BRASIL 2 x 0 GRÃ-BRETANHA: ANÁLISE TÁTICA DO ÚLTIMO AMISTOSO ANTES DA ESTRÉIA OLÍMPICA

20/07/2012 18:43

 

O Brasil venceu a Grã-Bretanha por 2 a 0 no último jogo antes das Olímpiadas de Londres. Nada melhor do que uma vitória sobre os donos da casa para iniciar o caminho olímpico da Seleção Canarinho. No plano tático, Mano Menezes trouxe a campo seu 4-2-3-1. Porém, nessa partida a Seleção jogou num típico 4-3-3, com Neymar e Hulk afunilando muito e trocando constantemente de posição. Já a equipe europeia veio num tradicional 4-4-2 inglês em duas linhas de quatro. Esse foi o painel tático da partida:

 

 

O time de Mano iniciou o jogo tentando marcar a saída de bola do adversário e proporcionando uma intensa troca de posições entre os quatro jogadores da frente. A estratégia do comandante brasileiro, pelo que foi demonstrado, foi valorizar a posse de bola e tentar sempre antecipar a marcação. Apesar do domínio, o Brasil foi pouco agudo, não agredindo constantemente (como deveria) a Seleção da Grã-Bretanha.

Na primeira etapa faltou tabela, talento, vontade e um pouco mais de movimentação. Também faltou Oscar e Neymar que, apesar do cruzamento para o gol de Sandro e do gol marcado em pênalti sofrido por Hulk, jogou mal e exagerou nas firulas. O próprio Mano Menezes criticou essa individualismo exagerado na coletiva após o jogo, prometendo enfatizar com os atletas o apego pelo jogo objetivo e coletivo.

Na segunda etapa, o treinador brasileiro mudou a forma de jogar da Seleção. Neymar, que flutuou sem posição pelo ataque na primeira etapa, veio jogar mais fixo pela esquerda, com Oscar movimentando mais e caindo pelo setor do craque santista para tocar a bola. A troca de posição de Neymar melhorou muito seu desempenho, assim como aumentou o volume de jogo ofensivo do Brasil. No meio do segundo tempo Mano colocou Lucas, Ganso e Pato nos lugares de Hulk, Oscar e Damião.

Mesmo com a Grã-Bretanha mudando todos os jogadores e desfigurando a equipe, podemos dizer que o Brasil melhorou muito na segunda etapa, jogando mais no campo adversário, dominando com mais serenidade e finalizando mais a gol. O goleiro reserva Butland entrou para dar show e ganhar a posição. O arqueiro fez pelo menos umas cinco defesas milagrosas, evitando um placar mais elástico da Seleção.

No mais, cabe ressaltar que Lucas e Pato entraram muito bem, mostrando vontade e potencial, mesmo sendo inicialmente reservas. Já Ganso, como tem sido atualmente, entrou sonolento e disperso, justificando a perda de posição para Oscar, jogador mais dinâmico e participativo. O Brasil fez um bom jogo, demonstrou um bom padrão tático e conseguiu dominar as rédeas da partida. Agora é esperar a estreia olímpica. Abraços!

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BRASIL 2 x 0 GRÃ-BRETANHA: ANÁLISE TÁTICA DO ÚLTIMO AMISTOSO ANTES DA ESTRÉIA OLÍMPICA

Muito bem!!

Maurício | 21/07/2012

Dae Victor, gostou da amarelinha hoje?
Cara, acho que a seleção não foi tão bem não, mas nem mal, uma atuação com um pouco de individualismo de alguns jogadores, não gostei muito das atuações do Juan (novamente, e ser deixa a saga com um a menos, deixou M. Richards subir duas vezes na jogada aérea), os dois volantes foram bem, não comprometeram, Oscar atuação apagada, Hulk muito individualista, Neymar também, Damião novamente mau (está em má faze, acho que tem q ser o Pato ali no ataque)!
Ganso entrou muito mau errando passes, parecia estar perdido em campo,Lucas entrou bem!
To confiante nessa seleção, por que o grupo é experiente !
Só acho mesmo que o Mano tinha que ter levado o D. Luiz na vaga do hulk, pq Juan não é confiável !

Re:Muito bem!!

Victor Lamha de Oliveira | 23/07/2012

Grande Maurício, tudo bom? Também achei que sobrou individualismo. Como disse, no primeiro tempo faltou Oscar e movimentação. Na segunda etapa melhorou bastante, mas como a Grã-Bretanha desfigurou o time, fica difícil avaliar o grau de evolução. Damião parece ter perdido a vaga. De acordo com reportagem que vi hoje no globoesporte.com, Mano tem demonstrado nítida intenção de escalar Pato como titular na estréia! Também queria o David Luiz, afinal temos Lucas, Pato e Ganso na reserva, mas o Mano não quis né...então temos que engolir! Rs! Vamos torcer! Abraço!

Re:Re:Muito bem!!

Maurício | 23/07/2012

Tbm acho que ta na hora de por o Pato no ataque! David Luiz tinha que ser com certeza, para formar dupla com TS. Juan é muito fraco, sem condições!

EU GOSTEI

Marcelin | 20/07/2012

Fala Vitão! Eu gostei muito e to confiante!!! abraço

Re:EU GOSTEI

Victor Lamha de Oliveira | 23/07/2012

Grande Marcelo! Tudo jóia? Eu também gostei! O time mostrou padrão tático e competitividade! Vamos aguardar! Abraço!

Novo comentário