BRASIL 3 x 0 CORÉIA DO SUL: MANO OPTA POR DUAS LINHAS DE QUATRO E NEYMAR JOGA COMO SEGUNDO ATACANTE

07/08/2012 19:28

 

Como mostrado aqui no Painel Tático, no post do jogo contra a Nova Zelândia, Mano apresentou uma nova forma de jogar. Na oportunidade, o esquema usado foi um típico 4-4-2 britânico em linhas bem definidas, o que conferiu liberdade para Neymar se movimentar em todo o campo ofensivo como segundo atacante. Como Hulk e Ganso não puderam jogar, e a Seleção já estava classificada, Mano aproveitou para fazer testes na escalação e na parte tática. Esse foi o desenho tático do Brasil na citada partida:

 

 

Entretanto, apesar do bom resultado tático de sua experiência, contra Honduras, pelas quartas de final, Mano voltou a postar o Brasil no costumeiro 4-2-3-1, com Oscar pelo centro, Hulk pela direita e Neymar pelo flanco esquerdo. Voltando ao 4-2-3-1, o Brasil jogou mal e ganhou com a ajuda da arbitragem e da violência afoita dos hondurenhos. Como também dito aqui no Painel, a fórmula mais viável para vencer a retranca hondurenha era utilizar o mesmo esquema do jogo anterior, justamente o 4-4-2 em linhas demonstrado no desenho acima.

Vislumbrei o 4-4-2 como opção mais viável para o duelo contra Honduras por uma questão puramente tática, e não pela atuação contra a Nova Zelândia, uma seleção muito fraca tecnicamente. Espelhando o jogo tático dos hondurenhos, Neymar poderia ter jogado mais solto entre as fortes linhas de marcação. Jogar igual taticamente, normalmente, também contribui para que a equipe mais técnica se sobressaia. Porém, Mano não leu o Painel Tático, errou e venceu jogando mal.

Creio que contra Honduras o treinador brasileiro tenha voltado ao 4-2-3-1 por causa das características de Hulk, jogador mais ofensivo que enfraqueceria o poder de marcação da linha de quatro. Como o jogador foi muito mal na partida, e com Neymar sendo mais produtivo como segundo atacante, hoje, contra outra seleção que joga no 4-4-2 em linha, novamente Mano escalou o Brasil no esquema britânico, sendo este o painel tático do duelo contra a Coréia do Sul:

 

 

O treinador da Seleção resolveu sacar Hulk e voltar com Alex Sandro, repetindo o 4-4-2 em linha e espelhando o esquema utilizado pelo time asiático. O Brasil veio com Alex Sandro bem aberto e mais dedicado à marcação pela esquerda. Já Oscar, jogou mais livre para centralizar e chegar ao ataque pela direita, o que prendeu mais Rafael e diminuiu sua constância no apoio. O time de Mano começou nervoso e jogou mal até os 30 minutos de partida. Foi quando Oscar começou a centralizar e auxiliar Neymar na criação de jogadas. Foi só aumentar a articulação e o volume de jogo ofensivo que o Brasil conseguiu o primeiro gol. Rômulo marcou e colocou o time canarinho em vantagem.

A equipe coreana até tinha um bom toque de bola e uma admirável obediência tática, porém a superioridade técnica da equipe brasileira mais uma vez decidiu. No segundo tempo, após pênalti não marcado para os coreanos, logo no início da etapa, o Brasil tocou bem a bola e Damião fez mais dois gols, totalizando 6 e chegando ao posto de artilheiro do torneio. Na etapa final, Oscar foi, de forma mais enfática, um verdadeiro meia de criação, o que aumentou consideravelmente a qualidade do passe pelo meio.

Dessa vez Mano acertou ao bancar a escalação de Alex Sandro e lançar o Brasil nesse 4-4-2 “descoberto” no torneio Olímpico, que consegue soltar Neymar e Oscar na criação das jogadas e aumentar o poder de fogo de Damião. Acredito que esse será o time da final que vai enfrentar o México. Como ensinado por Eduardo Papke Rocha, no Blog Nó Tático, a seleção mexicana joga num 4-4-2 que marca forte em suas linhas, executando tal esquema com mais qualidade do que o time coreano. Depois de tanta indecisão em escolher o 4-2-3-1 ou o 4-4-2, acho que Mano já está resolvido taticamente para a final. Abraço!

