BRASIL 2 x 1 ARGENTINA: MANO PREVISÍVEL VENCE SEM MERECER

20/09/2012 01:01

 

Não gosto e acho despropositada essa disputa denominada “Super Clássico das Américas”, uma tentativa frustrada de resgatar a tradição da extinta Copa Roca. Com a convocação apenas de jogadores que atuam na América do Sul, o nível técnico e tático caem vertiginosamente, assim como o interesse do torcedor na disputa. Ainda mais com a escalação inicial de Mano Menezes. Deixar Carlinhos no banco e colocar Fábio Santos? Luís Fabiano em campo e Damião no banco? Não consigo entender a cabeça do nosso treinador.

A falta de jogadores que atuam na Europa, como dito, desqualifica a disputa em termos técnicos. Nesse caso, pior para a Argentina. Aliás, muito pior. Todos os jogadores argentinos que formam a seleção titular principal jogam no futebol europeu, não sobrando um astro remanescente no cone sul. O Brasil, ao contrário, tem jogando por aqui vários jogadores de qualidade e alguns atletas que fazem parte da seleção principal. Neymar, Lucas, Dedé, Jefferson e Paulinho são titulares atuais de Mano Menezes. Sem contar a qualidade de Réver, Carlinhos, Nem, Thiago Neves e Ralf.

Esse time da Argentina é o mais fraco que já vi jogar. Sabella, grande estrategista, sabendo disso, lançou um híbrido 3-5-2/5-3-2 para encaixotar o jogo leve e habilidoso do Brasil. Já Mano, dentro de sua conhecida previsibilidade, veio com seu 4-2-3-1 que tentava ser um 4-1-4-1 com os avanços de Paulinho. Esse foi o painel tático do duelo:

 

 

Mano começou errando ao não convocar Fred. Depois deixa Marcos Rocha e Carlinhos no banco e coloca Fábio Santos e Lucas Marques no time titular. Por fim, lançou Jadson e deixou Wellington Nem e Thiago Neves no banco. Ah, sem esquecer de Leandro Damião, que absurdamente foi reserva de Luís Fabiano, que nem deveria ter sido convocado. Como dito também, a disputa com seleções sem qualquer treinamento, também desqualifica a disputa taticamente. É onde entra a inteligência de Sabella e a inoperância letárgica de Mano Menezes.

O treinador argentino lançou um esquema híbrido e que marcava com oito atletas de forma contínua. No ataque, os alas subiam (timidamente) e formava no tablado um legítimo 3-5-2. Sem a bola, a Albiceleste jogava num fechado 5-3-2, com Maxi Rodríguez recuando e formando uma linha de três volantes em frente à linha de três zagueiros.

No Brasil, o esperado 4-2-3-1 que tentava transforma-se numa espécie de 4-1-4-1, sem qualquer tipo de treinamento. Mano bradava na lateral de campo para Jadson cair pela esquerda e Paulinho avançar. Não é dessa forma que se trabalha uma equipe taticamente. Poderia ter escalado melhor e escolhido uma estratégia mais simplória e objetiva. Sabella fez o correto e o simples para a situação. Só não saiu com o empate almejado por causa da arbitragem que validou gol visivelmente ilegal de Paulinho.

A minha opinião é a seguinte: Mano convocou mal, escalou mal, substituiu mal e foi presa fácil para Sabella no plano tático. Com uma equipe extremamente superior, fez tudo errado e foi salvo pela arbitragem. Sem mais palavras, abaixo texto de Romário após a partida. O baixinho chutou na canela com toda razão. Marín, ainda dá tempo de trocar o treinador! Acorda! A incapacidade de Mano é latente! Abraço!

 

 

- “Boa noite galera! Por acaso eu tô vendo o jogo agora, Brasil x Argentina, só pode ta de sacanagem esse tal de Mano Menezes! O artilheiro das olimpíadas Leandro Damião só entrou agora no jogo (21 minutos). Futebol é muito imprevisível pode ser que daqui pra frente o Brasil até faça 3 ou 4 gols. E sabe o motivo? porque o treinador é frouxo, medroso, e não coloca os jogadores que tem que colocar.

