BRASIL 1 x 2 MÉXICO: OURO FICA PARA A OLIMPÍADA DO RIO DE JANEIRO

11/08/2012 14:43

 

Indefinição tática. Após usar o 4-2-3-1 e o 4-4-2 em linhas, com Neymar de segundo atacante, Mano resolveu mudar contra o México. Apostando na habilidade dos jogadores brasileiros, o treinador não se preocupou com o padrão tático. Assim, não espelhou o esquema e deixou de lado o 4-2-3-1. No jogo contra a Coréia, adversário bem inferior tecnicamente, como citado aqui no Painel, Oscar, circunstancialmente, “fugiu” da linha de meio e centralizou na criação, com Rômulo avançando pela direita.

Com esse desenho tático, onde se formou praticamente um losango pelo meio, com Oscar de enganche e Neymar como atacante ao lado de Damião, o jogo brasileiro fluiu e a equipe canarinho conseguiu a vaga na final olímpica 24 anos depois. E a formação que venceu a Coréia deve ter agradado muito ao técnico Mano Menezes, a ponto de fazê-lo abandonar todo trabalho tático e apostar nesse losango torto pelo meio em plena final do torneio.

Para escalar esse 4-4-2 losango, e não desequilibrar o sistema defensivo, Mano criou uma série de compensações táticas não treinadas, o que se mostrou um erro fatal no plano tático. A preparação olímpica da seleção mexicana se iniciou na Copa América do ano passado. Como bem demonstrado por Eduardo Papke Rocha, e reiterado aqui no Painel Tático, o México sempre joga em duas linhas de quatro bem compactas, com exímia obediência tática. Esse foi o desenho inicial da partida:

 

 

Como citado, para “bancar” esse 4-4-2 losango o treinador do Brasil inventou compensações táticas ainda não treinadas. Sandro ficou preso junto à defesa amparado por Alex Sandro, que ficou mais recuado para fazer a cobertura dos avanços de Marcelo. Pelo lado direito, Rafael ficou mais preso para que Rômulo tivesse mais liberdade para auxiliar Oscar na criação. Diante do 4-4-1-1 mexicano, reiteradamente treinado e obediente no plano tático, foi preciso apenas 30 segundos para a casa de Mano Menezes cair.

Os 30 minutos iniciais foram desperdiçados pelo Brasil. Após o gol, a equipe mexicana continuou adiantando as linhas compactas e dificultando o jogo brasileiro. Sem produzir quase nada ofensivamente, e com baixíssimo volume de jogo, Mano Menezes resolveu sacar o perdido Alex Sandro e colocar Hulk, postando o Brasil num típico 4-3-3:

 

 

Porém, foi tardia a tentativa de tentar reverter os equívocos da escalação. O 4-3-3 repentino e apavorado também não conseguiu trabalhar a bola. O time de Mano continuou sem volume, sem substância, sem levar perigo real ao gol mexicano. Assim a partida foi se arrastando até o México fazer o segundo gol e praticamente selar a medalha de ouro. As alterações desesperadas, que foram as entradas de Pato e Lucas, também não surtiram efeito nenhum. O gol de Hulk aos 45 minutos deu esperança, sendo que esta escorreu pelo ralo após a cabeçada para fora de Oscar, livre diante do goleiro. Infelizmente, a justiça foi feita. Dessa vez, sem ajuda da arbitragem, o Brasil sucumbiu diante da melhor equipe.

Apesar da derrota, nem tudo foi perdido nesse trabalho olímpico. Mano deve ter aprendido que ser teimoso como Dunga, Lazaroni e outros, não é o caminho certo para dirigir a Seleção. Enquanto todo mundo clamou pela convocação de David Luís junto com um lateral e Thiago Silva, o treinador teimou e levou Hulk, para deixá-lo no banco na final do torneio. Pelo tempo de preparação, faltou padrão tático. Pelo tempo de trabalho, sobrou indefinição!

 A Seleção ficou devendo no aspecto coletivo, o que prejudicou o desempenho individual dos atletas. Ganso foi um jogador nulo e faltou quando o Brasil necessitou de sua presença. Demonstrou não ser jogador de Seleção Olímpica, o que o desqualifica para pleitear vaga na equipe principal.

