BRASIL 0 x 2 MÉXICO: LINHAS DE QUATRO EMBARGAM JOGO BRASILEIRO

03/06/2012 19:48

 

Após vencer Dinamarca e Estados Unidos, jogando bem e de forma segura, a Seleção Brasileira ficou encaixotada em duas linhas compactas de marcação e perdeu para o México, time que evolui taticamente a cada ano que passa. Podemos dizer que a obediência tática dos jogadores mexicanos foi um dos fatores que levaram o time de José Manuel de la Torre à vitória. Mano Menezes repetiu a escalação e o desenho tático da última partida, trazendo o Brasil, como de costume, no 4-2-3-1. Já o treinador do México trouxe sua equipe postada num 4-4-1-1, com duas linhas de quatro bem sólidas na marcação. Esse foi o desenho tático do duelo:

 

 

O Brasil começou dominando a partida, propondo o jogo e buscando ficar com a bola. Já o México iniciou fechado atrás, aguardando a oportunidade do contra-atraque. Entretanto, aos poucos a seleção mexicana foi adiantando sua marcação, afastando o Brasil do seu campo defensivo, mesma atitude que o time canarinho teve nos amistosos anteriores e que faltou hoje. Nossa Seleção centralizou muito e abandonou o jogo pela direita, tornando óbvia sua predileção pelo flanco esquerdo.

Enquanto Mano Menezes pedia movimentação na beira de campo, aos 30 minutos da etapa inicial, Juan fazia pênalti infantil. Com frieza e qualidade Chicharito ampliou a vantagem mexicana. A marcação brasileira não foi eficiente e faltou participação dos volantes no primeiro tempo. Também achei interessante a opção do treinador mexicano de colocar Giovanni dos Santos jogando em cima de Danilo. Isso fez com que o Brasil não jogasse pelo lado direito, tornando mais fácil a marcação pela esquerda, nascedouro da maioria das jogadas brasileiras.

No segundo tempo Mano até tentou, tornando sua equipe bem mais ofensiva. Aos 15 minutos retirou Damião (novamente apagado) e Sandro, colocando Pato e Lucas, empurrando, assim, o Brasil para o ataque num desesperado 4-1-2-3. O pouquíssimo espaço entre as linhas de marcação dos mexicanos dificultou o trabalho de bola da Seleção Brasileira, o que a fez perder volume de jogo ofensivo. O México fez com o Brasil a mesma coisa que o Chelsea fez com o Bayer na final da Champions: encaixotou o 4-2-3-1 brasileiro nas duas linhas de quatro compactadas e dedicadas à marcação. Após o êxito da postura do Chelsea, que conquistou a Champions League jogando desta forma, as duas linhas de quatro compactadas tem se tornado espécie de “contra-ataque tático padrão” contra equipes que jogam no 4-2-3-1 ou no 4-3-3 e possuem times superiores tecnicamente.

O que realmente preocupa é a atual fase de Pato e Damião com a camisa amarela. O jogador do Internacional novamente esteve sumido e inoperante em campo, frustrando as expectativas da torcida brasileira. Já Pato, após entrar bem contra os Estados Unidos, voltou a perder gol feito e não produziu nada no ataque da equipe, além de todas as dúvidas quanto a suas condições físicas. Esse é um grande pepino para Mano resolver. Sobre Hulk, pela décima vez vou repetir: não tem calibre de amarelinha! Não adianta insistir! Pode ir jogar no Chelsea, no Real Madrid ou no Barcelona. Nada é maior no futebol do que a Seleção Brasileira, e nessa, ele não tem lugar.

Acho que Oscar e Neymar tentaram, lutaram, e não foram decepções na partida. Como dito, a marcação mexicana encaixou o jogo do Brasil e dificultou a criação das jogadas. Rômulo foi quem se destacou menos, mas vale lembrar que o atleta ficou muito preso na marcação. Para o jogo contra a Argentina, Mano tem três deveres primordiais: procurar uma solução para a camisa 9 (já que ele insiste no Hulk, pode testá-lo jogando de centroavante), armar uma tática que saiba penetrar em duas linhas de quatro compactadas (Argentina, provavelmente, jogará no mesmo 4-4-1-1 mexicano) e equilibrar a equipe, tirando a obsessão e a necessidade de atacar pelo lado esquerdo. Abraço!

 

                                                                               

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BRASIL 0 x 2 MÉXICO: LINHAS DE QUATRO EMBARGAM JOGO BRASILEIRO

Posse de Bola.

Marco Lima | 06/06/2012

Realmente o Brasil ficou encalacrado na marcação dos mexicanos, mas, ganhou o tempo de posse de bola com 66%, sinal de que tentou sair da marcação forte e criar oportunidades. Achei o time um pouco individualista, querendo exibição para o treinador. Quando o grupo olímpico for definido, isso mudará. Abração, Victor.

Re:Posse de Bola.

