pelo lado esquerdo e a transição rápida da pelota, da defesa para o ataque, tem sido uma tônica do Botafogo de Oswaldo. Ontem em especial, muito pelo caráter ofensivo da escalação, mas também pela mobilidade tática de seu 4-2-3-1. Enquanto o 4-2-3-1 do Fluminense está cada dia mais óbvio e estático, sem nenhuma variável tática e jogadores fora de posição, o desenho tático do Botafogo tem se destacado por um inteligente preenchimento de espaços entre as intermediárias.

No domingo, Fellype Gabriel recuou para substituir Renato, lesionado e cortado da partida. Sua movimentação e seu posicionamento coadunaram com a disposição tática da equipe e sua necessidade de jogar mais rápido com a bola. Como Renato Maurício Prado bem colocou, Fellype garantiu uma transição veloz da bola e não prejudicou na marcação. Mas cabe ressaltar que Renato também tem jogado assim, como uma espécie de volante-meia, que marca e sai para o jogo, formando algumas vezes uma linha de quatro na criação.

Ontem conversando com nosso grande Danilo Costa, ele havia me dito que percebia claramente a formação dessa linha de quatro na criação do Botafogo, desenhando em campo um verdadeiro 4-1-4-1. Parabéns Danilo, foi perfeita sua percepção do desenho. Realmente o Oswaldo tem dado liberdade para um dos volantes subir e surpreender o esquema defensivo do adversário, além de compactar melhor o time nas ações ofensivas e defensivas.

No duelo de domingo o Botafogo tinha um triângulo no meio de campo, sendo que este se deslocava de acordo com a circunstância da partida. Maicosuel era uma espécie de segundo atacante pela esquerda, se dedicando exclusivamente para as jogadas incisivas de ataque. Já Elkeson dividia sua atenção com a criação de jogadas, caindo pelo meio de vez em quando, chegando a formar no campo, em algumas situações, o desenho de um 4-2-2-2 torto. São essas variáveis circunstanciais do desenho tático que tem dificultado os adversários do Fogão. Hoje, o time de Oswaldo de Oliveira joga o melhor futebol do Rio de Janeiro. Alguém discorda? Abraço!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

Tópico: BOTAFOGO E A MOBILIDADE TÁTICA DE SEU 4-2-3-1

Botafogo!!!

Rafael Marigo | 01/05/2012

O esquema montado por Oswaldo de Oliveira tem surtido efeito, nem sempre satisfatório. São 22 jogos na temporada invictos, porém, são 11 empates e 11 vitórias! No jogo contra o Vasco da Gama, Fellype Gabriel que atuou recuado no lugar de Renato, jogou o futebol mais efeciente da partida. Defendeu bem, distribuiu bem as jogadas, ligando a defesa ao ataque com rapidez.
Marcio Azevedo com a sequência de jogos, vem se mostrando um bom apoiador. Maicosuel fez sua melhor partida na temporada (boa hora para voltar a jogar). Loco Abreu mostrou-se iluminado em mais uma decisão contra o Vasco, oportunista e sempre bem posicionado, táticamente perfeito. Única ressalva em relação ao time da estrela solitária, seria com Elkeson, que vem sendo ineficiente no ataque, não ajuda na marcação, um verdadeiro peso morto no time do Botafogo.
Com a volta de Renato, acho que o banco de reservas cairia bem para o Elkeson.
Agora é dar tempo ao tempo, para Oswaldo de Oliveira dar sequência do seu trabalho no Glorioso!

Re:Botafogo!!!

Victor Lamha de Oliveira | 03/05/2012

Grande Marigó...parceiro de 146...rs! Tudo bom irmão? Prazer recebê-lo aqui no Painel Tático! Concordo plenamente com sua opinião sobre o Elkéson! Não o considero um peso morto, afinal, na criação, tem contribuído sim. Como o time é mais incisivo no ataque pelo lado esquerdo, ele ficou um pouco sacrificado na marcação do meio. Mas, com a volta do Renato, com certeza o Elkeson deve ir para o banco, com Felype Gabriel indo de jogar de meia extremo pela direita no 4-3-2-1 do Oswaldo! Abraço

Re:Re:Botafogo!!!

Victor Lamha de Oliveira | 03/05/2012

4-2-3-1...rsrsrs..inverti os números! Abraço!

FOGÃO

Demétrio Vianello Alvim | 01/05/2012

Vão ser 2 jogos emocionantes nesta final do carioca,pois,o FOGÃO está jogando muito bem e invicto na temporada,e o Fluminense,apesar de não estar desempenhando um futebol satisfatório,de encher os olhos,vem conseguindo os resultados,e tem o melhor elenco,porém,espero que o meu FOGÃO SEJA O CAMPEÃO CARIOCA INVICTO.

Re:FOGÃO

Victor Lamha de Oliveira | 03/05/2012

Grande Demétrio!!! Como vai? Feliz com seu Botafogo né...rs! Jogou bonito contra o Vasco! Também estou esperando uma grande final, que será decidida por diferença mínima de gols e no detalhe! Abraço

cade os melhores???

e ninguem cala!!!!!!!!!!!!!! | 01/05/2012

cade o fla??? 28 dias de ferias! cade o vascu??? colecionando vices!!! cade o flu??? e o proximo da lista! fogaum invicto e arrasador! melhor do rio! mto boa sua argumentaçao! tu es botafoguense??? abçs

Re:cade os melhores???

Victor Lamha de Oliveira | 03/05/2012

Obrigado pelo elogio, a casa é sua! Sou torcedor do Fluminense, mas aqui no Painel Tático sou imparcial e torcedor do bm futebol! Se o Botafogo ganhar o título ficará em boas mãos! Volte sempre! Abraço

Felype Gabriel

Saulo Freitas - Petrópolis | 01/05/2012

oi victor! acho que destacou pouco o trabalho do f. gabriel. cara ele foi o motor da engrenagem. mas gostei muito do post. nao acha o felype uma saida pro meio campo sem transiçao da seleçao? ou e uma hipotese absurda?

Re:Felype Gabriel

Victor Lamha de Oliveira | 03/05/2012

Olá Saulo, tudo bom? Olha, eu destaquei sim! Como disse, ele foi o elo da defesa com o ataque, tornando rápida e eficaz a transição da bola pelo meio! Se não me expressei bem, me desculpe! Na Seleção, eu acho que infelizmente não dá Saulo. A solução da Seleção, primeiramente, se configura na troca do seu treinador. Não acho o Felype jogador de amarelinha! Concorda? Abraço

Fogão!

Carlos Henrique | 01/05/2012

Parabéns por mais esse texto Victor! Arrisco-me dizer que seu site é o melhor e mais interativo do segmento! Vi esse jogo no domingo e ontem e venho atestar a clareza de suas informações! Creio que o Oswaldo de Oliveira tenha te supreendido também. No mais, essa mobilidade só é possível pela movimentação e senso coletivo! Fogoooo!!! T+

<< 1 | 2 | 3 >>

Novo comentário