Perder com a equipe praticamente principal para o México olímpico e desfalcado de seu melhor jogador, apesar da prata, passa longe de ser um bom resultado. Após toda essa indefinição tática, da equivocada convocação e dos péssimos resultados da equipe principal, acho que o Presidente da CBF poderia começar a pensar em outro nome para o comando brasileiro. Muricy Ramalho e Felipão são meus preferidos. Abraço!

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BRASIL 1 x 2 MÉXICO: OURO FICA PARA A OLÍMPIADA DO RIO DE JANEIRO

É não deu !!

Maurício | 12/08/2012

Fala Vicotr ! Blz cara? Como vc disse no face, não deu mesmo! Estamos com a medalha na mão eh, mas em jogo que não fomos bem, tomamos um gol logo no começo de jogo em uma jogada que deu errado!

Bom falando mais sobre a tática do jogo, sempre disse que era para o Mano ter levado e vc inúmeras vezes concordou comigo, que levasse o D. Luiz no lugar do Hulk (que acabou sendo banco nos ultimos jogos), pois Juan nunca foi confiável !

Mas é isso ae, mas um ano que não conseguimos a tão sonhada medalha de ouro, e vai ser difícil, pois a próxima olímpiada é no Brasil neh, e vai ser uma pressão danada assim como na Copa de 2014!

Abraço!!

Re:É não deu !!

Victor Lamha de Oliveira | 14/08/2012

Grande Maurício! Desde o início, como lembrado por você, questionamos a convocação de Mano, principalmente a escolha de Hulk. Como eu disse para o Marcelo, não faltou conselhos ao Mano, que deu uma de Dunga e bancou a teimosia. Quem perde, novamente, é o futebol brasileiro! Abraço!

Brasil

Luis Fernando | 12/08/2012

Amigo, o Oscar ficava inversão com o Neymar, mas joga mais de winger do no meio, mesmo com a alteração do Mano.

Boa Post e muito bom Blog!
Abraços!

Re:Brasil

Victor Lamha de Oliveira | 14/08/2012

Olá Luis Fernando, tudo bom? Seja bem vindo ao Painel Tático! Obrigado pelo elogio, a casa é sua! Oscar não foi winger na final...foi praticamente um "enganche" do losango torto armado por Mano Menezes. Erro tático fatal que custou a medalha. Abraço!

BRASIL 1 x 2 MÉXICO

Marcelo | 11/08/2012

Falei desde o início: o erro principal do Mano foi na convocação. Goleiro é uma posição em que a maturidade profissional só vem depois dos 30 anos. Poderia ter levado o Jéferson, o Victor, enfim, um jogador já formado e experiente... Outro erro foi ter insistido no fraquíssimo Juan (embora hoje tenha atuado bem, mas foi uma raridade). Temos outros nomes bem melhores com idade olímpica como o Manoel (CAP) e Toloi, por exemplo. Ou então um outro zagueiro acima de 23 anos, como o David Luiz ou o Dedé.

Outro erro foi a convocação do Hulk. Eu gosto dele, acho um atacante muito bom, mas pra posição dele já tem o Lucas, ou seja, não precisava gastar uma vaga com o atacante do Porto. Foi um desperdício deixar o mais novo reforço do PSG no banco a competição inteira.

E claro, hoje foi um show de horror do Mano Menezes. A escalação do Alex Sandro, a falta de variações táticas e jogadas ensaiadas, o nervosismo do treinador (que reflete nos jogadores em campo).

Enfim, tudo muito bizarro. E nem toquei no principal ponto: o show tático do México. A seleção da América do Norte foi muito superior ao Brasil os 90 minutos. Isso sem contar que o principal jogador deles não atuou por estar machucado. Medalha de ouro merecida.

Re:BRASIL 1 x 2 MÉXICO

Victor Lamha de Oliveira | 14/08/2012

Fala Marcelo, tudo bom? A convocação foi absurda, você tem toda razão! Todo mundo avisou, mas a teimosia venceu e Mano convocou de acordo com suas convicções. E taticamente, foi mesmo um verdadeiro show de horror...kkkkkkk! Mano viveu uma indecisão tática e, no momento crucial, optou por um esquema nunca treinado e "descoberto" contra a Coréia. Despreparo total! O México deu um show tático, uma verdadeira aula de obediência e amor a camisa! Abraço!

Novo comentário