 

 

 

 

 

 

Victor Lamha de Oliveira

 

 

Tópico: BRASIL 3 x 0 CORÉIA DO SUL: MANO OPTA POR DUAS LINHAS DE QUATRO E NEYMAR JOGA COMO SEGUNDO ATACANTE

olimpiadas

Luís Otávio | 08/08/2012

E aí Vitao?

Concordo com sua análise sobre o posicionamento tático, mas como te falei no dia do jogo penso que o Mano deveria arrumar uma vaga para o Lucas Moura, nesse time.

Tiraria o Alexsandro e colocaria um 4222 com Oscar e Lucas no meio. Dessa forma o Romulo teria menos liberdade do que teve ontem mas o time ganharia em termos ofensivos.

Re:olimpiadas

Victor Lamha de Oliveira | 08/08/2012

Fala Luís!!! Até que enfim veio prestigiar o site do seu amigo né? Rs!!! Eu também acho que o Lucas tem lugar nesse time, tanto que achei a convocação do Hulk desnecessária. Esse 4-2-2-2, com cara de futebol brasileiro, seria uma ótima opção tática. Porém, Mano nunca a utilizou na Seleção. É melhor a gente acostumar com o 4-2-3-1 e sua variação para o 4-4-2 em linha. Abraço!

Acho que estamos com a medalha na mão!

Maurício | 08/08/2012

Gostei de ver hoje, mesmo com essa indecisão tática do Mano, que vem mexendo seguidamente nos últimos jogos. Não gosto muito do Alex Sandro, mas ele vem fazendo bem essa função por ali com Marcelo, acho que na vaga do Alex o Lucas não daria certo né por não ter um grande poder de marcação assim como Hulk jogando nessa função!

Neymar sabe muito bem fazer essa função, estilo Ronney no Man. United.
Damião jogou bem novamente marcando de novo 2 gols!

Agora enfrentaremos um forte candidato que é o México, mas temos totais condições de sair com a tão esperada medalha de ouro que está muito perto, essa acho que vem heim!

Abraço

Re:Acho que estamos com a medalha na mão!

Victor Lamha de Oliveira | 08/08/2012

Grande Maurício, tudo bom? Você descreveu muito bem: "indecisão tática". Mano até agora não se definiu e Neymar é o pilar da dúvida. Creio que a mudança alternada do esquema tem o objetivo de melhorar o jogo coletivo do Brasil e potencializar o rendimento do craque do time. Por isso o 4-4-2 em linha e Neymar de segundo atacante. O jogo contra o México vai ser dureza!!! Abraço!

Ta dando pro gasto!!

Danilo Costa | 08/08/2012

Fala Victor, belo post!!

Já havia comentado com vc aki pelo blog, geralmente brasileiro não sabe jogar como ponta (4-2-3-1/defensivo 4-3-3/ataque) com isso Neymar não pode jogar pela ponta, pq não volta o mínimo pra ajudar o Marcelo, o q já acontece pelo lado direito com o Rafael. Não gosto do 4-4-2 em linha, mas brasil é viciado em jogar assim por causa do centro-avante e do segundo atacante q não guarda posição e não marca.
No jogo contra a nova Zelândia vi o time posicionado muitas vezes assim:

Gabriel

T. Silva Juan
Sandro
Rafael Danilo Alex Sandro Marcelo

Lucas Neymar
L. Damião

Concorda?

Abração

Re:Ta dando pro gasto!!

Victor Lamha de Oliveira | 08/08/2012

Fala Danilão, tudo bom? Obrigado pelo elogio garoto! Você analisou muito bem a cultura tática do futebol brasileiro: volantes destruidores, meias liberados, segundo atancante que não marca e necessidade do centroavante. Sobre o time que vislumbrou contra a Nova Zelândia, foi por conta da cobertura realizada por Alex Sandro. Como Marcelo centralizou muito pela diagonal e avançou muito pelas laterais, Alex fez o balanço defensivo e a cobertura, afinal foi escalado aberto justamente para reforçar a fragilidade do lado esquerdo da defesa do Brasil. Mas, o posicionamento de Alex era a meia esquerda lateral, fazendo uma espécie de "segundo" lateral pela esquerda. Abraço!

Re:Re:Ta dando pro gasto!!

Danilo Costa | 09/08/2012

Foi isso q eu queria dizer, mas saiu errado na tentativa de escalação!! uahauhuhuahaa

Novo comentário