Quer que eu diga pq? Nem precisa né. Esse time da Argentina e um dos piores de todos os tempos. Os laterais do Brasil não fazem uma ultrapassagem, os cabeças de área não fazem uma cobertura, muito menos uma jogada, e o pior, a bola não chega no ataque. Mano 10 atacantes não significa que o time seja ofensivo, pelo simples fato que o teu time nao tem padrão de jogo. Acabei de ver uma frase na torcida do Brasil: Fora Mano, Volta Felipão! Vou falar uma coisa pra vocês, sabe qual o motivo das vaias para o Neymar? é pq o treinador tem que fazer a Seleção entender que tem que jogar para o Neymar e não faz. E também não o coloca na posição certa. 46 minutos e nada de diferente”!   (Romário)

 

 

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BRASIL 2 x 1 ARGENTINA: MANO PREVISÍVEL VENCE SEM MERECER

excelente!!!

Tales | 23/09/2012

Vitão, ótima análise! Também enxerguei assim! Seu blog está cada vez melhor! Parabéns!!!

Re:excelente!!!

Victor Lamha de Oliveira | 23/09/2012

Grande Tales! Obrigado pelo elogio! A casa é sua! É um imenso prazer recebê-lo aqui no Painel! O blog tem melhorado por causa das excelentes participações enriquecedoras dos visitantes! O espaço tem alcançado seu propósito! Abraço e volte sempre!

PÉSSIMA ANÁLISE

FABIO | 23/09/2012

Péssima análise. Até um cego enxerga a sua análise táctica. Não percebeu variações tácticas importantes de ambas equipes. Por exemplo, Argentina passava por 541, e o Brasil passava por 4411 e até um 442 quadrado no final do primeiro tempo. Além disso, as suas críticas ao mano são bastante "alienadas" e sem base. E o Romário (um dos atacantes mais inteligentes da história do futebol) teve péssima atuação como técnico do Vasco. A torcida brasileira também é chata, Felipão agora? Da onde eles tiraram isso!

Re:PÉSSIMA ANÁLISE

Victor Lamha de Oliveira | 23/09/2012

Olá Fábio! Cara, o espaço é democrático e a ideia é justamente suscitar o debate. Só quero lhe pedir um pouco mais de educação nesse espaço quando for comentar. Não necessita de agressividade! Se não gostou, que coloque como no início "péssima análise", como fez. Agora, frases como "Até um cego enxerga a sua análise tática" e críticas infundadas demonstram um excesso, uma desproporcionalidade no seu comentário. Eu percebi as variações táticas, talvez você não tenha lido o texto com atenção ou possua dificuldades de interpretação. Está no texto o uso argentino de 5 zagueiros e também foi tratada a variação do Brasil para o 4-1-4-1. Sinceramente não vislumbrei uma formação de quadrado constante que merecesse atenção no post. Quanto ao Mano, minhas críticas são as mesmas dos especialistas no assunto, além do que, acompanho taticamente seu trabalho desde o início. É uma questão de opinião, e não de alienação. Acho que se expressou mal, e o fato de colocar minhas críticas como sem base demonstram que provavelmente não está acompanhando a Seleção de perto. Sobre o Romário, o fato de não ter sido bom técnico, num trabalho precipitado e mal planejado, não lhe retira o direito de criticar um dos piores treinadores que já vestiram a jaqueta da Seleção. Se gosta do Mano e quer debater sobre tática, fique a vontade e venha enriquecer o debate. Se não tem educação e postura para isso, por favor procure outro lugar para visitar. Eu libero os comentários imediatamente mas rastreios os Ips, justamente para me resguardar judicialmente em qualquer problema. Gosto de crítica porque elas te engradecem, fazem com que você busque melhorar. Mas, em todos os lugares do mundo, uma coisa é primordial: educação! Mais respeito quando visitar o Painel Tático. Se achou o conteúdo desqualificado, a ponto de um cego perceber, não volte! Com certeza, não irá fazer falta! Abraço!

Ta na hora do Felipão!

Maurício | 21/09/2012

Grande Victor! Tudo certo cara?!

Não gostei da nossa seleção não, vc gostou?!

Olha não adianta, Felipão no comando já! Já eras Mano Menezes.

Agora na Argentina não será fácil não !

Abraço

Re:Ta na hora do Felipão!