Victor Lamha de Oliveira | 13/06/2012

Grande Marco, tudo bom? Concordo com você! Também estou confiante no grupo Olímpico! Ganhar a posse de bola já é um bom sinal na evolução tática da equipe! Abraço!

Brasil só pela esquerda

Maurício | 04/06/2012

Outra excelente análise Victor, muito bom seu post!!

Não gostei da atuação da amarelinha hoje, tenho que parabenizar a equipe do México que foi muito bem, esse quarteto ofensivo é muito bom do México (claro, não se compara com as seleções da Alemanha, Holanda, Espanha, França e etc..)

Agora falando mais um pouco sobre a seleção Brasileira, não levo fé no Damião não! Pra seleção Olímpica precisamos que o Dedé e David Luiz faltam logo, pq Juan não dá, sem condições de jogar numa seleção. Danilo é outro sem condições, na lateral direita foi uma pena o Mario Fernandes ter feito aquela burrada, se não a vaga era dele!

Não sei certo, mas acho que os três acima da idade Olímpica vai ser o T. Silva, Daniel Alves (ou Maicon) e Marcelo, acho que Hulk não ganha vaga, tem muitos bons jogadores com idade olímpica que jogam por ali!

Abraço! Ahh, e o Brasil que abra o olho com a Argentina, apesar de ser um clássico neeh, clássico é clássico !!

Re:Brasil só pela esquerda

Maurício | 04/06/2012

Esqueci de falar que o Brasil só ta jogando pela esquerda, com Marcelo, Neymar e Oscar, acho que tem que cair o jogo pela direita tbm, com Hulk e Danilo(que não apoia por nada nesse Mundo.. hehehehe)!

Será que da pra jogar no mesmo time Marcelo e Dani Alves? Um teria que marcar mais neh, já que os dois apoiam muito !!

Re:Re:Brasil só pela esquerda

Victor Lamha de Oliveira | 05/06/2012

Ter dois laterais ofensivos e de qualidade é um privilégio, coisa difícil de se ver até mesmo nas seleções nacionais. Nem Barcelona e Real Madrid tem jogadores excelentes nas duas laterais. Acho que somente a Seleção Brasileira tem a opção de jogar com Daniel Alves e Marcelo, dois grandes jogadores, os melhores de suas posições atualmente. Lembra do Grêmio-95 com Arce e Roger? Lembra do Flamengo-81 com Júnior e Leandro? E a Seleção do penta com Cafú e Roberto Carlos? Para jogar com Dani Alves e Marcelo, basta que Mano faça um revezamento entre os dois e que monte um sistema eficaz de cobertura dos volantes. Abraço!

Re:Re:Re:Brasil só pela esquerda

Maurício | 05/06/2012

Pois eh, só discordo ae do Roger do Grêmio, ele não era muito ofensivo assim não, os outros concordo!!!

Falando sobre a lateral direita, vc prefere o Maicon ou Daniel Alves?

Re:Re:Re:Re:Brasil só pela esquerda

Victor Lamha de Oliveira | 05/06/2012

Discorda do Roger? Rs...achei que ia gostar!!!!! Era ofensivo sim gaúcho...é porque você está com o Roger do Fluminense na cabeça. Na época do Felipão, em 95, o menino voava na lateral e até aspirava jogar na meia esquerda! Sobre a lateral direita, com certeza Daniel Alves. Tanto pela fase quanto pelos recursos técnicos!

Re:Re:Re:Re:Re:Brasil só pela esquerda

Maurício | 05/06/2012

Gostava do ROger sim Victor.. hehehe.. Lembro mais do Roger do de 2002 onde fazia um 3° zagueiro com o Tite, em 95/96 era muito novo, lembro algum lampejos do timaço que era.. hehehe!!

Re:Brasil só pela esquerda

Victor Lamha de Oliveira | 05/06/2012

Fala gaúcho, tudo bom? Obrigado pelo elogio e pela participação! Que pena o Damião né...eu estava acreditando muito nele. Potencial sabemos que não falta, mas acho que a camisa está pesando! Sobre o Mario Fernandes, realmente foi uma pena. Nesse momento então, sua falta está sendo muito mais sentida. Sobre os 3 atletas com mais de 23 anos, eu acho que, após esses três amistosos, Mano deveria levar Thiago Silva, David Luiz e Marcelo. Pena que não tem mais uma vaga para o Daniel Alves. Sobre Brasil e Argentina, meu palpite é de jogo duro e de total favoritismo hermano. Concorda? Abraço!

Re:Re:Brasil só pela esquerda

Maurício | 05/06/2012

Tudo bom cara!!

Acho que ta pesando a amarelinha mesmo. Pensava que o David Luiz tinha idade Olímpica, Dedé faz 24 agora em julho neh, uma pena, mas se for pra elevar acho melhor o Dedé que o D. Luiz, ae vai de gosto, os dois regulam os seu futebol!

Mas e na lateral esquerda temos que ficar com o Danilo então?

Concordo sim , Argentina vai como favorita, apesar de ser um clássico neh!

Abraço!

1 | 2 >>

Novo comentário