Victor Lamha de Oliveira | 23/09/2012

Fala gaúcho! Tudo bom tricolor? Eu não gostei nem um pouco. Com uma equipe extremamente superior, faltou um pouco de inteligência tática e variações para vencer uma retranca que era esperada! Sobre o Felipão, com todo respeito, vou discordar de você. Ele saiu do Palmeiras e o time já melhorou. Felipão está, talvez, num dos piores momentos técnicos de sua carreira. Queria Mano fora, mas não apoio a volta de Scolari. Abraço!

jogo caça-níquel

Raniery Medeiros | 20/09/2012

Grande colega Victor.

Mais uma vez dando show na análise.

Vamos lá:

Esse jogo é apenas mais um caça-níquel. A dona CBF analisa o calendário e inventa alguma 'porcaria' pra poder ganhar dinheiro e viabilizar uma possível crise. Isso é um saco

Confesso que só assisti ao primeiro tempo e tive muita raiva. Tentei assistir com os olhos do tocedor esperançoso. Mesmo que em apenas um amistoso.

Não consigo ficar calado ou parado vendo algumas coisas não mudarem. É muita correria e pouca 'inteligência'...pouca gente que pare e pense o que está acontecendo no jogo. Sabe qd estamos batendo uma pelada e a bola é cercada por todos, sem compactação alguma? kkk! bem assim.

Não vi - mais uma vez - a seleção no controle do jogo. Não vi - mais uma vez - a seleção alternando o esquema mediante um adversário fechado. Por onde andam as alternativas? Não tenho duvidas de que em 2014 alguns times vão vir com essa proposta de jogo.

Essa Argentina de ontem é melhor que a baba do ano passado. Mas veio fechadinha, sem ao menos contra atacar em velocidade. O gol saiu de contra-ataque. Mas foi em uma bola trabalhada.

O Lucas me parece perdido. Sem confiança. Não sei.
A tendência é sempre buscar o Neymar mesmo que ele esteja marcado por 100. Muitas vezes existem outras melhores opções. Mas em quem a bola é jogada? No garoto que vem sendo execrado.

É firulento? Sim! Exagera? Sim! Cai muito? Sim!
Mas é o nosso melhor jogador...disparado.
Mas não serão todas vezes que ele vai estar fora da marcação. Alguém mais livre pode estar em condições melhores.

Quem está bem pra caramba é o Paulinho. Esse parece que recebeu a camisa e foi jogar. Nem sentiu o peso da camisa. Olha ele aí na vaga pra titular.

O Jádson caía pela direita e n rendia. Foi p o meio e não rendeu. Acaso?

O tal do fabuloso não recebeu muitas bolas. Ok! Mas será mesmo que ele é tão superior assim ao Damião? Mano disse que quis dar mais experiência ao time. Ué! E porque não faz isso na montagem da seleção? Colocar a responsabilidade em um trio de frente de garotos é imprudente.

Neymar e Lucas muito abertos acabam por deixar o número 9 quase que sozinho contra 3 zagueiros. Por que não colocar mais um atacante e encaixar 4 lá na linha de frente? Já que o adversário não atacava mesmo. É uma ideia.

É preciso compactar as dimensões e encurtar espaços. Mas isso só acontecerá mediante a coletividade de todos.

Odiei a parte do jogo que assisti.

Parabéns pela análise.

Re:jogo caça-níquel

Victor Lamha de Oliveira | 23/09/2012

Grande Raniery! Como vai mestre? Concordo com você sobre ser mais um jogo caça níquel...quanta falta de qualidade técnica! Sobre a correria e a falta de inteligência, digamos que sobra transpiração e falta inspiração. Sobre o Lucas, a situação dele me preocupa. Primeiro reclamou de uma sequência para mostrar seu futebol. Porém, teve dois jogos como titular, contra times fracos, e demonstrou muito pouco. Creio que seu maior teste era em Londres, mas Mano inventou Hulk e jogou a oportunidade no lixo. Entretanto, o maior problema do Brasil não está nos jogadores, mas sim na falta latente de padrão tático! Obrigado pelos elogios amigo! Abraço!

...

Leandro | 20/09/2012

A seleção foi mal...mas esse seu post tem um 'q' de pó de arroz com dor de cotovelo..huahua

ah, Corinthians 2 x 0 Santos

kkkkkkkk

Re:...

Victor Lamha de Oliveira | 23/09/2012

Grande Leandro!!! Aqui, você sabe que não falei mentira. Hoje, novamente o Fred jogou muito e fez o décimo segundo gol no Brasileirão. Sobre a Seleção, eu já estou perdendo as esperanças...rs! Abraço!

Novo comentário